Quando pensamos em líderes identificamos vários estilos de liderança que podem ser empregados por eles: autocráticos, democráticos, situacional, etc. Cada líder tem seu estilo bem particular de gerir pessoas. Você sabe qual é o seu? A liderança pode ser entendida como arte de conduzir pessoas a atingirem, com êxito, suas metas.
Tal habilidade é uma das principais características do ser humano, que ajudam um indivíduo a destacar-se tanto na vida pessoal quanto profissional.
Mas esta capacidade de influenciar e direcionar os outros é um dom natural ou uma competência que pode ser desenvolvida ao longo da vida?
Para muitos estudiosos a resposta é que ambas estão corretas e, ainda que seja uma característica intrínseca, a liderança precisa ser desenvolvida e aperfeiçoada no decorrer da vida de uma pessoa.
Diversas são as teorias e modelos de lideranças que foram estudados. Abaixo apresentamos algumas delas.
Teorias
A Teoria dos Traços da Liderança, por exemplo, foi uma das primeiras a ser formulada e indicava que os líderes possuíam traços pessoais e físicos que os diferenciavam do resto da população.
Já a Teoria dos Estilos de Decisão dos Líderes, estudou o comportamento do líder ao tomar decisões e indicou três tipos distintos: o liberal, o democrático e o autocrático.
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Teoria das Relações Humanas
A teoria das Relações Humanas (ou Escola Humanística da Administração) surgiu nos Estados Unidos como consequência das conclusões da Experiência de Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo e colaboradores. Foi um movimento de reação e oposição a Teoria Clássica da Administração.
Ela considera que existem milhares de situações dentro de um grupo liderado e muitos perfis de líderes ao redor do mundo.
Desse modo, os padrões não se aplicam, pois a infinidade de combinações entre os tipos de liderança e as situações que podem ocorrer não permite que se trace um perfil exato.
Existem ainda as teorias do Carisma, da Atribuição, da Liderança Transacional e da Liderança Transformacional.
As relações humanas são ações e atitudes desenvolvidas a partir dos contatos entre pessoas e grupos. Cada pessoa possui uma personalidade própria e diferenciada que influi no comportamento e atitudes das outras com quem mantém contato.
A compreensão das relações humanas permite ao administrador melhores resultados de seus subordinados e a criação de uma atmosfera na qual cada pessoa é encorajada a exprimir-se de forma livre e sadia.
Observe as diferenças entre a teoria clássica e a das relações humanas.
Estilos de liderança
Teoria dos Traços da Liderança | Relações Humanas |
Trata a organização como máquina | Ela trata a organização como grupo de pessoas; |
Enfatiza as tarefas ou a tecnologia | Enfatiza as pessoas |
Inspirada em sistemas de engenharia | Inspirada em sistema de psicologia |
Autoridade centralizada | Delegação de autoridade |
Linhas claras de autoridade | Autonomia do empregado |
Especialização e competência técnica | Clima de confiança e abertura |
Acentuada divisão do trabalho | Ênfase nas relações entre pessoas |
Confiança nas regras e nos regulamentos | Confiança nas pessoas |
Clara separação entre linha e staff | Dinâmica grupal e interpessoal |
(Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. In: Teoria das relações humanas.6. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000).
1-Liderança autocrática
Dentre os estilos de liderança, na autocrática o líder exerce um nível elevado de poder sobre os colaboradores ou membros da equipe.
Os liderados não possuem oportunidades para apresentar sugestões. Este tipo de liderança tende a gerar elevados níveis de insatisfação e não é aberto à criatividade e a opinião de todos.
Baseiam-se em seus próprios conjuntos de valores e habilidades, são extremamente diretivos sob o ponto de vista da orientação e definição das prioridades, estabelecem prazos, definem normas e organizam os processos de trabalho.
Líderes autoritários sentem-se à vontade neste cenário e não possibilitam ambientes de discussão e tomada de decisão compartilhada.
No entanto, no caso de alguns trabalhos de rotina ou sem exigência de qualificações, este estilo pode ser eficaz.
