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Fases de um projeto – As 5 etapas e suas características

O gerenciamento de um projeto vem acompanhado de grandes desafios e com o objetivo de minimizar tais desafios. Assim, projetos são normalmente divididos...
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Engajamento dos colaboradores e os benefícios da PNL

O entendimento de como podemos aumentar o engajamento dos colaboradores acaba se tornando um grande diferencial para enfrentar as adversidades cotidianas que cerca o universo de Gerenciamento de Projetos.  Neste artigo vamos aprender um pouco de como a PNL pode auxiliar com o tema “Engajamento de Colaboradores”.

Por se tratar de um tema que pode ser utilizado em diversas organizações, abordaremos com o tema “organizacional” para que possa ser melhor adaptado a diversas realidades. Você também pode iniciar esse entendimento acessando o artigo PNL no Gerenciamento de Projetos.

Engajamento dos colaboradores

O pesquisador Boldstad publicou em 2002, um interessante estudo sobre motivação e engajamento dos colaboradores onde descreve e critica a obsessão moderna ocidental pela riqueza e seus reflexos nas organizações.

Pessoas altamente motivadas apenas por dinheiro tendem a apresentar nível de satisfação passageiro, além outros aspectos limitantes.

Apesar da maioria dos empregados acreditarem que o principal acordo realizado com a organização seja a “troca” de dinheiro pela “entrega” de serviço do empregado, existe um grande paradoxo indicando que o dinheiro figura em posição relativamente baixa diante dos elementos REALMENTE MOTIVADORES dentro da organização.

As pessoas não tem como não influenciar uma às outras.

Diversas pesquisas apontam que um elevado nível de comprometimento organizacional contribui para que as empresas atinjam um melhor desempenho nos negócios, incluindo o aumento do engajamento dos colaboradores.

Perceber a relação entre o comprometimento organizacional e os elementos motivadores dos colaboradores pode ser um dos importantes elos para o aumento de performance.

Os elementos motivadores podem ir muito além do atendimento de necessidades definidas pelo psicólogo norte americano Abraham Maslow em sua pirâmide hierárquica, onde hábeis líderes podem conquistar o comprometimento de seus colaboradores em contextos nos quais as necessidades de cada subordinado ainda nem foram atendidas.

gp4us - Engajamento dos colaboradores

Comprometimento organizacional

O comprometimento organizacional e o engajamento dos colaborares pode ser definido ao menos por 3 grandes fatores influenciadores:

  1. Forte crença e aceitação dos objetivos e valores da organização;
  2. Capacidade de estar disposto a exercer esforço considerável pela organização;
  3. Forte desejo de se manter pertencente à organização.

Um comprometimento genuíno dentro existirá apenas se for construído com base nos valores de cada dos envolvidos.

Valores são princípios fundamentais com base nos quais a equipe do projeto orienta sua vida como ser humano.  Valores unem pessoas, isto é, um grupo de pessoas tende a se unir efetivamento quando compartilham de valores comuns, aumentando o engajamento dos colaborares.

PNL como diferencial competitivo

No contexto empresarial, o trabalho de Boldstad descreve que as organizações do futuro são redes de relações onde unem pessoas numa esfera de comunidade.

gp4us - Liderança Democrática

Dentro deste estudo podemos resumir ao menos 2 pontos interessantes relacionados a Programação Neurolinguística:

  • Uso da metáfora “comunidade” para mudar o significado de “corporação”;
  • Apresentação de valores pessoais como alavanca motivadora do colaborador.

O conceito de metáfora na PNL está relacionado a explicar ou comunicar conceitos pela comparação com outro contexto ou experiência. O grande desafio das metáforas é perceber se ao adotarmos uma metáfora não estamos também introduzindo convicções limitantes.

gp4us - Liderança Democrática

O autor e Trainer Tony Robbins esclarece como os colaboradores podem se sentir em relação ao emprego quando utilizam metáforas do tipo “eu trabalho como um burro de carga”, e aponta que a mera mudança de metáfora pode mudar a maneira como os colaboradores agem ou reagem dentro da organização.

Como foi resumido anteriormente, temos que esta palavra metafórica “comunidade” aproxima os colaboradores no estímulo pela participação.

Senso de “Comunidade Organizacional”

As pessoas em uma comunidade, normalmente, querem ser partes da mesma, pertencer à organização.  As pessoas que vivem “por” uma comunidade tendem a acreditar que seu trabalho possui clara importância no seu meio e consequentemente aumenta o engajamento dos colaboradores.

