Dicas para certificação PMP: Como ser aprovado: Resumo + Simulados

Dicas, resumo para a véspera da prova + Simulados com aproximadamente 300 questões com gabarito.

0
77
gp4us - Dicas para certificação PMP

A certificação PMP® é um dos grandes objetivos almejados por vários Gerentes de Projeto e justamente pelo valor que possui e se tratar de um grande desafio (tempo x quantidade de questões x dificuldade). Neste post, apresentaremos uma série de dicas para certificação PMP necessárias para que você tenha o conhecimento e a tranquilidade necessária para fazer a prova.

Dicas para certificação PMP

Se você está iniciando seus estudos para a prova de certificação então porque não começar pela postagem Estudos para certificação PMP® ? 

Jonathan fez a prova em Novembro de 2016 e fui aprovado com proficiência nas cinco áreas de conhecimento, após muitas horas de estudo e dedicação.

Nesta postagem, compartilharemos quais estratégias foram utilizadas durante a preparação através de uma série de dicas para a certificação PMP.

Além disso, trazemos também um resumo dos principais conteúdos e simulados.

Segundo Jonathan:

Gostaria de ter feito a prova antes, mas acabei diminuindo bastante o ritmo dos estudos após o nascimento do meu filhão, que trouxe muitas alegrias. Em resumo, trilhei os seguintes passos até a prova:

  • Assisti ao curso preparatório para a certificação PMP® do site TIExames, que supre o requisito das 35 horas em treinamento formal de gerenciamento de projetos (caí na auditoria e foi aceito sem problemas).  Observação: não estou recebendo nada pela publicidade do curso, simplesmente achei o material bastante relevante em minha preparação;
  • Concluí a leitura do Guia PMBOK®;
  • Concluí a leitura do Preparatório para o Exame de PMP® da Rita Mulcahy;
  • Criei um resumo dos 47 processos e mapeei no Anki para revisões (880 cartões);
  • Resolvi mais de 2.000 questões (disponíveis no curso da TIExames e no livro da Rita) e fiz três simulados de 200 questões (disponíveis no curso da TIExames);
  • Revisei meus 880 cartões do Anki até a prova (tentarei disponibilizá-los em breve);
  • Na véspera da prova, li o resumão que compartilho adiante com vocês;

gp4us - Capa PMBOK 5

Uma dica que recebi de um amigo e repasso aos interessados na certificação é a seguinte: dê preferência ao teste no computador (CBT).

A Prova

A prova da PMP® é composta por duzentas questões em quatro horas.

Terminei a última questão faltando apenas nove minutos para o final da prova:

  • As questões da minha prova possuíam enunciados grandes e demandaram mais tempo de leitura.

Dentre as dicas para certificação PMP, a que cabe aqui é que se eu tivesse feito a prova em papel (PBT), ainda teria que marcar as 200 questões em um gabarito e, com certeza, teria sido prejudicado.

No computador, você apenas seleciona a reposta correta e avança para a próxima questão. Na minha cidade, Fortaleza, só está disponível o teste em papel.

Decidi ir até Recife para fazer a prova CBT e a decisão foi acertada, além de ter recebido o resultado na hora.

Auditoria

Outro detalhe é que no processo de inscrição fui selecionado para a auditoria do PMI.
 
O processo é bem simples: se você relatou suas experiências reais nos formulários de inscrição, não há com o que se preocupar.
 
As dicas para certificação PMP que você precisa ter conhecimento seguem abaixo:
  • O PMI disponibiliza formulários (com as horas de experiência em gerenciamento relatadas por você no momento da inscrição) que devem ser assinados pela pessoa que confirmará suas experiências (no meu caso, meu chefe);
  • Os formulários devem ser lacrados em um envelope com a assinatura da pessoa de contato sobre a aba (pegando uma parte do envelope e garantindo que ninguém o violou);
  • Traduzi meu diploma de graduação e o certificado do curso do TIExames para o inglês;
  • Coloquei tudo em um envelope maior e enviei para o PMI nos Estados Unidos. Fiz o envio pelos Correios mesmo (com a opção de rastreio até o destino) e foi super tranquilo;
  • Em sete dias corridos o pacote estava no PMI;
  • O processo foi mais tranquilo que eu esperava. Caso tenha caído na auditoria, fique frio. 
  • Se quiser mais detalhes sobre o processo de auditoria, dê uma lida no Guia da Auditoria do Exame PMP do PMTech. Foi minha principal fonte para sanar dúvidas.

Não considero que a prova tenha sido fácil.

Ele foi bastante cansativa, com uma grande massa de questões situacionais. 

Para completar, ainda não pude me alimentar durante a prova pois o fiscal me informou, erroneamente, que eu não poderia.

Dentre as dicas para certificação PMP a que vale aqui é não colocar sua água ou barrinha de cereal dentro do guarda volumes disponibilizado.

Deixe-os do lado de fora, assim, poderá acessá-los em intervalos (definidos por você) do exame.

Boatos

Também existem boatos falsos de que a Prometric não permite mais que você faça o Brain Dump (escrever os principais conhecimentos e fórmulas antes da prova, nos quinze minutos para navegar no tutorial do sistema).

Fiz o Brain Dump normalmente antes da prova.

Os conhecimentos adquiridos nos estudos para a certificação foram bastante relevantes em minha formação profissional:

  • Aprendi muito sobre os comportamentos adequados a um gerente, coloquei em prática diversas ferramentas e técnicas que nunca havia utilizado e continuo com a visão que é possível utilizar o melhor dos dois mundos do gerenciamento tradicional e do gerenciamento ágil.

Dê uma olhada na postagem Seja Ágil com Scrum (Parte 2) – Ainda no eXtreme Go Horse ? onde Jonathan discorre um pouco sobre esses dois mundos.

gp4us - Dicas para certificação PMP

Adiante, segue o resumo (compatível com Guia PMBOK® 5ª Edição) que elaborei e revisei na véspera da prova.
 
O resumão aborda os conteúdos que demandam mais memorização e poderá servir como base (escolha o que achar mais relevante) para o seu Brain Dump antes da prova.
 
Caso as questões de sua prova demandem mais memorização, o Brain Dump será de grande ajuda, além do que, questões desse tipo serão as mais fáceis e deverão ser garantidas por você.

Download

Resumo para a Prova Área de Downloads

Simulados

Por Área de Conhecimento Completos – 300  questões

Referência Original

Como fui aprovado na certificação PMP® + Resumo para véspera da PMP®, CAPM®

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Informe seu nome