Game Of Thrones – Lições de liderança para gerentes de projetos

As principais frases da série focadas na visão do Gerenciamento de Projetos.

0
407
gp4us - Lições de liderança - Game Of Thrones
O que você achou deste post?

Game of Thrones é um seriado da HBO criado como a adaptação dos livros escritos por George R. R. Martin, reunidos na série As Crônicas de Gelo e Fogo (A Song of Ice and Fire), composta por sete volumes, cinco dos quais já publicados.  Um ambiente rodeado por influências, intrigas, parcerias e algumas frases que já se tornaram clássicas, muitas lições de liderança podem ser apontadas.

Lições de liderança Game of Thrones

Vamos ver então algumas delas e como se aplicam no dia a dia de um Gerente de Projetos.

Um Lennister sempre paga suas dívidas.
Tyrion Lannister

gp4us Tyrion

Esta talvez seja uma das frases mais repetidas nas primeiras temporadas de Game of Thrones e tem tudo a ver com o mundo do gerenciamento de Projetos.  Se um Lannister sempre paga suas dívidas um Gerente de Projetos sempre honra com sua palavra.

Nós como Gerentes de Projetos adotamos o Código do Ética do PMI e baseado nele seguimos princípios que ditam o nosso comportamento frente à adversidades.

Independente dos problemas que vivenciamos no dia a dia de um projeto, um Gerente de Projetos deve sempre manter sua palavra e cumprir com seus acordos.

Pense que você não tem mais 12 anos de idade para assumir compromissos que não podem ser cumpridos

Quando se joga o jogo dos trones, ganha-se ou morre.
Não existe meio termo.
Cersei Lannister

gp4us Tyrion

Trabalhar como Gerente de Projetos não é brincadeira de criança.  Quando se entra neste jogo o envolvimento e comprometimento com a alta gerência, diretoria e até presidência é constantemente posto a prova.  

Seus conhecimentos e resultados serão constantemente questionados e falhas muitas vezes não serão aceitas pois normalmente significam prejuízos muitas vezes incalculáveis.

Tenha certeza de sua capacidade antes de assumir responsabilidades maiores.

Não é vergonha nenhuma e será vista sim como sinal de competência e honestidade.  Se for jogar, jogue para ganhar.

O Inverno Esta Chegando.
Ned Stark

gp4us - Ned

Aqui podemos pensar em várias possibilidades:

  • A apresentação para a diretoria está chegando;
  • A data para entrega de uma release está chegando;
  • A entrada em produção de um projeto de implantação SAP está para ser executada.

Igual na série Game of Thrones, aqui devemos pensar na chegada do inverno como um grande desafio a ser superado; como uma grande oportunidade que você tem de apresentar todas as suas qualidades como Gerente de Projeto.

Não basta ser bom sem visibilidade.  Pequenos, médios e grandes dentro da organização devem saber que você é bom.

Um homem que tem que dizer
“Eu sou o rei”, não é um rei de verdade.
Tywin Lannister

Compromisso

O Gerente de Projetos respira diariamente o mundo dos Stakeholders.  Envolvido por diferentes pessoas, desejos e anseios, é sua obrigação não somente ter um bom relacionamento com todas as partes mas também ganhar o respeito e a confiança delas.

Dependendo do ambiente em que se encontra o Gerente de Projetos não terá poder suficiente para tomar todas as decisões necessárias, alocar recursos ou mesmo dizer o que pode ou não pode ser feito.  Dependendo do ambiente terá.

Mas se não conseguir o respeito do seu time demonstrando competência, habilidade e atitude, tentando impor sua vontade tocando o terror perderá rapidamente o controle do projeto e dificilmente conseguirá trazer a equipe novamente para perto de si.

Se deixar um lobo vivo,
as ovelhas nunca estarão seguras.

Arya Stark

gp4us - Arya

Já ouviu falar que a única certeza que podemos ter quando gerenciamos projetos é que alguma coisa vai mudar?  Mudanças serão constantes e muitas vezes riscos ou problemas se apresentarão de forma inesperada.

Corrija esses erros identificando o resolvendo-o pela raiz utilizando ferramentas como, por exemplo, Diagrama Espinha de Peixe.

Solucione-os de maneira definitiva, caso contrário o problema voltará, seus clientes ficarão insatisfeitos, sua equipe perderá produtividade por ficar apagando incêndios e você perderá sua credibilidade.

Por falar em credibilidade, você sabe o tamanho da sua ?  Acesse o post Você Sabe Como Identificar o Tamanho Da Sua CREDIBILIDADE ? e descubra.

Uma mente necessita de livros da mesma forma que
uma espada uma pedra de amolar.

Tyron Lannister

gp4us - Tyron

Se boa parte do tempo você como Gerente de Projetos passa se comunicando os as partes interessadas, a outra você deve passar estudando e desenvolvendo suas competências, habilidades e todo seu conhecimento.

O fato de possuir uma Certificação PMP e/ou um MBA não lhe dá o direito de parar os estudos.  Diariamente acompanhamos o surgimento de novas ferramentas, técnicas e metodologias; muitas novidades, algumas boas, outras nem tanto.  Você precisa conhecer todas elas, saber distinguir as boas das ruins e utilizar o que há de melhor em cada uma.

Aproveite para acessar também o post sobre Office Timeline – Para Apresentações Executivas Mais Profissionais.

Dracarys
Daenerys Targaryen

gp4us - Daenerys

 

Na série Game of Thrones este termo é citado em momentos de conflito onde, Dracarys corresponde a ordem proferida por Daenerys para que seus dragões avancem e ataquem seus inimigos.

Muitas vezes você se encontrará em momentos conflitantes com membros do seu time ou uma determinada parte interessada que não coopera com o projeto ou mesmo faz de tudo para que o mesmo não aconteça.

Também existem momentos em que você se sentirá totalmente desmotivado, talvez por estar replanejando o projeto várias vezes, talvez por não ter mais o respeito do seu time, ou quem sabe por estar gerenciando um projeto que não lhe traz satisfação.

Utilize o termo Dracarys como palavra que lhe traga força e vontade. Uma palavra de incentivo que lhe trará de volta toda a disposição de continuar seguindo em frente, independente das dificuldades enfrentadas.

Dracarys é força e lhe traz poder. 

Cada ferida é uma lição e cada lição
nos torna melhores.

Cyrio

gp4us - Cyrio

Gerentes de Projetos aprendem todos os dias, seja com sua equipe, seja com os problemas enfrentados na condução do projeto.  A cada dia um novo aprendizado.

Quem nunca ouviu falar em lições aprendidas?  Duas palavras ouvidas e pronunciadas com muita frequência mas pouco praticadas.

Lições Aprendidas devem ser documentadas e compartilhadas não somente pelos membros da equipe mas por todas as partes interessadas envolvidas no projeto não somente na fase de encerramento mas sim durante todas as fases do projeto.

Metodologias ágeis como Scrum possuem uma cerimônia específica chamada Retrospectiva que oferece a oportunidade de apresentar e criar planos de melhorias a serem aplicadas na próxima Sprint.

Referências Bibliográficas

  • http://www.google.com
  • http://www.youtube.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Informe seu nome