Desta forma é possível perceber como as metáforas podem influenciar as estruturas profundas dos colaboradores, transmitindo um novo significado, ou ainda, transformando o estado atual em um estado irresistivelmente atraente que fomente ações para sustentar esta nova perspectiva.

Um outro ponto muito importante a ser abordado é que todo sistema, seja uma organização ou pessoa precisa ser/estar congruente, cada parte da mesma precisa trabalhar juntas, cada ação deve apoiar outra ação.

A congruência, totalidade ou unidade vem de estar sendo satisfeitos os valores internos com base nos comportamentos atuais.

As pessoas moldam seus valores frente seus objetivos, mas em alguns casos, apresentam reflexos psicológicos indesejáveis como, por exemplo, se sentir infeliz quando assumem valores que vão contra seus “mais importantes” valores internos.

Na PNL a importância de descobrir os valores da organização e de seus colaboradores pode permitir entender como ambas funcionam, bem como o reflexo da interação entre estes dois mundos devido ao choque ou a harmonia de seus valores.  Quer aumentar o engajamento dos colaboradores? 

Descubra quais são esses valores.

Valores organizacionais

Para auxiliar nesta descoberta, a PNL traz o conceito de hierarquia de valores como mecanismo para entender quais são os valores mais importantes que dirigem, motivam e apoiam o engajamento dos colaboradores.

Os valores são “intenções positivas” que dão significados às nossas experiências.

Desta forma é muito importante que os líderes e chefes saibam os valores mais altos de seus colaboradores.

gp4us - Liderança Democrática

Esta informação permite uma liderança diferenciada, a compreensão dos elementos geradores de conflitos, o entendimento do porquê de um desempenho não compatível pelo colaborador e com isso ter condições de fazer a diferença na conquista dos reais objetivos organizacionais.

Liderança organizacional

A liderança pode ser definida como a capacidade de envolver outros no processo de alcançar metas em um sistema maior.  Os líderes são pessoas comprometidas com a criação de um mundo onde as pessoas queiram pertencer.

Existem diferentes estilos de liderança que podem ser mais adequados e eficazes para determinados contextos organizacionais.

Um estudo aprofundado do ambiente organizacional e o melhor estilo de liderança aplicável costuma trazer resultados surpreendentes.

Como aumentar o engajamento

Dentro das Organizações esta peça chave denominada “colaboradores” permeia todas as estratégias para aumento de produtividade e resultados.  A busca de formas cada vez mais efetiva pelo engajamento dos colaboradores é um interessante ponto a ser tratado o quanto antes.

Quanto mais os colaboradores “comprarem” o conceito de pertencimento nesta nova “metáfora”, mais eles passam a ser congruentes com o mesmo.

Dentro da PNL percebemos uma real transformação comportamental a partir do momento que o colaborador aceita isto é uma verdade.

Estratégia de PNL Aplicada

gp4us - Estratégia PNL Aplicada

No final dos anos 80, os cocriadores da PNL, Robert Dilts e Todd Epstein desenvolveram o Modelo S.C.O.R.E. que é uma técnica que permite um melhor entendimento do que precisa ser feito em qualquer processo de mudança.

Este modelo pode permitir uma melhor compreensão dos desafios do líder dentro da sua organização, bem como fornecer indícios do melhor estilo de liderança que se enquadra o cenário em que vive.

Aplicando o modelo S.C.O.R.E. dentro do ambiente corporativo e de maneira livre com os dados deste trabalho, podemos analisar para detectar o melhor estilo de liderança que a organização necessite:

  • Sintomas: falta de comprometimento organizacional;
  • Causas: percepção limitante da organização, valores divergentes, gaps na liderança;
  • Objetivo desejado: definir o melhor estilo de liderança para a organização;
  • Recursos: nível neurológico de aprendizado e mudança; “sponsorship”, hierarquia de valores;
  • Efeitos: líder apto a promover mudanças mais efetivas e duradouras.

Pelo estudo e análise das “Causas” e “Sintomas” da organização é possível perceber qual é o nível de influência que a organização necessita para promover mudanças/influência.

