Vamos iniciar tentando identificar se você sabe o que é credibilidade. A credibilidade é tão importante que sua personalidade, sua aparência e a opinião dos seus clientes e ex-clientes, podem fazer ou destruir uma venda. Uma deficiência em qualquer uma dessas três áreas pode ser o bastante para você deixar de fechar um negócio.
Foi-se o tempo em que a credibilidade era sinônimo de temor que um chefe conseguia resultados somente baseando-se no poder do seu cargo. A atualidade baseia-se no paradigma em que mudar é preciso e a credibilidade não é mais conquistada em uma comunicação baseada em temor.
Novos estudos indicam que a credibilidade não é mais imposta e sim conquistada pela confiança que a equipe deposita em você.
Confiança
Segundo MARTINS (2005):
Credibilidade é ter certeza de que o outro fará por mim exatamente o que eu faria por mim, numa dada situação. E eu só faria o que fosse o melhor para mim.
Você como Gerente de Projetos:
- Cumpre seus prazos?
- Respeita os membros de sua equipe?
- Compromete-se em entregar suas atividades conforme solicitado?
- Demonstra confiança quando expressa sua opinião?
O segredo da credibilidade está na maneira de usar o seu poder de influência no ato de convencimento e persuasão.
Poder
Poder pode ser conceituado de várias maneiras. Segundo o site Significados:
Poder é um termo que possui origem do latim possum, que significa “ser capaz de”. É o é o direito de liberar, agir, mandar, e dependendo do contexto, exercer sua autoridade, soberania, a posse de um domínio, da influência ou da força.
Poder por posição
Baseada na autoridade que lhe é dada em função do papel que desempenha. Pode ser observado em várias situações do dia a dia, tais como:
- Papel de chefe, onde sua força de influenciar esta no cargo ocupado;
- Papel de pai ou mãe, com poder de permitir ou não uma ação do seu filho;
- Papel de professor, com poder de ensinar, aprovar ou reprovar um aluno.
Esse tipo poder implica a desigualdade hierárquica, dando autoridade ao superior para exercer a influência sobre o nível inferior.
Poder pessoal
Baseia-se nas habilidades pessoais de envolvimento e comprometimento das pessoas dentro de suas competências como líder que conquista seguidores.
Este tipo de poder busca encontrar no espírito do outro uma disposição a algo que ele mesmo considera correto, ou seja, é uma influência baseada no consentimento do outro.
Conquistando a credibilidade
Num ato de comunicação, emissor e receptor normalmente buscam convencer e persuadir mutuamente. Desta forma devemos questionar:
O que é preciso para convencer ou persuadir alguém de forma ética e sem manipulação ?
Convencer
É falar à razão do outro buscando a igualdade de pensamento. Significa vencer juntos e não vencer o outro, impondo suas ideias, sendo eficaz apenas se quem está sendo convencido aceitar que a ideia ou opinião do outro é a melhor no contexto em que está inserida.
Persuadir
Por sua vez, significa falar à emoção do outro, levando-o a ação de agir da maneira desejada. Esta fala diretamente aos sentimentos e às necessidades intrínsecas do ser humano.
Uma pessoa possui credibilidade, ou seja, é digna de crédito quando consegue estabelecer relações interpessoais em que o outro se sinta confortável em concordar com suas ideias, e também delas discordar, e se sinta livre para decidir quais serão suas escolhas.
Uma pessoa possui credibilidade quando o seu interlocutor lhe atribui o conceito de ser e parecer verdadeiro.
O que você é?
O quadro abaixo, conhecido como quadro aristotélico, apresenta posturas e consequências da interação humana por meio da combinação das variáveis:
- SER;
- PARECER;
- NÃO SER;
- NÃO PARECER.
Ser e não parecer: você é um segredo
Muitos profissionais trabalham anos em suas empresas escondendo suas atividades diárias e não desenvolvendo suas competências ou seja, transformando seu conhecimento tácito em conhecimento explícito, não se destacando e não fazendo a diferença no meio ambiente.
Estas pessoas guardam seu conhecimento como um SEGREDO, provavelmente por falta de confiança em si ou por não conhecerem o próprio potencial.
Parecer e não ser: você é uma mentira
Neste caso temos a MENTIRA atuando, sendo que as relações interpessoais estabelecidas não conseguirão sobreviver por muito tempo. Profissionais conseguem um emprego vendendo um currículo melhor do que realmente é.
Não parecer e não ser: você é uma falsidade
Indiscutivelmente encontramos pessoas que não parecem e não são competentes. Aqui predomina-se a FALSIDADE como resultado da combinação onde o bloqueio da comunicação aparece logo nos primeiros contatos, impedindo a continuidade de um relacionamento duradouro.
Ser e e parecer: você é uma verdade
Esta é a combinação que resulta na VERDADE, sendo a mais convincente pois não só o emissor da mensagem acredita e sabe de suas próprias competências, como também é percebida como tal, aos olhos do outro.
Sua credibilidade é baseada no SER.
A credibilidade é determinada então pelo estilo que possibilita SER e PARECER, onde suas características estimulam uma comunicação transparente.
Quando mais credibilidade conseguir transparecer conseguirá tanto Influenciar quanto Ser Influenciado.
Conclusão
Construir sua credibilidade é um grande desafio para a sobrevivência profissional das pessoas, pois quem consegue construir relacionamentos de confiança possuem mais credibilidade e é mais respeitado, com chances maiores de crescimento profissional.
Referências
- https://www.significados.com.br/poder/
- MARTINS, Vera: Seja Assertivo. Construa relações saudáveis e maduras com a assertividade.