8 Maneiras de Melhorar a Liderança Emocional Junto a Sua Equipe

41
gp4us - liderença de Equipe

Muitos são os conceitos apresentados atualmente sobre liderança e a forma com a qual podemos aplicar cada uma delas sobre nosso Time de Desenvolvimento com objetivo não somente de concluir satisfatoriamente o projeto, mas também conquistar a confiança de todas as Partes Interessadas envolvidas no mesmo.

Veja abaixo 8 maneiras para que você, Gerente de Projeto, possa melhorar consideravelmente suas habilidades de liderança.

1 – Melhore a comunicação com a equipe

Elabore, sempre que possível, um esboço antecipadamente de suas comunicação. Pense no conteúdo emocional, em seus próprios sentimentos e nas emoções dos demais participantes e colaboradores.

Mas principalmente, pratique diariamente suas comunicações, seja sozinho, com sua esposa, filhos, amigos, colegas e confiança ou com seu próprio chefe.

Este é um ponto especialmente importante para que Gerentes de Projeto tenham sucesso em sua trajetória profissional e para que não apresente nervosismo frente a grupos específicos.

gp4us - Comunicação

2 – Gerencie os conflitos com inteligência

Desde o início os projetos são montados sobre uma base com restrições conflitantes de tempo, custo e escopo.  Além disso, os projetos muitas vezes são criados para satisfazer as necessidades de um conjunto de partes interessadas que podem conflitar com as necessidades de outras partes.

Muitas vezes o conflito é extremamente saudável.  Adequadamente administrado em um projeto, pode reanimar a equipe, acender a criatividade e gerar uma competição saudável.

É a oportunidade para o gerente de projeto demonstrar sua liderança junto à empatia, autocontrole e gestão de relacionamento.

Espere por conflitos e lidere pelo exemplo quando for a hora de solucioná-los.  Permita as pessoas saberem do seu estilo aberto de enfrentar conflitos de frente e peito aberto.

Uma possibilidade é permitir que os membros da equipe desabafem, ou seja, quando perceber que a pressão sobre as pessoas ou um conflito estava surgindo, inclua um espaço na reunião com a equipe nomeando-o, por exemplo, de Espaço Aberto.

Ofereça 1 minuto a cada participante para que expresse seus sentimentos e vontades.  Tenha certeza que nem todos os colaboradores utilizaram este tempo, mas os que o fizerem terão a pressão diminuída.

gp4us - Gestão de Conflitos

 

3 – Visualize e faça-os visualizar

Visualização de cenário é o processo de gerar uma futura imagem positiva das metas ou objetivos da equipe, ajudar os membros da equipe a entrar por que são importantes e ajudá-los a se conectar com essas metas e objetivos.  A visualização de cenários em projetos é responsabilidade do gerente de projetos.

Um modo de visualizar um cenário é através do uso das declarações de missão, visão e valores do projeto ou equipe. 

  • A visão é uma declaração curta sobre o objetivo geral da equipe ou o que será realizado.
  • A missão é a declaração de como essa visão será realizada.
  • Já os valores da equipe são a estrutura para se cumprir a missão.

Muitas pessoas pensam em uma declaração de missão, visão e valores como algo que só é feito no nível estratégico da empresa, porém os mesmos não se restringem apenas a este objetivo.

O maior impacto da declaração de missão, visão e valores é a possibilidade de toda a equipe entender o que estamos fazendo e como sua parte específica se encaixa dentro desse contexto.  As pessoas também começam a entender como seu trabalho se encaixa dentro de cada meta, beneficiando-os também individualmente.

gp4us - Missão, Visão e Valores

4 – Crie cenário desafiadores para a equipe

Quer você utilize uma declaração de missão, visão e valores ou simplesmente converse sobre sua visão com a equipe, seja um evangelista.

Isso significa dizer que, ao longo do projeto continue a falar com a equipe sobre sua visão, porque você está tão animado com ela e como o trabalho deles se encaixa dentro desta visão.

Descreva para cada um deles, individualmente ou em grupo, os resultados que você vê para cada membro da equipe e a equipe em geral, e estimule-os a abraçar as metas e objetivos da equipe.

gp4us - Criação de Cenários

5 – Seja um caçador de talentos

Obter os melhores resultados é importante para o sucesso do projeto.  O gerente de projeto deve ver a si mesmo como um mago na identificação de talentos.

Ele deve estar constantemente buscando novos talentos para adicionar à equipe ou então para mantê-los à espera de algum projeto futuro.

Selecionar os membros certos da equipe desde o começo é muito importante.  Muitos Gerentes de Projeto agem como se tivessem pouca ou nenhuma opinião quanto à escolha de seus recursos ou que suas escolhas não importam muito.

Em projetos de T.I. os desenvolvedores mais eficientes têm um desempenho melhor que os piores desenvolvedores em um fator de 10 para 1.

Além disso, quando você ficar impressionado com outro profissional na sua área, pense em como levá-lo para sua equipe.  Adicione à equipe pessoas que são tão boas que lhe dão medo.

 

gp4us - Caça Talentos

6 – Contrate os melhores e deixe-os saber porque

Gerentes de Projeto que desejam liderar melhor trabalham para desenvolver maneiras sistemáticas de entrevistar e selecionar novos recursos.  Este processo não é tão simples para que seja deixado ao acaso.

É necessário desenvolver processos  que permitam a repetição e que atendam às necessidades do projeto.

Crie um checklist de contratação, um modelo de conjunto de habilidades, um processo de entrevista com dois entrevistadores ou qualquer outra ideia que leve a uma melhor seleção e contratação de seus futuros colaboradores.

Vários são os fatores determinantes na decisão de contratação.  A maioria das pessoas consideraria as capacidades técnicas, as habilidades e a experiência dos candidatos como fatores principais.  Abaixo alguns outros pontos a serem considerados:

  1. Pontos fortes e fracos do candidato x pontos fortes e fracos da equipe;
  2. Atitude do candidato frente ao projeto e a equipe;
  3. A personalidade do candidato e sua integração com o resto da equipe;
  4. O nível de estabilidade emocional do candidato.

gp4us - Contratação

7 – Foco nos pontos fortes e não nos fracos

Tente utilizar a avaliação StrengthsFinder para toda a equipe.  Os resultados podem ser mapeados e utilizados como base para discussão.

Isso constitui um ótimo exercício externo de construção da equipe no início de um projeto.

gp4us - Pontos Fortes e Fracos

8 – Construa uma base forte de apoio

A aplicação de sua liderança deve se basear, também, em uma base sólida de apoio envolvendo mais pessoas todas as pessoas e níveis ao seu redor.  A lista a seguir inclui várias maneiras de envolver pessoas no que você está realizando.  Você perceberá que muitas começam com “peça”.

Temos de ver um “pedido” como um convite para alguém participar e compartilhar nossa jornada.

  1. Envolva seu cônjuge ou namorada(o);
  2. Faça um brainstorming sobre quem seria a melhor pessoa;
  3. Peça a alguém para ser seu coach;
  4. Peça a alguém de sua equipe para lhe dar feedbacks;
  5. Desenvolva um relacionamento franco e aberto;
  6. Participe de algum tipo de equipe de apoio.

gp4us - Base de Apoio

Referências Bibliográficas

  • Inteligência Emocional para Gerentes de Projeto – Anthony Mersino

Salvar

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Informe seu nome