Análise de liderança

Na PNL os estilos de lideranças foram analisados dentro do conceito de níveis neurológicos apresentando resumidamente as seguintes estratégias para a liderança:

Nível de InfluênciaResultadoEstilo(s) de LiderançaDescrição
ConexãoVisãoVisionário e CarismáticoTem sentido de visão, missão e transmite aos colaboradores um senso de propósito. É um modelo em que os colaboradores querem seguir. Ganha respeito e confiança.
IdentidadeMissão
Crenças e ValoresPermissão e MotivaçãoConsideração IndividualizadaPromove atenção personalizada aos membros negligenciados. Tratamento individualizado.
InspiraçãoOpera como um “chefe de torcida” motivando e encorajando os colaboradores a fazerem o seu melhor.
CapacidadePercepção e DireçãoEstímulo IntelectualAs ideias do líder levam os colaboradores a repensarem algumas de suas idéias. Salienta inteligência, racionalidade e cuidado na solução de problemas.
Gerenciamento por ObjetivosFoco em metas e evidências de metas atingidas. Encoraja o uso de suas próprias capacidades e recursos.
ComportamentoAçãoRecompensaContratos de troca de esforço dos colaboradores para que sejam recompensados
AmbienteReaçãoGerenciamento por ExceçãoIntervém apenas quando os colaboradores desviam-se das expectativas. É comum a presença de feedback negativo quando há falhas em cumprir as normas.

Tabela – Estilos de liderança nos níveis neurológicos (adaptado de Dilts e DeLozier, 2000).

Uma vez definido o melhor ou melhores estilos de liderança frente ao contexto organizacional pela qual se pretenda aumentar o comprometimento, a PNL oferece diversas estratégias e técnicas para auxiliar no processo de mudança de cada nível de influência, como é o caso da aplicação de conceitos de “sponsorship” como estratégia de liderança podendo contribuir para que resultados ainda mais profundos possam ser obtidos.

Sponsorship em Projetos

gp4us - Liderança Situacional

No “sponsorship”, os líderes são incentivados a usar de comunicação verbal e não-verbal para que seus colaboradores se sintam importantes e valiosos na organização, a instigar o sentimento de pertencimento e vontade de contribuir para o bem comum, além de ter sucesso naquilo que faz.

Robert Dilts e Judith DeLozier exemplificam de uma maneira bem simples esta comunicação baseada em “sponsorship” e que pode ser promovida pelo(s) líder(es) da organização onde se utilizam em essência das seguintes frases básicas:

  • Você existe. Eu vejo o que você faz;
  • Você é valioso;
  • Você é importante/especial/único;
  • Você tem algo de muito importante a contribuir;
  • Você é bem-vindo aqui. Você pertence.

O processo de “sponsorship” desperta de maneira simples o potencial para engajamento dos colaboradores através do compromisso de promover algo que está dentro da pessoa ou grupo, mas ainda não tenha se manifestado totalmente.

Este processo de “apadrinhamento” dos colaboradores em conjunto com um mapeamento dos valores mais importantes permite que o líder possa criar um ambiente em que todos se sintam “donos” da organização, pois cada colaborador pode ressignificar sua participação na organização com a metáfora de se “doar” para um bem maior da “comunidade” e ainda assim ser remunerado para isso.

Vídeo aula

https://www.youtube.com/watch?v=dKvpEU1XeZc

Conclusão

Com o princípio partilhado pelo autor de “Criando a Magia”, Cockerell e pelos colaboradores que trabalham no Walt Disney World Resort que afirmam que:

Não é com mágica que se faz um bom trabalho; é com um bom trabalho que se faz mágica;

Podemos perceber como um bom trabalho usando estratégias da PNL pode contribuir para que seja possível aumentar o comprometimento organizacional.

Ao longo deste breve estudo podemos perceber diversas oportunidades para um maior aprofundamento teórico, mas o nível abordado foi o suficiente para comprovar a proposta direta e simples de ser possível fazer a diferença no meio organizacional através de novas estratégias e ferramentas vindas da neurolinguística.

Para concluir, a PNL possui um grande arsenal de possibilidades para aplicação nas organizações e percebe-se como a mesma pode auxiliar no aumento do comprometimento organizacional tendo reflexo direto no desempenho corporativo.

Deixe seus comentários, acompanhe nossos próximos artigos e mergulhe no mundo da PNL aplicada ao Gerenciamento de Projetos.

Para informações mais profundas entre em contato com o autor [email protected] ou acesse http://www.claudioshen.com.br.

O entendimento de como podemos aumentar o engajamento dos colaboradores acaba se tornando um grande diferencial para enfrentar as adversidades cotidianas que cerca o universo de Gerenciamento de Projetos.  Neste artigo vamos aprender um pouco de como a PNL pode auxiliar com o tema "Engajamento...Engajamento dos colaboradores e os benefícios da PNL

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