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Fases de um projeto – As 5 etapas e suas características

O gerenciamento de um projeto vem acompanhado de grandes desafios e com o objetivo de minimizar tais desafios. Assim, projetos são normalmente divididos...
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Feedback construtivo: Como transmitir mensagens que agregam

Gerenciar a equipe do projeto é o processo de acompanhar o desempenho de membros da equipe, fornecer feedback construtivo, resolver questões e gerenciar mudanças para otimizar o desempenho do projeto.   Para que seja possível desfrutar os bons resultados, a empresa deve se preocupar em aplicar o feedback construtivo, enquanto ferramenta de desenvolvimento, da maneira correta.

Isso significa dizer que esse retorno jamais poderá estar carregado de ressentimento, desapontamento ou raiva por parte do gestor.

Assumir uma postura neutra e analítica é essencial no momento de trazer alguma falha à tona — por maior que seja — ao funcionário.

O que é um feedback

Trata-se de um momento em que um colaborador repassa informações a um determinado funcionário sobre a performance.

Na maioria das vezes, é a liderança que presta informações e dicas de melhorias ao liderado, mas cada vez mais o conceito de feedback é ampliado a todos os tipos de relacionamento dentro da corporação, não estando restrito às avaliações de desempenho.

Vantagens e benefícios do feedback

O feedback tem tido grande importância no mundo corporativo e tem ganho cada vez mais estudos para sua aplicação seja mais eficiente.

O sistema de feedback possui várias vantagens e benefícios, dentre eles podemos destacar algumas a seguir:

  • Criação de um sistema de dados e o levantamento de informações com o nível de satisfação dos colaboradores e clientes, para a busca de melhorias e consequente otimização de suas aplicações;
  • Retorno do comportamento e da imagem que o colaborador passa através dos ações e atitudes;
  • Uma forma de demonstrar respeito e interesse por parte de quem recebe, buscando sempre obter melhorias em seus processos;
  • Uma maneira de cuidado e apreço por parte do gestor para o colaborador, indicando preocupação na qualidade de do seu desempenho e competência;
  • Um meio de comunicação fácil e simples que pode ser feito por várias estratégias dentro da empresa como: reuniões, enquetes, questionários, avaliações, face a face, entre outras.

Daí a importância da aplicação constante de feedbacks ao longo do tempo, lembrando que sua eficácia é tanto maior quanto mais próximo esteja da ocorrência que lhe deu origem.

Esperar demais para fornecer feedback agrava as situações que precisam ser corrigidas e enfraquece o melhor momento para comemorar vitórias obtidas!

Feedback construtivo

Por quê?

O feedback pode ser uma poderosa ferramenta de desenvolvimento profissional. Para a consultora Rosana Chaves, é uma competência essencial por conta do potencial idealizador:

Os ganhos estão relacionados a redução de conflitos, desenvolvimento da comunicação, mudanças comportamentais e direcionamento de foco em resultados.

De acordo com o coach Ramon Calvo, o feedback é um sinal de maturidade corporativa. ‘Serve como fortalecimento das relações interpessoais e melhora o desempenho de sua equipe, além de aumentar a lealdade dos colaboradores’.

Quando?

De acordo com os especialistas, não há uma regra que defina com que frequência o feedback deve ser dado.

A periodicidade deve ser criada a partir da identificação do propósito de evolução ou sempre que se perceber a necessidade, defende Rosana.

Calvo concorda e acrescenta: quanto mais, melhor.

Para quem?

É comum que muitas pessoas pensem que apenas o colaborador deva receber o feedback, no entanto, é importante saber que ele precisa ser uma via de mão dupla.

Um gestor deve querer receber as críticas construtivas na mesma proporção em que dá a seu time.  

Se você não está recebendo bem, aproveite para avaliar se está entregando com qualidade e interesse.

Como?

A abordagem é um fator crucial para o sucesso ou não do feedback. Veja a seguir os passos recomendados pelos dois especialistas:

Defina o propósito

O que você quer realmente alcançar? Qual é a finalidade deste feedback? 

O importante é ter a clareza do propósito com base em fatos concretos: não se apoie em coisas que as pessoas disseram, mas sim em indicadores reais.

Pontos nunca esquecer

Ao conduzir feedback de maneira construtiva é importante lembrar-se de alguns pontos:

  • Efetuar o mais breve possível;
  • Ter fatos – Junte informações relevantes como:
    1. comportamento* – use inclusive as declarações de regras básicas
    2. datas – em que momento, onde
    3. impact*os – do comportamento em colegas e contribuidores
    4. consequencias* – um passo que não pode ser esquecido (*) – Não apenas negativos, mas também os positivos!

Benefícios do feedback

É óbvio dizer que oferecer feedback à equipe é algo que beneficia a todos, se for feito corretamente.

Esse retorno sobre as falhas e potencialidades de cada um ajuda a tornar a equipe mais produtiva e resiliente.

A motivação dos colaboradores também é elevada a partir do momento em que a gestão mostra genuína preocupação com o crescimento de cada um.

E a empresa, logicamente, ganha com a retenção de talentos e a melhoria dos resultados, como um todo.

A escolha certa

Fornecer feedback construtivo requer a escolha das palavras e a linguagem correta pois trata-se de um aspecto motivacional ou de deteriorar.

Cuidado!

  • Os passos de uma sessão de feedback:
  • Descrever o que você sabe;
  • Solicitar a interpretação;
  • Explicar o motivo pelo qual é importante uma mudança;
  • Trabalhar com o funcionário/contribuidor para o desenvolvimento de um plano de melhoria/mudança;
  • Resumir a conversa;
  • Documentar;
  • Acompanhar.

EAR – Evento-Ação-Resultado

Uma boa técnica para o feedback construtivo é a utilização da técnica EAR – Evento, Ação e Resultado, onde algumas regras importantes são:

  • Seja específico. Cuidado com conversas genéricas;
  • Seja claro em relação às expectativas: missão, visão de futuro, metas e padrões, o que se pode ganhar e o que se pode perder, regras de compliance e metodologia. Se necessário, relembrar esses pontos.
  • Seja assertivo. Sem reclamações, devagações e sem fuga da realidade.
  • Seja rápido;
  • Cuidado com ambiguidade;
  • Ouça e perceba ativamente a reação;
  • Seja honesto;
  • Agradecimento, e
  • Trabalhar em conjunto para o futuro.

Atitudes para um feedback construtivo

gp4us - feedback construtivo
Gerenciar a equipe do projeto é o processo de acompanhar o desempenho de membros da equipe, fornecer feedback construtivo, resolver questões e gerenciar mudanças para otimizar o desempenho do projeto.   Para que seja possível desfrutar os bons resultados, a empresa deve se preocupar em aplicar...Feedback construtivo: Como transmitir mensagens que agregam

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