Liderança Servidora – Visão do que é e como aplicá-la

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gp4us - Liderança Servidora

Muito se fala sobre liderança servidora especialmente após a curiosa repercussão que a obra “O Monge e o Executivo”, do consultor norte-americano James Hunter.  Contudo, ainda hoje é fácil encontrar pessoas que não sabem exatamente quais são seus princípios e nem como praticá-la no dia a dia.

Este post tem o objetivo de identificar e detalhar quais as competências necessárias ao Líder e/ou Gestor para se tornar um Líder Servidor.  Ao final o leitor é convidado a refletir sobre as vantagens de se implementar a Liderança Servidora nas organizações.

Ao concluir a leitura fique à vontade para enviar suas dúvidas, críticas ou sugestões sobre o post.

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Introdução

No âmbito da liderança, tais crenças e valores podem ser observados em várias situações da nossa vida cotidiana: família, escola, esporte, política, religião, futebol, etc.

É um processo social no qual se estabelecem relações de influência entre pessoas”. (LIMONGI-FRANÇA; ARELLANO, 2002, p. 259).

Segundo a Teoria dos Traços da Liderança os líderes já nasciam líderes, com traços e características físicas que os diferenciavam do resto da população. Por outro lado, a Teoria Situacional diz que existem vários perfis de líderes espalhados pelo mundo, a partir das situações vivenciadas no dia a dia.

Liderança

Para autores como Azevedo e Costa (2004), Motta (1997), Chiavenato (2000):

Liderar é a capacidade de dirigir pessoas levando-as a realizar o que deve ser feito, influenciando e mantendo a equipe produtiva e motivada na busca e obtenção de objetivos propostos.

Já para Gramigna (2002), liderar é a capacidade para catalisar os esforços grupais, a fim de atingir ou superar os objetivos organizacionais, estabelecendo um clima motivador, formando parcerias e estimulando o desenvolvimento da equipe.

Segundo o site IBC Coaching (Instituto Brasileiro de Coaching), vários são os tipos de líderes encontrados no mercado e, cada tipo de liderança deve ser aplicada no momento mais oportuno:

  • Exigente;
  • Autocrático;
  • Liberal;
  • Visionário;
  • Democrático;
  • Leader Coach.

Não se prendendo aos estilos clássicos de liderança, um Líder Servidor terá sempre como motivo maior de preocupação as pessoas as quais ele lidera. Este não se preocupa com status ou posição. Ele sempre estará muito mais preocupado com o desenvolvimento, crescimento e aperfeiçoamento dos seus liderados. Para isso, deve dominar as seguintes competências:

Competências Definição
Paciência Autocontrole
Gentileza Atenção, apreciação e encorajamento
Humildade Ser autêntico e não arrogante
Respeito Tratar os outros com a devida importância
Altruísmo Ir ao encontro das necessidades alheias
Capacidade de perdoar Saber perdoar ressentimentos quando se está errado
Honestidade Estar livre da frustração
Comprometimento Realizar suas escolhas
Serviço e sacrifício Deixar de lado seus próprios desejos e buscar maior benefício para os outros

Humildade

Humildade está intimamente relacionada com paixão que, por sua vez pode ser tanto boa quanto ruim. Se boa, a humildade nos leva sempre ao desejo de melhorar a cada dia, de crescer junto, de criar comprometimento e sinergia. Humildade não está vinculada ao cargo, está inserida no caráter.

Honestidade

O sentido da honestidade, nesta situação, não se aplica apenas à não execução de atos ilícitos mas, principalmente na honestidade que está ligada ao senso de justiça. Deve ser oferecido a seus liderados um clima de abertura e transparência, onde a verdade e a ética prevaleçam como princípio fundamental da sua conduta.

Educação

Um Líder Servidor deve possuir elegância no comportamento, tratando as pessoas, subordinadas ou não, com educação. Isso significa que ele deve desenvolver a arte de conviver em grupo, independente de classe ou status social.

Altruísta

O Líder Servidor deve praticar o altruísmo, ou seja, suas ações sempre visarão beneficiar os demais membros de sua equipe ou não. Um líder que pratica o altruísmo também é visto como solidário e que ama o próximo. O oposto de altruísmo é egoísmo.

Um Líder Servidor, por fim, deve ser uma pessoal totalmente equilibrada, que utiliza-se de toda sua inteligência intelectual, emocional e espiritual. Além disso, um líder equilibrado é empático e pratica a empatia, conseguindo colocar-se no lugar do próximo procurando enxergar os acontecimentos não apenas sob sua ótica.

Equilibrado

Equilíbrio significa usar com maestria todas as suas inteligências: intelectual, emocional e espiritual. O líder equilibrado é empático, ou seja, consegue colocar-se no lugar do outro, procurando enxergar os acontecimentos não apenas sob sua ótica, mas respeitando as diferenças na forma de pensar e agir de cada um.

Conclusão

Não há dúvidas quanto aos benefícios oferecidos pela Liderança Servidora. Para comprovar tal afirmação, pare e pense um pouco sobre as questões apresentadas abaixo:

  • Quanto custa para a organização um executivo que impede o crescimento das pessoas ?
  • Quanto se deixa de ganhar quando se trabalha sob um clima tenso e hostil ?
  • Como posso falar de ética e respeito aos clientes externos se não há está prática interna ?
  • Quanto há de perda, em termos de lucro, por se trabalhar de forma fragmentada ?

Referências Bibliográficas

  • http://www.jameshunter.com.br/
  • http://caputconsultoria.com.br/
  • Livro: O Monge e o Executivo e De Volta ao Mosteiro – James C. Hunter.
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e-mail: contato@gp4us.com.br Gerente de Programas e Projetos na empresa Claro Brasil. Certificaçação PMP®, ITIL® e MCTS® em Microsoft Project. MBA Executivo Internacional em Gerenciamento de Projetos pela FGV e Gestão de Projetos de T.I. pelo IBTA. Pós-Graduado em Tecnologia WEB para Sistemas de Gestão Empresarial. Graduado em Ciências da Computação. Atuação profissional na área de T.I. com Processos e Projetos por mais de 15 anos.

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