CANVAS Pessoal: Porque você é um modelo de negócio

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gp4us - Canvas pessoal

Quem nunca teve uma boa ideia e quis fazê-la acontecer? Quer tal tirar suas ideias do papel e começar a planejar seu futuro! O problema, muitas vezes, é não saber por onde começar. Mas espera, o que é um Modelo de Negócios Pessoal?  Como montar o seu CANVAS Pessoal:

Em inglês, Business Model You. Em português, Modelo de Negócios Pessoal, mas também pode chamar de CANVAS Pessoal.

Não importa o nome, o importante é que essa ferramenta vai ajudar você a identificar os pontos fortes para impulsionar sua vida e sua trajetória profissional. Ele foi elaborado em 2013 por Tim Clark, Alexandre Osterwalder, Yves Pigneur e mais um monte de colaboradores: 328 especialistas de 43 países.

Os caras pensaram, estudaram, analisaram e decidiram criar um modelo fácil de visualizar e entender. Podemos dizer que é uma maneira de tentar enxergar o futuro a curto, médio e longo prazo.

Com isso, é possível fazer tudo o que é preciso para atingir os objetivos, tanto pessoais quanto profissionais. Enfim, é um jeito novo e bacana para o futuro empreendedor, analisar o seu perfil e as suas conexões

CANVAS Pessoal

O CANVAS Pessoal é composto por nove blocos, que formam um quadro. Quando esse quadro é montado, você consegue ver os pontos mais importantes para o seu desenvolvimento.

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1) Recursos principais

  • Quem é você?
  • O que você tem?
  • Quais são os seus talentos?
  • Do que você gosta?
  • O que você sabe fazer?
  • Sabe qual é o seu maior e mais poderoso recurso?

Pense bem. A resposta é simples: os seus interesses. Sabe por quê?  Porque é isso que empolga você.

E quando a gente tem paixão, desejo, vontade, isso funciona como combustível e leva sua carreira para onde você quiser. Os seus talentos tornam a sua vida muito mais fácil. Você consegue realizar rapidamente o que outros levam um tempão para fazer ou entender.

O quadro vai ajudar você a perceber quais são as suas aptidões. Outra coisa importantíssima na análise do bloco é um complemento do item “seus interesses”. Estamos falando de suas “habilidades”.

Você pode nascer com elas, mas também pode aprender por meio de estudo e esforço e se dar muito bem, tanto na carreira quanto na vida. Não menos importante, temos a “personalidade”.

Aqui temos os valores (aquilo que você acredita), inteligência, senso de humor, educação, objetivos e muito mais. Esses são os recursos principais, que representam quem é você de verdade.

Depois que você completar este bloco, vai conseguir perceber o que é mais importante na hora de administrar o seu Modelo de Negócios Pessoal ou CANVAS Pessoal.

gp4us - CANVAS Pessoal
 
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2) Atividades-chave

  • O que você faz?
  • Qual é o seu diferencial em relação aos outros?
  • Quais são suas atividades favoritas?

O nome parece difícil, mas não tem nada disso. São as atividades que dependem dos recursos principais que acabamos de ver.

O que você faz acaba virando o quem você é. Não se esqueça, é importante que as suas atividades, aquilo que você faz, evoluam naturalmente de quem é você. Isso vai definir o tamanho do seu sucesso como empreendedor.

No quadro liste apenas as atividades verdadeiramente importantes, que distinguem o seu trabalho dos outros. 

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3) Segmento de Clientes

  • Quem você gostaria de ajudar?
  • Quem você ajuda?

É muito importante estar muito claro “quem você ajuda”. Quem contribui financeiramente ou oferece benefícios quando você o ajuda.

Um cliente pode ser qualquer pessoa ou um grupo: seus amigos, colegas de colégio, a galera do bairro, os amigos do Facebook ou qualquer outra pessoa. 

Vale a pena lembrar que cliente não é só para dar dinheiro ou outros benefícios para você. Eles também ajudam na hora de tomar uma decisão dando opiniões, questionando e cobrando você. Pare um pouco e pense. Escreve uma lista com nomes de clientes. Pessoas que você mais se reporta.

E finalmente, considere os grupos e pessoas que são servidas pelo seu trabalho. 

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4) Proposta de valor

  • Como você ajuda os outros?
  • Como você contribui para os outros?

Agora é a hora de definir o VALOR que você oferece. É o como você ajuda as outras pessoas. A proposta de valor é a sua essência para definir sua carreira e perspectivas para o futuro.

Só conhecendo o valor é que você vai poder tomar decisões para estruturar a sua carreira. Lembra das atividades-chave que definimos antes? Elas é que vão virar a proposta de valor.