2-Liderança democrática
Forma de liderança onde o grupo possui participação ativa na discussão da programação do trabalho, na divisão das tarefas, sendo as decisões tomadas coletivamente.
Fundamentado principalmente no compartilhamento de ideias visando decisão conjunta e participativa
O líder envolve a sua equipe na tomada de decisões, deixa clara a sua intenção, privilegia a troca de ideias com sua equipe, pede opiniões, faz elogios para a sua equipe e faz críticas com cautela.
A comunicação nesse estilo de liderança tem que ser de alto nível e fluir.
O líder assume uma atitude de apoio, integrando-se no grupo, sugerindo alternativas, sem as impor.
Um bom líder democrático é aquele capaz de sentir o que acontece com o grupo e de tomar atitudes adequadas para ajudar quando necessário.
Elabora críticas construtivas sinceras, não utiliza do poder coercitivo para liderar, trabalha no consenso e no equilíbrio emocional.
3-Liderança Laissez-Faire
Dos estilos de liderança, o Laissez-faire é uma expressão francesa que significa “deixar fazer” e é usada para descrever um líder que deixa os colegas prosseguirem com o que fazem. É um tipo de liderança onde só há a intervenção do líder quando for solicitado.
É o grupo quem decide seus prazos e metas onde o líder não intervém na divisão das tarefas.
É um estilo pouco utilizado no mundo dos negócios que esta voltado a resultados.
Pode ser encontrada nos negócios de alto nível de criação, por exemplo, trabalhos específicos de motivação e capacitação, “brain storming” e funciona em equipes onde os indivíduos têm muita experiência e espírito de iniciativa.
Esse tipo de liderança pode desencadear:
- Fortes sinais de individualismo;
- Falta de capacidade da equipe em se organizar;
- Discussões frequentes;
- Desempenhos insatisfatórios;
- Desagregação;
- Insatisfação;
- Agressividade;
- E principalmente pouco respeito ao líder.
4-Liderança situacional
O líder neste caso atua de acordo com o perfil e maturidade do funcionário. O conceito de Liderança Situacional é bem simples e pode ser adequando-se a cada momento do processo de liderança.
A chave dessa metodologia é o nível de maturidade dos subordinados em relação ao desempenho com as tarefas.
A maturidade consiste na capacidade de estabelecer objetivos e metas, aceitar as responsabilidades e a aptidão para desempenhar a tarefa solicitada, sendo que esse critério é avaliado pelo líder, visando saber se o subordinado tem experiência e formação para desempenhar a tarefa delegada.
Para entender um pouco mais sobre este estilo de liderança segue um arquivo:
A Liderança Situacional preocupa-se com a adequação ou a eficácia dos estilos de liderança, de acordo com a maturidade dos liderados em relação à tarefa (Hersey e Blanchard, 1986).
Os autores construíram o seu modelo baseando-se em proposições vindas de pesquisas anteriores, resumidas a seguir (conforme citado por Bass, 1990):
- Os estilos de liderança variam consideravelmente de líder para líder. Alguns comportamentos do líder envolvem uma estrutura de iniciação para realizar tarefas, ao passo que outros líderes se comportam de forma a construir e manter boas relações pessoais. Outros ainda adotam ambos ou nenhum.
- O mais efetivo estilo comportamental do líder é aquele que varia com a situação – Fiedler, 1967, e Korman, 1966;
- O melhor estilo atitudinal é uma alta orientação para tarefa e para relações – Blake e Mouton, 1964;
- O trabalho e a maturidade psicológica dos seguidores é crucial na determinação de qual estilo comportamental do líder resultará em maior efetividade – Argyris, 1962.”
Conclusão
Vários são os estilos de liderança que podem ser utilizados pelo Gestor ou mesmo Gerente de Projetos.
Cabe a ele identificar, dentro do perfil da equipe de liderados, qual o melhor estilo a ser empregado.
Referência bibliográfica
- Grupo de Estudo FGV – MBA Executivo Internacional em Gerenciamento de Projetos.