gp4us - Credibilidade

Como descobrir a dimensão da sua CREDIBILIDADE ???

Você conhece o tamanho da sua credibilidade ?

 

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Foi-se o tempo em que a credibilidade era sinônimo de temor que um chefe conseguia resultados somente baseando-se no poder do seu cargo.  A atualidade baseia-se no paradigma em que mudar é preciso e a credibilidade não é mais conquistada em uma comunicação baseada em temor.

Novos estudos indicam que a credibilidade não é mais imposta e sim conquistada pela confiança que a equipe deposita em você.

Confiança

Segundo MARTINS (2005):

Credibilidade é ter certeza de que o outro fará por mim exatamente o que eu faria por mim, numa dada situação.  E eu só faria o que fosse o melhor para mim.

Você como Gerente de Projetos:

  • Cumpre seus prazos ?
  • Respeita os membros de sua equipe ?
  • Compromete-se em entregar suas atividades conforme solicitado ?
  • Demonstra confiança quando expressa sua opinião ?

O segredo da credibilidade está na maneira de usar o seu poder de influência no ato de convencimento e persuasão.

Poder

Poder pode ser conceituado de várias maneiras.  Segundo o site Significados:

Poder é um termo que possui origem do latim possum, que significa “ser capaz de”.  É o é o direito de liberar, agir, mandar, e dependendo do contexto, exercer sua autoridade, soberania, a posse de um domínio, da influência ou da força. 

Poder por posição

Baseada na autoridade que lhe é dada em função do papel que desempenha.  Pode ser observado em várias situações do dia a dia, tais como:

  • Papel de chefe, onde sua força de influenciar esta no cargo ocupado;
  • Papel de pai ou mãe, com poder de permitir ou não uma ação do seu filho;
  • Papel de professor, com poder de ensinar, aprovar ou reprovar um aluno.

Esse tipo poder implica a desigualdade hierárquica, dando autoridade ao superior para exercer a influência sobre o nível inferior.

Poder Pessoal

Baseia-se nas habilidades pessoais de envolvimento e comprometimento das pessoas dentro de suas competências como líder que conquista seguidores.  Este tipo de poder busca encontrar no espírito do ouro uma disposição a algo que ele mesmo considera correto, ou seja, é uma influência baseada no consentimento do outro.

Conquistando a Credibilidade

Num ato de comunicação, emissor e receptor normalmente buscam convencer e persuadir mutuamente.  Desta forma devemos questionar:

O que é preciso para convencer ou persuadir alguém de forma ética e sem manipulação ?

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Convencer

É falar à razão do outro buscando a igualdade de pensamento.  Significa vencer juntos e não vencer o outro, impondo suas ideias, sendo eficaz apenas se quem está sendo convencido aceitar que a ideia ou opinião do outro é a melhor no contexto em que está inserida.

Persuadir

Por sua vez,  significa falar à emoção do outro, levando-o a ação de agir da maneira desejada.  Esta fala diretamente aos sentimentos e às necessidades intrínsecas do ser humano.

Uma pessoa possui credibilidade, ou seja, é digna de crédito quando consegue estabelecer relações interpessoais em que o outro se sinta confortável em concordar com suas ideias, e também delas discordar, e se sinta livre para decidir quais serão suas escolhas.

Uma pessoa possui credibilidade quando o seu interlocutor lhe atribui o conceito de ser e parecer verdadeiro.

O que você é ?

O quadro abaixo, conhecido como quadro aristotélico, apresenta posturas e consequências da interação humana por meio da combinação das variáveis:

  • SER;
  • PARECER;
  • NÃO SER;
  • NÃO PARECER.

gp4us - Quadro Aristotélico

Ser e não parecer: você é um segredo

Muitos profissionais trabalham anos em suas empresas escondendo suas atividades diárias e não desenvolvendo suas competências ou seja, transformando seu conhecimento tácito em conhecimento explícito, não se destacando e não fazendo a diferença no meio ambiente. 

Estas pessoas guardam seu conhecimento como um SEGREDO, provavelmente por falta de confiança em si ou por não conhecerem o próprio potencial.

Parecer e não ser: você é uma mentira

Neste caso temos a MENTIRA atuando, sendo que as relações interpessoais estabelecidas não conseguirão sobreviver por muito tempo.  Profissionais conseguem um emprego vendendo um currículo melhor do que realmente é.

Não parecer e não ser: você é uma falsidade

Indiscutivelmente encontramos pessoas que não parecem e não são competentes.  Aqui predomina-se a FALSIDADE como resultado da combinação onde o bloqueio da comunicação aparece logo nos primeiros contatos, impedindo a continuidade de um relacionamento duradouro.

Ser e e parecer: você é uma verdade

Esta é a combinação que resulta na VERDADE, sendo a mais convincente pois não só o emissor da mensagem acredita e sabe de suas próprias competências, como também é percebida como tal, aos olhos do outro.  Sua credibilidade é baseada no SER.

A credibilidade é determinada então pelo estilo que possibilita SER e PARECER, onde suas características estimulam uma comunicação transparente.  Quando mais credibilidade conseguir transparecer conseguirá tanto Influenciar quanto Ser Influenciado.

Conclusão

Construir sua credibilidade é um grande desafio para a sobrevivência profissional das pessoas, pois quem consegue construir relacionamentos de confiança possuem mais credibilidade e é mais respeitado, com chances maiores de crescimento profissional. 

Referências Bibliográficas

 

  • MARTINS, Vera: Seja Assertivo.  Construa relações saudáveis e maduras com a assertividade.

 

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Jefferson Duarte
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Certificaçação PMP®, ITIL® e MCTS® em Microsoft Project. MBA Executivo Internacional em Gerenciamento de Projetos pela FGV e Gestão de Projetos de T.I. pelo IBTA. Pós-Graduado em Tecnologia WEB para Sistemas de Gestão Empresarial. Graduado em Ciências da Computação. Atuação profissional na área de T.I. com Processos e Projetos por mais de 10 anos.

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