18 C
São Paulo
quarta-feira, outubro 18, 2017

PNL

PNL - Programação Neurolinguística

Programação neurolinguística (PNL) é uma abordagem de comunicação, desenvolvimento pessoal e psicoterapia criado por Richard Bandler e John Grinder na California, Estados Unidos na década de 1970.

Os criadores da PNL afirmam que existe uma conexão entre os processos neurológicos, a linguagem e os padrões comportamentais aprendidos através da experiência, e que estes podem ser alterados para alcançar informações específicas e metas na vida.

Bandler e Grinder também afirmam que essa pode modelar as habilidades de pessoas excepcionais, permitindo que alguém adquira essas habilidades.

Eles afirmam também que, muitas vezes em uma única sessão a Programação Neurolinguística pode tratar problemas como fobias, depressão, distúrbios tipos, doença psicossomática, miopia, alergia, resfriado comum, e distúrbios de aprendizagem.

Tem sido cientificamente desacreditada, mas continua a ser comercializado por alguns hipnoterapeutas e por algumas empresas que organizam seminários e workshops sobre treinamento de gestão para empresas.

Não há evidências científicas que apoiem as alegações feitas pelos defensores da PNL sendo então desacreditada e tratada como uma pseudociência por especialistas.

Revisões científicas afirmam que a PNL se baseia em metáforas desatualizadas de como funciona o cérebro que são inconsistentes com a teoria neurológica atual e contêm numerosos erros factuais.

Revisões também descobriram que toda a pesquisa de apoio sobre a PNL continha falhas metodológicas significativas e que havia três vezes mais estudos de uma qualidade muito maior que não conseguiram reproduzir as "reivindicações extraordinárias" feitas por Bandler, Grinder e outros praticantes.

Mesmo assim, a Programação Neurolinguística foi adotada por alguns hipnoterapeutas e também por empresas que realizam seminários comercializados como treinamento de liderança para empresas e agências governamentais.

PNL aplicada ao gerenciamento de projetos

Dentro do Gerenciamento de Projetos inúmeras são as variáveis que afetam o seu desempenho e, sem dúvida nenhuma, o capital humano envolvido em todas...

Conecte-se

0FãsCurtir
1,744SeguidoresSeguir
3,910InscritosInscrever
- Advertisement -

Latest article

KickOff Meeting com PNL: O Marco de Início – Parte II

Estamos dentro de uma nova série aplicando PNL no Gerenciamento de Projetos e o foco é dar continuidade no tema: KickOff Meeting.  Caso se você...
gp4us - Categorizando os milesontes do projeto

Marco do projeto: Como classificar as entregas e benefícios do projeto

Um Milestone ou Marco do Projeto, segundo o PMBOK, corresponde a "Um ponto ou evento significativo no projeto". Desta forma os Marcos do Projeto referem-se a momentos fundamentais...
gp4us - PNL aplicada a Reunião de KickOff

KickOff Meeting com PNL: Visão Geral do Projeto – Parte III

Estamos dentro de uma nova série aplicando PNL no foco é dar continuidade ao tema: KickOff Meeting.   Caso se você ainda não desde o início,...