Mas antes é preciso entender uma coisa. Você precisa saber como as atividades-chave, ou seja, seus talentos, capacidades, etc, podem se tornar uma proposta de valor para chamar a atenção de seus clientes.

As propostas de valor irão nortear todas as outras partes do quadro de seu Modelo de Negócios Pessoal. 

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5) Canais

  • Como as pessoas te conhecem?
  • Como você ajuda o outro?
  • Como as pessoas sabem quem é você?

Já pensou em comprar um tênis ou uma calça bacana, que você viu seu amigo usando, mas não sabe a marca nem onde comprar? É, a coisa funciona com você do mesmo jeito. Se as pessoas não conhecem você, não saberão como te encontrar.

Os canais de comunicação, divulgação, distribuição, etc, são uma parte muito importante no Modelo de Negócios Pessoal.

Não dá para fazer nada sem isso. Você tem que pensar em como fazer as pessoas saberem que você existe e como podem ter acesso ao que você oferece.

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6) Relacionamento com clientes

  • Como você interage?
  • Como você se relaciona ou comunica com as pessoas que você ajuda?

Nesse momento vamos falar sobre os tipos de relacionamento que você estabelece com as pessoas, seus amigos, sua comunidade, na sua escola, na sua família e outros grupos que você faz parte.

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7) Parcerias principais

  • Quem te ajuda?
  • Com quem você trabalha?
  • Quem apoia você?

A identificação de parcerias na elaboração do CANVAS Pessoal é importante pois não dá para fazer nada sozinho. Isso não é uma frase de efeito, é como funciona. Para fazer a coisa toda andar, você vai precisar fazer um monte de parcerias.

São elas que vão garantir que você consiga entregar suas propostas de valor para as pessoas que você ajuda ou se relaciona. Mas você não pode esquecer que a parceria só é boa quando é boa para os dois lados.

Ter parcerias principais podem ser um conselho que irá motivar ou criar oportunidades de crescimento. Também podem oferecer os recursos para você atingir suas metas.

Quanto mais parceiros principais você tiver, maiores são as chances de $uce$$o. 

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8) Fonte de receitas e benefícios

  • O que você ganha?
  • O que ganha em troca ajudando os outros?

Essa é a parte que todo empreendedor gosta. É o que você recebe como remuneração por sua ajuda a outras pessoas.

Existem vários tipos de receita (salário, taxas de contratação, comissão e outras) e todas elas dependem de uma coisa: que valor você tem para as outras pessoas, quanto elas estão dispostas a pagar para ter o que você oferece?

Os benefícios podem ser algo intangível como: reconhecimento, satisfação e contribuição que você recebe ou gera. 

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9) Estrutura de custos

  • O que você dá?
  • Do que você vai abrir mão (tempo, energia, conhecimento, etc.) para ajudar?

Nesta etapa da elaboração do CANVAS Pessoal você já sabe que não existe uma varinha mágica. Para conseguir o que quer, você tem que investir em si mesmo. Tem que valorizar e considerar o seu tempo, o seu esforço, as pessoas de seu relacionamento, o seu conhecimento e sua qualificação.

A estrutura de custos engloba o que você oferece, quanto ajuda ou trabalha para outras pessoas, tais como: seu tempo, energia e conhecimento principalmente.

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Como empreendedor, o seu sonho é tornar-se uma pessoa capaz de realizar suas ideias. Elas podem abrir novas oportunidades para sua vida.

É preciso saber que o emprego dos sonhos, na maioria das vezes, pode ser criado e não encontrado. Para isso você precisa, antes de mais nada, se conhecer.

Conhecer de verdade, saber do que você gosta mesmo, sua paixão. Também é preciso descobrir o que o mercado tem a oferecer. Novamente a dica do esforço e da busca.

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Todo empreendedor de sucesso tem uma característica em comum. Eles misturam a coragem e a paixão com a capacidade de analisar, refletir. Tem que se conhecer, saber seus pontos fortes, suas dificuldades, o que o mercado quer.

Não adianta ter a grande ideia do século se ninguém quer comprar ou se não dá para fazer aqui e agora.

Se você for pensar, mesmo, você quer ser empreendedor para ser feliz, fazer o que gosta e ser reconhecido por isso.

Referência Bibliográfica

  • Fontes: http://academiasebrae.com.br/atitude/voce-e-um-modelo-de-negocio/ e http://academiasebrae.com.br/wp-content/uploads/2014/07/GUIA-MODELO-PESSOAL-ACADEMIA-SEBRAE-_baixa.pdf

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