Marco do projeto: Como classificar as entregas e benefícios do projeto

Saiba como categorizar os principais momentos e entregas do seu projeto.

0
115
gp4us - Categorizando os milesontes do projeto

Um Milestone ou Marco do Projeto, segundo o PMBOK, corresponde a “Um ponto ou evento significativo no projeto”.

Desta forma os Marcos do Projeto referem-se a momentos fundamentais de um projeto que são almejados e normalmente estão associados ao final de fases (Modelo Tradicional) e que possuem, obrigatoriamente, duração igual a zero.

  • Estruturação da demanda;
  • Priorização;
  • Contratação;
  • Planejamento;
  • Execução;
  • Encerramento.

No cronograma dos projetos deverão existir várias datas marco, que informem a data estimada em que está previsto cumprir com uma atividade, e depois, a execução se compare com a data real.

Em muitos projetos, se referenciam somente estes milestones, e é muito comum que somente eles sejam de interesse para um comitê de diretores ou para o sponsor, que revisa os projetos em uma organização.

Em tal sentido, os milestones, são a forma mais abrangente de monitorar a  execução de um projeto. 

Apesar de não existir uma padronização padrão de mercado, é fundamental que o Gerente de Projeto saiba exatamente os locais corretos para a inclusão dos milestones sejam eles para referência executiva ou mesmo informativos.

Marco do Projeto

Muitos gerentes de projetos criam milestones sem a devida associação ou entendimento da necessidade do mesmo.  

Veja abaixo alguns tipos de marcos que podem ser definidos em seus projetos:

Conclusão de Fase

Conforme citado anteriormente, pode ser utilizado para indicar a conclusão de uma determinada fase e o início da próxima.  Por exemplo: Transição entre as fases de Planejamento e Execução.

gp4us - Milestone Conclusão de Fase

Artefato

Marco do projeto relacionado a entrega de um determinado documento do projeto.  Por exemplo: Termo de Abertura, Especificação Funcional, Plano de Testes, Plano para Entrada do Produto em Produção.

gp4us - Milestone Artefato

Rollout

Marco do projeto que representa a entrada gradativa de um benefício em um determinado mercado.  Por exemplo: Atualização de 7.000 PDVs (Ponto de Venda) de 43 lojas no Brasil.  Tal migração deve ser faseada com marcos indicando as fases de Rollout.

gp4us - Milestone Rollout

MVP

MVP é a sigla de Minimum Viable Product e significa produto mínimo viável. Em projetos onde temos várias entregas de algum valor para o cliente podemos criar marcos deste tipo.

gp4us - MVP

Habilitador

Marco do projeto que representa uma  entrega parcial que habilita a continuidade do mesmo.  Por exemplo, a aquisição de hardware necessário para a implantação de um Sistema ERP SAP.

gp4us - Milestone Habilitador

Go-NoGo

Marco do projeto relacionado a uma decisão, executiva ou técnica, em prosseguir com o projeto.  Por exemplo, apresentação executiva dos custos do projeto para o executivo onde será dado o go ou nogo em prosseguir.

gp4us - Milestone Go-NoGo

Exemplos de Marcos

Executivos não estão interessados em visualizar o detalhe das atividades atualmente em execução ou que se iniciarão.  A visão a ser apresentada aqui é a dos principais macos do  projeto.  Veja um exemplo abaixo:

 gp4us - Marco do projeto

As cores nesta situação também são muito importantes pois através delas podemos identificar se a atividade está planejada, já foi realizada, encontra-se em risco ou mesmo atrasada.  Veja o exemplo abaixo:

gp4us - Marco do projeto

Marcos em Programas

Agora imagine você tendo que apresentar os principais marcos de um programa que gerencia para o vice-presidente de sua empresa.  Pense que este programa é composto por apenas 4 projetos.

Você montaria sua apresentação parecida com a imagem abaixo? 

gp4us - Marco do projeto

Conclusão

Identificar os principais marcos do seu projeto ou mesmo programa não é uma tarefa tão simples como pode parecer.

Como Gerente de Projeto precisamos apresentar de alguma forma uma visão executiva das dos principais momentos e entregas do projeto.

Com o objetivo de facilitar esta atividade, a classificação dos principais marcos pode lhe ajudar a ter uma visão mais ampla, coerente e realista do que você está entregando de valor para seu cliente. 

Não deixe de fazê-los.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Informe seu nome