Riscos do projeto – 78 questões para se pensar

Relação de 78 questões a serem respondidas junto ao time do projeto para identificar os riscos do projeto e definir as respostas necessárias

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Mudanças sistemáticas, quebra de paradigmas e a constante necessidade de criação de novos modelos de negócios estão presentes na moderna economia em que vivemos. Junto a estes fatores encontramos ainda a dificuldade do governo em realizar investimentos, empreendimentos e projetos de grande porte, o que sem dúvida requer uma atenção muito grande na identificação dos riscos do projeto, planejamento, lista de riscos e as respostas necessárias para o sucesso do projeto.

Empreendimentos como tais possuem, na sua maior parte, uma grande quantidade de Stakeholders que devem ser cuidadosamente gerenciados e a identificação de riscos realizada para que se disponibilize a informação certa, na hora certa e para a pessoa certa com a qualidade esperada.

Desta forma o Gerenciamento de Riscos em projetos passa a ter papel fundamental e cada vez mais importante.

Definição de risco

De acordo com Raz e Hillson (2005):

Não existe consenso na literatura com relação à definição do termo risco em Gerenciamento de Projetos. Desta forma utilizaremos as 3 abordagens pregadas pelos autores:

Para o PMI:

Risco é um evento ou condição incerta que, se ocorrer, tem um efeito positivo ou negativo em um ou mais objetivos do projeto como escopo, prazo, custo e qualidade.

Ainda para esta organização, Riscos estão ligados diretamente às Premissas e Restrições do projeto.

Riscos do projeto

Como Plano de Gerenciamento de Riscos pronto, damos então início a identificação dos riscos do projeto.  Somente após a identificação dos riscos do projeto é que podemos avançar às próximas etapas de análise, planejamento das respostas e controle.

O objetivo da identificação de riscos é gerar a lista de riscos que podem afetar os objetivos do projeto positiva ou negativamente, gerando oportunidades ou ameaças. Este é o processo que dispara o Gerenciamento de Riscos.

gp4us - Checklist de riscos

A atualização da lista e dos riscos do projeto serão sempre um processo interativo pois, novos riscos podem surgir ou ser identificados ao longo do ciclo de vida do projeto.

Para a constante atualização da lista de riscos através da identificação de novos dos riscos torna-se necessário avaliar todos os aspectos que envolver as incertezas, ou seja, as fontes potenciais de riscos:

Riscos do projeto – Resposta SIM

Na lista abaixo com os riscos do projeto, a identificação deve ser considerado quando a resposta for SIM.

IDLista 1SimNão
1Temos previsto alguma mudança nos processos da organização ?
2Temos previsto alguma mudança na diretoria da organização ?
3Temos previsto alguma aquisição ou fusão de empresas durante o projeto ?
4Temos individuado se as exigências do negócio poderão mudar durante o projeto ?
5Precisarão ser empregadas novas técnicas para atingimento do sucesso do projeto ?
6Serão usados fornecedores terceirizados ou quarteirizados ?
7O projeto tem dependência de um outro projeto ?
8Há possíveis restrições com terceiros, caso eu os utilize como força de trabalho ?
9Terceiros podem impor restrições ao trabalho ?  Ex: Não poderem entrar no site do meu cliente ?

 

Riscos do projetos – Resposta NÃO

Na lista abaixo com os riscos do projeto, a identificação deve ser considerado quando a resposta fo NÃO.

