Nexus Escalonando o Scrum

Nexus – Escalando o Scrum Para Produtividade Sustentável

image_pdfimage_print

Nexus – Escalando o Scrum Para Produtividade Sustentável.

 

gp4us - PM TOTAL - Escalando

 

Não é mais possível negar que o Scrum é um novo paradigma cada vez mais maduro e utilizado em muitas empresas.  Porém, como citado por Rafael Sabbagh no livro Scrum – Gestão Ágil para Projetos de Sucesso:

O Times de Desenvolvimento deve ser suficientemente pequeno.  De forma geral, recomenda-se que o tamanho do time de desenvolvimento seja algo entre 3 e 9 membros.  Esses números não incluem o Scrum Master e o Product Owner, a menos que também exerçam o papel de membro do Time de Desenvolvimento.

Agora podemos nos perguntar:

Como gerenciar programas ou mesmo projetos de grande porte utilizando o Scrum com vários Times de Desenvolvimento ?

Uma das soluções propostas por Ken Schwaber chama-se Nexus.

Nexus é um framework para desenvolvimento e sustentação de iniciativas de desenvolvimento de produtos e de softwares em escala, utilizando o Scrum como alicerce para sua construção.

O Nexus é gratuito e oferecido neste guia. Assim como acontece com o Framework Scrum, os papéis, artefatos, eventos e regras do Nexus são imutáveis. Apesar de ser possível de se implementar partes do Nexus, o resultado não é o Nexus.

Agora melhor do que ler Ken Schwaber é ver o próprio falando sobre o Nexus. 

No vídeo abaixo ele nos apresente, de forma bem descontraída, todas as vantagens e benefícios de se utilizar o Nexus na condução de projetos de grande porte.

 

 

gp4us - PM TOTAL - Escalando

Salvar

Posts Relacionados

Jefferson Duarte on sabtwitterJefferson Duarte on sabfacebookJefferson Duarte on sabemail
Jefferson Duarte
e-mail: contato@gp4us.com.br
Certificaçação PMP®, ITIL® e MCTS® em Microsoft Project. MBA Executivo Internacional em Gerenciamento de Projetos pela FGV e Gestão de Projetos de T.I. pelo IBTA. Pós-Graduado em Tecnologia WEB para Sistemas de Gestão Empresarial. Graduado em Ciências da Computação. Atuação profissional na área de T.I. com Processos e Projetos por mais de 10 anos.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar

wpDiscuz