Cadastre-se

Cadastre-se para acesAcesse conteúdos exclusivos que só usuários cadastrados no site tem acesso.

Fases de um projeto – As 5 etapas e suas características

O gerenciamento de um projeto vem acompanhado de grandes desafios e com o objetivo de minimizar tais desafios. Assim, projetos são normalmente divididos...
HomeEstratégiaAdministração Estratégica - Como conquistar um crescimento perene

Administração Estratégica – Como conquistar um crescimento perene

O conceito de administração estratégica teve, ao longo do tempo, várias fases e significados.  Este conceito evoluiu de um conjunto de ações e manobras militares para uma disciplina de gestão empresarial conquistando importância tanto no mundo acadêmico quando o empresarial.  Mas enfim o que é estratégia ?

A palavra estratégia tem sua origem de strategós

          … de stratos = exército
          … ago = liderança ou comando

Ou seja, o termo era utilizado como a Arte do General dentro de regimentos militares.

Para Ghemawat

A estratégia é um termo criado pelos antigos gregos, para os quais significava um magistrado ou comandante-chefe militar.

Quer saber um pouco mais sobre estratégia? Acesse também:

Planejamento Estratégico na prática – Diferenciação frente a concorrência

Administração estratégica

Com o passar dos anos o ambiente empresarial passou então a trabalhar com o pensamento estratégico aplicado a administração estratégica, uma vez que tais conceitos são de extrema importância em um mercado altamente dinâmico e competitivo.

5 P’s da Estratégia

Mintzberg define estratégia por meios dos 5 P’s.  São eles:

1 – Pez lano – Plan

A administração estratégica baseia-se na estratégia que, por sua vez é um plano, uma guia a se seguido, um caminho para o futuro. 

Esta são definições que serão utilizadas para transportar a organização do seu estado atual para um estado futuro desejado.

Porém, na prática, somente algumas ações serão implementadas.

Outras serão descartadas e outras ainda adaptadas afim de manter o Planejamento Estratégico na prática – Diferenciação frente a concorrência.

2 – Padrão – Pattern

A estratégia e a administração estratégica são padrões de comportamento, pretendida ou não, especialmente em um fluxo de ações.

Exemplo 1: O fato de Henry Ford oferecer o modelo “T” apenas na cor preta;
Exemplo 2: Exeuctivos que aceitam desafios com alto grau de risco durante sua carreira;

3 – Posição – Position

A estratégia é também um posicionamento por parte da organização, ou seja, a maneira como a mesma se posiciona diante do ambiente externo (fornecedores, concorrentes, clientes, governo, etc.) e ambiente interno (empregados, acionistas, administradores etc.)

Ansoff utiliza-se desse conceito em sua clássica Matriz Produto versus Mercado cruzando informações das Posições do Mercado – existente ou novo – com os produtos – existentes ou novos.

gp4us - Introdução a Administração Estratégica

Porter ainda afirma que a estratégia é a criação de uma posição única e valiosa, envolvendo um conjunto diferente de atividades.

Exemplo: Joint Ventures, Incorporação, Franchising.

4 – Perspectiva – Perspective

A estratégia como Perspectiva pode ser entendida como a maneira fundamental de a organização funcionar.

Deve ser considerada também na administração estratégica pois trata-se de um conjunto de normas, intenções, valores e comportamentos que permitem a organização funcionar com eficiência na produção de produtos e serviços que entregam valor aos seus clientes.

Sugere, acima de tudo, que estratégia é conceitual, é uma maneira arraigada de ver o mundo.

É compartilhada pelos membros de uma organização através de suas intenções e/ou  pelas suas ações, sendo, neste contexto, uma “mente coletiva”, ou seja, indivíduos unidos pelo pensamento ou comportamento comum.

Exemplo: A Apple possui um forte comprometimento com soluções tecnológicas e inovação.

5 – Estratagema – Ploy

A estratégia, por fim, é um estratagema, ou seja, uma manobra específica definida pelo estrategista para vencer seu oponente ou concorrente. 

A organização induz seus competidores a formarem uma imagem ou percepção equivocada de suas ações estratégicas.

Exemplo: Um agricultor que ameace vender suas terras apenas para baixar o preço do concorrente.