IDLista 2SimNão
1Que tipo de estrutura organizacional estamos? Se for funcional ou matricial fraca certamente temos um alto risco do projeto se perder na sua gestão
2A autoridade do gerente do projeto está definida e clara para toda a organização?
3Temos um patrocinador do projeto com influência na organização?
4Temos a equipe do projeto claramente definida?
5Foi feito o plano de comunicação para esta equipe e todos os membros compreendem a finalidade do projeto?
6Todos os stakeholders foram identificados? Sabemos seus graus de influência e importância para o projeto?
7Temos uma matriz de responsabilidade claramente definida para todos os participantes do projeto?
8Na definição do escopo do produto ou serviço a ser entregue, está claro para nós e para o cliente o que deverá ser entregue?
9Os critérios de aceitação do produto ou serviço são mensuráveis?
10Os objetivos dos projetos foram claramente definidos?
11Temos uma justificativa para o projeto?
12Temos claramente definido o propósito do projeto e seus benefícios?
13O projeto está formalmente aprovado pela organização e faz parte do Scorecard de priorização de projetos para o ano?
14Temos o orçamento do projeto aprovado?
15O prazo para cumprirmos a execução do projeto é factível?
16O prazo para cumprirmos a execução do projeto é muito apertado?
17Temos fatores culturais que podem influenciar o andamento do projeto?
18Temos leis que podem influencia o andamento do projeto?
19Estamos obedecendo todas as regras e procedimentos da nossa empresa no nosso projeto?
20Estamos obedecendo todas as regras e procedimentos da empresa que nos contratou o projeto?
21Se estamos fazendo aquisições temos um único fornecedor para determinado produto ou serviço?
22Estamos fazendo transporte de equipamentos e/ou materiais para o projeto?
23Estamos fazendo importação de bens ou serviços?
24Temos alguma data crítica para conclusão do projeto, principalmente por motivação comercial?
25Temos multas ou penalidades previstas no contrato caso não consigamos cumprir prazos ou o produto gerado não estiver conforme?
26Todas as métricas de qualidade do produto ou serviço estão definidas através de critérios claros e mensuráveis?
27Temos a declaração de escopo do projeto elaborada e aprovada por todos?
28Temos um cronograma e orçamento elaborados e aprovados por todos ?
29Temos um plano de qualidade elaborado e aprovado por todos?
30Temos um plano de risco elaborado e aprovado por todos?
31Os limites de alcance do projeto estão claramente definidos? Temos os itens que não fazem parte do escopo claramente explicitados na nossa documentação?
32A responsabilidade do cliente no projeto está claramente definida?
33Temos uma EAP e seu dicionário de dados elaborada e aprovada?
34Na EAP elaborada temos sub-produtos com seus respectivos critérios de aceitação descritos de forma que possam ser mensurados de uma forma explícita ?
35Temos calculado o impacto caso o projeto fracasse ?
36Temos todo o conhecimento técnico requerido disponível na equipe ?
37Temos alguma limitação técnica no projeto ?
38Estamos usando alguma tecnologia nova ou pouco difundida ?
39Estamos usando equipamentos de difícil manuseio ?
40Temos todas as informações necessárias para o projeto disponíveis ?
41O escopo está claro ou ainda temos dúvidas sobre o mesmo ?
42Todas as etapas elementares foram claramente identificadas?
43As dependências das etapas elementares foram estabelecidas e definidas ?
44A duração das etapas está claramente definida e aprovadas por todos incluindo o cliente ?
45Os responsáveis por trabalhar nas etapas estão identificados e devidamente alocados ?
46Temos algum recurso crítico para o projeto ?
47Temos o SOW devidamente elaborado com os tipos de contratos definidos para as aquisições que iremos fazer ?
48Todos os recursos estão disponíveis de fato? Estamos tratando a alocação de recursos de forma realista ?
49Temos o compartilhamento de recursos com outros projetos ?
50As prioridades de carga de trabalho estão claramente definidas ?
51Os gerentes funcionais concordaram em ceder os recursos para o nosso projeto ?
52Os gerentes funcionais estão devidamente informados e envolvidos com o nosso projeto ?
53Todos os recursos alocados aceitaram trabalhar no nosso projeto e estão comprometidos com o mesmo ?
54O plano do projeto está suficientemente detalhado de forma que consigamos entender claramente o que devemos produzir em cada pacote de trabalho ?
55Os principais interessados assinados os documentos do projeto, incluindo o plano de projeto gerado?
56Os procedimentos que devemos seguir no projeto foram estabelecidos e compreendidos?
57Temos uma ferramenta eficaz de comunicação definida e divulgada para todos ?
58Todos conhecem e sabem lidar com as ferramentas de comunicação definidas para o projeto?
59A informação de tarefas, execução, problemas e soluções estão disponíveis para os membros da equipe?
60Temos um cronograma de marcos para fazermos os relatórios gerenciais?
61Temos um software para elaborar cronograma e orçamento?
62Temos templates para gerar a documentação do projeto?
63As medidas de desempenhos, os critérios adotados para medir o desempenho estão devidamente definidos e aprovados por todos?
64Temos uma ferramenta (framework) para gestão de todo o projet ?
65Temos um repositório de dados para armazenarmos as informações do projet ?
66Temos templates para gerarmos as atas de reuniões?
67Temos definido como faremos para tomarmos ações corretivas no projeto em caso de problemas com custos, escopo, qualidade ou tempo ?
68Se os recursos do terceiro não trabalharem adequadamente temos definido a regra de reposição deste recurso?
69Está definido como cobriremos férias e afastamento médico caso tenhamos recursos terceirizados no nosso projeto?