Cadastre-se

Cadastre-se para acesAcesse conteúdos exclusivos que só usuários cadastrados no site tem acesso.

Fases de um projeto – As 5 etapas e suas características

O gerenciamento de um projeto vem acompanhado de grandes desafios e com o objetivo de minimizar tais desafios. Assim, projetos são normalmente divididos...
HomeSkillsLiderançaLiderança Servidora - Visão do que é e como aplicá-la em projetos

Liderança Servidora – Visão do que é e como aplicá-la em projetos

Muito se fala sobre liderança servidora especialmente após a curiosa repercussão que a obra “O Monge e o Executivo”, do consultor norte-americano James Hunter.  Contudo, ainda hoje é fácil encontrar pessoas que não sabem exatamente quais são seus princípios e nem como praticá-la no dia a dia.  Este post tem o objetivo de identificar e detalhar quais as competências necessárias ao Líder e/ou Gestor para se tornar um Líder Servidor. 

Ao final o leitor é convidado a refletir sobre as vantagens de se implementar a Liderança Servidora nas organizações.

Ao concluir a leitura fique à vontade para enviar suas dúvidas, críticas ou sugestões sobre o post.  Sua opinião é o que nos torna cada dia melhor.

Liderança servidora

No âmbito da liderança, tais crenças e valores podem ser observados em várias situações da nossa vida cotidiana: família, escola, esporte, política, religião, futebol, etc.

É um processo social no qual se estabelecem relações de influência entre pessoas”. (LIMONGI-FRANÇA; ARELLANO, 2002, p. 259).

Segundo a Teoria dos Traços da Liderança os líderes já nasciam líderes, com traços e características físicas que os diferenciavam do resto da população.

Por outro lado, a Teoria Situacional diz que existem vários perfis de líderes espalhados pelo mundo, a partir das situações vivenciadas no dia a dia.

O que é liderança

Para autores como Azevedo e Costa (2004), Motta (1997), Chiavenato (2000):

Liderar é a capacidade de dirigir pessoas levando-as a realizar o que deve ser feito, influenciando e mantendo a equipe produtiva e motivada na busca e obtenção de objetivos propostos.

Já para Gramigna (2002), liderar é a capacidade para catalisar os esforços grupais, a fim de atingir ou superar os objetivos organizacionais, estabelecendo um clima motivador, formando parcerias e estimulando o desenvolvimento da equipe.

Segundo o site IBC Coaching (Instituto Brasileiro de Coaching), vários são os tipos de líderes encontrados no mercado e, cada tipo de liderança deve ser aplicada no momento mais oportuno:

  • Exigente;
  • Autocrático;
  • Liberal;
  • Visionário;
  • Democrático;
  • Leader Coach.

Não se prendendo aos estilos clássicos de liderança, um Líder Servidor terá sempre como motivo maior de preocupação as pessoas as quais ele lidera.

Este não se preocupa com status ou posição. Ele sempre estará muito mais preocupado com o desenvolvimento, crescimento e aperfeiçoamento dos seus liderados.

Para isso, deve dominar as seguintes competências:

CompetênciasDefinição
PaciênciaAutocontrole
GentilezaAtenção, apreciação e encorajamento
HumildadeSer autêntico e não arrogante
RespeitoTratar os outros com a devida importância
AltruísmoIr ao encontro das necessidades alheias
Capacidade de perdoarSaber perdoar ressentimentos quando se está errado
HonestidadeEstar livre da frustração
ComprometimentoRealizar suas escolhas
Serviço e sacrifícioDeixar de lado seus próprios desejos e buscar maior benefício para os outros

Humildade

Humildade está intimamente relacionada com paixão que, por sua vez pode ser tanto boa quanto ruim.

Se boa, a humildade nos leva sempre ao desejo de melhorar a cada dia, de crescer junto, de criar comprometimento e sinergia. Humildade não está vinculada ao cargo, está inserida no caráter.

Honestidade

O sentido da honestidade, nesta situação, não se aplica apenas à não execução de atos ilícitos mas, principalmente na honestidade que está ligada ao senso de justiça.

Deve ser oferecido a seus liderados um clima de abertura e transparência, onde a verdade e a ética prevaleçam como princípio fundamental da sua conduta.

Educação

Um Líder Servidor deve possuir elegância no comportamento, tratando as pessoas, subordinadas ou não, com educação.

Isso significa que ele deve desenvolver a arte de conviver em grupo, independente de classe ou status social.

gp4us - Liderança Servidora

Altruísta

O Líder Servidor deve praticar o altruísmo, ou seja, suas ações sempre visarão beneficiar os demais membros de sua equipe ou não.

Um líder que pratica o altruísmo também é visto como solidário e que ama o próximo. O oposto de altruísmo é egoísmo.

Um Líder Servidor, por fim, deve ser uma pessoal totalmente equilibrada, que utiliza-se de toda sua inteligência intelectual, emocional e espiritual.

Além disso, um líder equilibrado é empático e pratica a empatia, conseguindo colocar-se no lugar do próximo procurando enxergar os acontecimentos não apenas sob sua ótica.

Equilibrado

Equilíbrio significa usar com maestria todas as suas inteligências: intelectual, emocional e espiritual.

O líder equilibrado é empático, ou seja, consegue colocar-se no lugar do outro, procurando enxergar os acontecimentos não apenas sob sua ótica, mas respeitando as diferenças na forma de pensar e agir de cada um.

Conclusão

Não há dúvidas quanto aos benefícios oferecidos pela Liderança Servidora. Para comprovar tal afirmação, pare e pense um pouco sobre as questões apresentadas abaixo:

  • Quanto custa para a organização um executivo que impede o crescimento das pessoas?
  • Quanto se deixa de ganhar quando se trabalha sob um clima tenso e hostil?
  • Como falar de ética e respeito aos clientes externos se não há está prática interna?
  • Quanto há de perda, em termos de lucro, por se trabalhar de forma fragmentada?

Referências bibliográficas

  • http://www.esextante.com.br/autores/james-c-hunter
  • http://caputconsultoria.com.br/
  • Livro: O Monge e o Executivo e De Volta ao Mosteiro – James C. Hunter.
Muito se fala sobre liderança servidora especialmente após a curiosa repercussão que a obra "O Monge e o Executivo", do consultor norte-americano James Hunter.  Contudo, ainda hoje é fácil encontrar pessoas que não sabem exatamente quais são seus princípios e nem como praticá-la no...Liderança Servidora - Visão do que é e como aplicá-la em projetos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, assumiremos que você consente com isso. Fique à vontade também para ler nossa Política de privacidade. Mais informação

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close