Administração estratégica e seus níveis

A estratégia pode também, segundo Mintzberg e Quinn ser divida em níveis, sendo distribuída por toda a organização.

gp4us - Introdução a Administração Estratégica

A imagem abaixo apresenta os tipos de estratégias e, mais abaixo, seus detalhamentos:

Nível 1 – Estratégia Corporativa

A Estratégia Corporativa é representada pelo nível mais elevado da estratégia orientando e conduzindo a organização  dentro do seu ambiente global, econômico, político e social.

Correspondem às ações relacionadas aos negócios nos quais decidimos competir, determinando o portfólio das unidades de negócios da organização.  Trata-se da decisão de onde competir.

Nível 2 – Competitiva ou de negócio

Envolve a escolha de uma estratégia, definindo a missão e seus  objetivos

Cada de competição para a UNE – Unidade de Negócio Estratégica, definirá suas próprias estratégias de negócio, orientando o negócio dentro do ambiente em relação ao mercados e concorrentes. 

Corresponde à decisão de como competir.

Nível 3 – Estratégia funcional

Normalmente relacionada ao nível tático da organização. Para maior sustentabilidade da gestão estratégica, as estratégias funcionais devem cobrir todos os ângulos da organização.

Para Meirelles:

Cronologicamente, a Administração Estratégica evoluiu do planejamento financeiro materializado no orçamento, para o planejamento de longo prazo passando, em seguida, para o planejamento estratégico.

Para Ansoff:

O Planejamento Estratégica preocupa-se com dois desafios:

  • O primeiro, chamado de Análise de Competitividade, lida com a decisão a respeito do modo pelo qual a empresa conseguirá êxito na área estratégica de negócio em que pretende operar;
  • O segundo diz respeito à integração da intenção estratégica da empresa nas várias áreas de negócio, em uma direção global.

Para Bertero:

Inicialmente, o planejamento estratégico restringia-se à análise dos pontos fortes e fracos de uma organização passando depois a se preocupar também com o planejamento e a administração de eventuais mudanças no ambiente organizacional.

Porém, em razão da imprevisibilidade cada vez maior do ambiente de negócios, que exigia uma postura mais dinâmica e integrada ao ambiente, essa ideia entrou em crise. 

Nesse contexto a Administração Estratégica ganhou espaço, por ser a responsável pelo desenvolvimento e pela implantação da estratégia.

Com o espantoso avanço da tecnologia presente nos últimos anos tais mudanças ocorreram de forma muito mais acelerada, apresentando cenários políticos, sociais e econômicos extremamente complexos e competitivos.

Toda essa evolução permitiu, também, uma evolução sobre as interpretações sobre Gestão Estratégica.

Processo contínuo

A Gestão Estratégica é um processo contínuo e circular cujo objetivo é manter a empresa como um conjunto único integrado a seu ambiente. 

Este processo abrange o cumprimento de uma série de etapas por parte do gestor, que envolvem:

  • Análise do ambiente;
  • Estabelecimento de diretrizes organizacionais;
  • Formulação, implementação e controle da estratégia.

A Gestão Estratégica também pode ser interpretada como o processo de escolha dos caminhos que nos levarão aos objetivos estratégicos definidos durante o Planejamento Estratégico.

Aqui a figura do Gestor torna-se determinante pois é ele quem conduzirá estrategicamente a organização dentro de ambientes dinâmicos.

Características da administração estratégica

Uma decisão estratégica, geralmente, depende de várias considerações, que contemplam aspectos externos e internos da organização.

Podemos destacar 8 características que influenciam seu sucesso.

São eles:

1 – Atuação global

Principalmente através da utilização da Internet, a atuação global das organizações contemporâneas é uma característica chave da Gestão Estratégica para o novo ambiente mundial de negócios.

2 – Pró atividade e foco participativo

O aprendizado deve proceder sempre de forma emergente e sistêmica, através do auto-desenvolvimento e comportamento proativo.

Um processo com foco participativo na elaboração e implementação da Gestão Estratégica deve ser implementado ocasionando maiores chances de se atingir os objetivos estratégicos.

3 – Incentivo a Inovação

O pensamento estratégico, diante do novo quando internacional, exibe um comportamento mais criativo.

Assim, é necessário desafiar a criatividade de cada funcionário, desenvolvendo novas estruturas de conhecimento e novos processos de pensamento.

Uma organização inovadora consegue…$

  • Aperfeiçoar processos internos existentes;
  • Alcançar um patamar de competitividade totalmente novo no mercado em que atua.

