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Fases de um projeto – As 5 etapas e suas características

O gerenciamento de um projeto vem acompanhado de grandes desafios e com o objetivo de minimizar tais desafios. Assim, projetos são normalmente divididos...
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Estudo de Caso – Como criar uma boa estruturação para projetos

Modelo de Estudo de Caso é um instrumento pedagógico que apresenta um problema mal estruturado.  E o que é um problema mal estruturado? É aquele que não tem uma solução pré-definida, exigindo empenho do aluno para identificar o problema, analisar evidências, desenvolver argumentos lógicos, avaliar e propor soluções.

Pode também ser definido como um problema que reproduz os questionamentos, as incertezas e as possibilidades de um contexto empresarial que dispara a necessidade de uma tomada de decisão.

O processo de chegar a uma decisão, por meio da análise e discussão individual e coletiva das informações expostas no Modelo de Estudo de Caso, promove o raciocínio crítico e argumentativo dos alunos.

Em função dessas características, o caso é considerado um valioso instrumento pedagógico, que desafia o aluno a raciocinar, argumentar, negociar e refletir – habilidades bastante demandantes do ponto de vista cognitivo e social.

Fique a vontade para, a qualquer momento, visitar a área Central de Downloads e baixar o material disponível do estudo e nos enviar melhorias com a finalidade de ser compartilhada gratuitamente para todos.

Modelo de Estudo de Caso

O Modelo de Estudo de Caso em questão apresenta o problema e uma solução proposta para um projeto de expansão de uma escola.

Ao final do artigo você encontrará materiais adicionais sobre o estudo mas é muito importante que você de continuidade na leitura e entendimento do probema.

Situação da Escola Darte

Atuando no mercado desde a década de 70, a Escola Darte se firmou, nos últimos anos, como uma das melhores escolas de São Paulo.  

Com uma demanda crescente em função do reconhecimento obtido, os donos da empresa resolveram executar um projeto de ampliação das instalações para que possam dobrar o número de alunos do ensino colegial que atualmente é de 150 estudantes.

A reforma precisa estar completamente pronta (incluindo as instalações do mobiliário e equipamento) até o final de janeiro do ano seguinte para que seja possível iniciar a utilização do novo espaço em 2014.

Caso esse prazo seja perdido, somente será possível utilizar o espaço construído para aumento das turmas em julho de 2014.

Nesse caso há duas alternativas:

  1. Aumentar o número de alunos em somente 30% do total da área (estimativa de alunos que entram no meio do ano);
  2. Alugar outro espaço para os alunos adicionais a um custo unitário de R$ 1.250,00 aluno/mês.

A abertura das vagas para o ano seguinte ocorre em outubro do ano anterior. Assim, nessa data é necessário haver bastante certeza sobre a disponibilidade do prédio para o ano seguinte.

A rentabilidade mensal de cada aluno é estimada em R$ 1.000,00, desconsiderando os custos para cobrir o capital investido.

O sucesso do projeto será considerado em função do menor custo total do projeto, levando-se em conta o custo de construção mais o custo de oportunidade.

Você foi escolhido o Gerente de Projeto e deve realizar uma apresentação contendo:

  1. Estrutura Analítica do Projeto;
  2. Exclusões de Escopo;
  3. Modelo de Cronograma do Projeto;
  4. Razões para seleção da alternativa;
  5. Premissas utilizadas
  6. Riscos envolvidos
  7. Curva S do projeto;
  8. Modelo de Status Report para ser utilizado contendo:
    • Curva S;
    • Indicadores de acompanhamento do projeto.

Dados sobre o projeto – Parte 1

Data de autorização: 1 de fevereiro de 2016;

  1. A empresa que elaborará o design já está contratada e espera um documento com os requisitos detalhados das novas instalações. Já existe um esboço feito que precisa ser aprovado pelo Board da Instituição;
  2. O custo da empresa de design para o serviço é de R$ 150.000,00 com um prazo de entrega de 15 dias úteis;
  3. A empresa também oferece outra opção de custo no valor de R$ 90.000,00 e prazo de entrega de 20 dias úteis;
  4. O processo de contratação da empreiteira fará parte do projeto;
  5. O estudo preliminar chegou às seguintes estimativas para o serviço de construção do novo prédio:
    1. Opção A: Custo: R$ 2.000,00/m2 – Prazo: 0,8 h/m2;
    2. Opção B: Custo: R$ 1.500,00/m2 – Prazo: 1,2 h/m2.
  6. A licença da obra possui um prazo legal mínimo de 90 dias úteis para ser liberada, podendo variar entre 45 dias úteis e 60 dias. A solicitação da licença deverá ser encaminhada ao órgão aprovador em formulário próprio e requer que o design do escritório esteja pronto. O curso da licença é de R$ 10.000,00;
  7. O terreno já foi adquirido e está preparado para a construção;
  8. O turno de trabalho padrão da empreiteira é de 8 h/dia;

Dados sobre o projeto – Parte 2

  1. O orçamento do projeto precisará ser aprovado pela diretoria da Escola;
  2. Contingente atual a ser alocado (as metragens de ocupação já consideram as áreas comuns e de circulação citadas no item anterior):
    1. Administrativos: 30 profissionais ocupando 4 m2 cada;
    2. Alunos: ocupação de i m2 cada.
  3. A obtenção dos novos alunos não será responsabilidade deste projeto;
  4. O processo de contratação dos equipamentos é parte do escopo ao seguinte custo:
    • Conjunto de Equipamentos e Móvel por aluno: R$ 1.000,00 com prazo de fabricação e entrega de 15 dias úteis a cada lote de 30 conjuntos;
    • Conjunto de Equipamentos e Móvel por Administrativo: R$ 5.000,00 com prazo de fabricação e entrega de 10 dias úteis a cada lote de 10 conjuntos.
  5. Os prazos dados acima ocorrem simultaneamente (em paralelo);
  6. O serviço de mudança está incluso no custo dos equipamentos e móveis e deve ocorrer em 20 dias após a aquisição;
  7. O Board da Escola determinou a realização de reuniões de status quinzenais;
  • Quadro de recursos internos da Escola disponíveis para o trabalho no projeto:
RecursoQtd.Custo
Gerente Administrativo (Gerente do Projeto)1R$ 70,00 /h
Auxiliar Administrativo2R$ 20,00 /h
  1. Quadro de dias não trabalhados na escola
Evento20132014
Confraternização Universal01/0101/01
Carnaval12/0204/03
Paixão de Cristo29/0318/04
Tiradentes21/0421/04
Dia do Trabalho30/0519/06
Corpus Christi30/0519/06
Independência07/0907/09
N. S. Aparecida12/1012/10
Finado02/1102/11
República15/1115/11
Natal25/1225/12

Observação

O objetivo do Modelo de Estudo de Caso apresentado é oferecer um caminho para uma possível solução do projeto proposto utilizando-se uma série de ferramentas disponíveis na Prática da Gestão de Projetos.

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