19 C
São Paulo
sábado, novembro 18, 2017

Reduzida à sua forma mais simples, e confinada a uma das suas dez áreas do conhecimento (de acordo com o PMBOK 5ed.), a gerência de projetos, pode ser aplicada como disciplina de manter os riscos de fracasso em um nível tão baixo quanto necessário durante o ciclo de vida do projeto, potenciando, ao mesmo tempo, as oportunidades de ocorrência de eventos favoráveis do projeto.

O risco de fracasso, decorrente da ocorrência de ameaças, aumenta de acordo com a presença de incerteza do evento, e da sua probabilidade de ocorrência, durante todos os estágios do projeto.

A variação da probabilidade (P) de ocorrência dos riscos (sob a forma de ameaças ou oportunidades) diminui, ao longo do ciclo de vida do projeto, aumentando o impacto (I) da possível ocorrência do mesmo, na razão inversa, sem que seja, necessariamente, na mesma proporção.

A relação entre estas duas variáveis (PxI), é designada, na gestão dos riscos do projeto, como valor esperado (VE), e consiste numa medida de avaliação da importância e influência do risco, para alcançar o objectivo do projeto em causa.

Um ponto-de-vista alternativo diz que gerenciamento de projetos é a disciplina de definir e alcançar objetivos ao mesmo tempo que se otimiza o uso de recursos (tempo, dinheiro, pessoas, espaço, etc).

A gerência de projetos é frequentemente a responsabilidade de um indivíduo intitulado gerente de projeto. Idealmente, esse indivíduo raramente participa diretamente nas atividades que produzem o resultado final.

Ao invés disso, o gerente de projeto trabalha para manter o progresso e a interação mútua progressiva dos diversos participantes do empreendimento, de modo a reduzir o risco de fracasso do projeto, podendo arcar com qualquer ônus.

gp4us - Identificação de Riscos

KickOff Meeting com PNL: Os Envolvidos – Parte V

Continuamos dentro da jornada de aprendizado aplicando PNL com o tema: KickOff Meeting.   Caso se você ainda não desde o início, acesse o artigo KickOff Meeting...
gp4us - Scrum Release do Produto

KickOff Meeting com PNL: Peculiaridades – Parte IV

Estamos dentro da série aplicando PNL com o tema: KickOff Meeting.   Caso se você ainda não desde o início, acesse o artigo KickOff Meeting com PNL:...

Planejamento de projetos em ciclos: Por que o fim nunca é...

Até hoje poucos são os livros que tratam especificamente do assunto de planejamento de projetos, principalmente no que se refere ao gerenciamento de projetos....