4 – Controle pelo BSC

Proposto inicialmente por Robert Kaplan e David Norton em 1992, o Balance Scorecard – BSC é uma das ferramentas de estratégia utilizadas como modelo de performance e desempenho empresarial através de indicadores que apresentam os resultados obtidos durante a execução das estratégias.

Tais indicadores se baseiam em 4 perspectivas que refletem a visão estratégica da organização:

  • Financeira;
  • Cliente;
  • Processos internos;
  • Aprendizado e crescimento.

O BSC proporciona à organização a visão atual e futura do negócio, de forma abrangente e com um controle proativo dos objetivos planejados.

O processo de Gestão Estratégica terá maior chance de sucesso se a organização estiver em sintonia com seu ambiente de negócio.

gp4us - Introdução a Administração Estratégica

5 – Organizações em UEN

Toda e qualquer nova forma de controle organizacional sempre visa obter uma melhor estruturação as organizações. 

Seguindo esta linha Ansoff foi o pioneiro em propor as Unidades Estratégicas de Negócio – UEN. 

Tal conceito foi aprimorado e vem sendo aplicado a várias organizações na atualidade.

A estruturação em UEN é descentralizada e possui, em cada um de seus setores, uma autonomia para reproduzir , em grande parte, o todo organizacional.   

A organização se torna então um conjunto de pequenas organizações administradas com o o máximo de interdependência através de:

  • Um intenso sistema de comunicação;
  • Uma filosofia organizacional compartilhada.

Então a Lógica do Holismo, segundo o qual o todo está nas partes e as partes estão no todo, ou seja, a eficácia do todo é maior do que o somatório da eficiência das partes.

6 – Ênfase em alianças

Com o objetivo de criar novas alianças estratégicas com objetivos mútuos, as Ênfases em Alianças tem se tornado comuns e cada vez mais frequentes, deixando, cada vez menos nítidas, as fronteiras nacionais e culturais.

Tais alianças podem ter como objetivo:

  • Formar alianças estratégicas;
  • Desenvolver novas tecnologias;
  • Compartilhar investimentos de pesquisa e desenvolvimento;
  • Reduzir custos operacionais.

O pensamento estratégico enfatiza que as melhores alianças são verdadeiras parcerias.  Nesta situação competência e interdependência de objetivos são fundamentais.

7 – Sustentabilidade

A Administração Estratégica defende a responsabilidade que cada organização deve assumir durante o processo de produção de seus bens ou serviços. 

Estas devem, principalmente nos dias atuais, participar ativamente de um processo de desenvolvimento sustentável.  Para Porter o desenvolvimento da responsabilidade social passou por dois estágios:

  • Primeiro foi o da reação a pressões políticas, onde as empresas passaram a desempenhar algumas ações voltadas a sustentabilidade, mas não de maneira voluntária;
  • Segundo se inicia quando as empresas começaram a perceber que a responsabilidade social é algo positivo e que valeria a pena ser proativo.

Ele destaca ainda que, nos dias atuais, a Responsabilidade Sócio Ambiental ( RSE ) deve ceder lugar à Criação de Valor Compartilhado ( CVC ).

Valor Compartilhado é o valor econômico gerado por organizações, atendendo a necessidades de cunho socioambiental que sejam parte de seu Core Business.

Para Sachs, pode ser dividida nas seguintes dimensões:

  • Sustentabilidade social;
  • Sustentabilidade ambiental;
  • Sustentabilidade econômica;
  • Sustentabilidade espacial;
  • Sustentabilidade cultura.

8 – Aprendizagem contínua

Segundo a Administração Estratégica uma resposta para o mundo complexo e cheio de imprevisibilidade é a necessidade de estarmos sempre aprendendo pois o aprendizado contínuo é o caminho para uma vantagem competitiva.

Para aprender continuamente, a empresa necessita de um senso de propósito claro e estratégico que deve ser voltado à aquisição de novas capacidades e ao comprometimento real com a experimentação contínua.

Senge apresenta a proposta da organização aprendiz, onde o processo de desenvolvimento da aprendizagem contínua ocorrem através de 5 disciplinas que convergem sobre padrões de comportamento que funcionam em conjunto.

Introdução à administração estratégica - Defina estratégias de crescimentoAdministração Estratégica - Como conquistar um crescimento perene

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, assumiremos que você consente com isso. Fique à vontade também para ler nossa Política de privacidade. Mais informação

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close