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Fases de um projeto – As 5 etapas e suas características

O gerenciamento de um projeto vem acompanhado de grandes desafios e com o objetivo de minimizar tais desafios. Assim, projetos são normalmente divididos...
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Ciclo de melhoria contínua PDCL – Aprendendo a cada iteração

No ritmo que as coisas vão, em breve ninguém vai perguntar se você é ágil ou não, pois não haverá mais sentido esta pergunta: todos seremos ágeis. Se você é de TI, você tem que ler e avaliar Scrum, XP, LSD, FDD, DDD, TDD, Crystal etc., mas se não é, está com sorte! Basta entender os princípios e o que é o Ciclo de melhoria contínua PDCL, um framework com mais de 50 anos, enxuto e ágil por natureza.

Ciclo de melhoria contínua PDCL

Com ciclo iterativo-incremental de Deming, o conhecido PDCA (Plan-Do-Check-Act), alterando o A por L (Learn), veremos que isto é suficiente para melhorar o trabalho de qualquer área, sejam elas:

  • Tesouraria;
  • Redação;
  • Distribuição;
  • Marketing;
  • Planejamento;
  • Departamento pessoal;
  • Financeiro;
  • Multimídia.

Tudo isso desde que selecionemos boas práticas que o suportem.

Ciclo de melhoria contínua

Para efeito visual e estabelecimento de um modelo mental é importante a inclusão de duas informações adicionais ao ciclo de melhoria contínua.

Entre o Learn e Plan vamos incluir um marco de Visão para esclarecer que é fundamental ter um alinhamento estratégico e definição de metas que vão além daquilo que estamos construindo naquele momento.

Outra inserção, entre o Do e Check, deve ser uma Daily, pela importância de haver um alinhamento de execução no mínimo a cada 24 horas:

Visão

É fundamental se utilizar de boas práticas de refinamento de visão e estratégia, bem como da convergência de técnicas como Business Model Canvas, Stream Value Mapping, User Story Mapping para entender e perceber sonhos e superpoderes desejados para o negócio, produto ou serviço.

Também é importante manter dinâmicas de business brainstorming, evitando atos isolados e favorecendo decisões coletivas e amplificadas.

Estratégia não é algo que se faz sozinho:

  • Admita que todos podem ter boas ideias;
  • Senso de pertença e engajamento se conquista mais fácil com participação efetiva;
  • Discurso, prática e transparência é o melhor caminho;
  • Somente conhecendo e acreditando nos engajamos.
Ciclo de melhoria contínua

1º P (Plan)

Planejamento: em períodos recorrentes de no máximo 1 mês, é preciso parar e planejar o próximo período, discutir o que temos pela frente, equipe, atividades, datas-marcos, riscos e oportunidades.

Essas discussões servem para agregar o que já aprendemos, além de oferecer sentimento de propriedade ao time, de posse das informações, cientes de seu papel e envolvimento:

  • Toda equipe reunida para estimar o próximo ciclo;
  • Utilize um quadro branco ou folhas A1;
  • Evite atividades pequenas ou grandes demais;
  • Separar visualmente o que é projeto de operação;
  • Defina metas e métricas para depois acompanhar;
  • É importante esclarecer as prioridades e contingências.

2° D (Do)

Realização: a execução das atividades e tarefas planejadas e mesmo extras deve ser diariamente acompanhada de uma breve reflexão se estamos no caminho certo para cumprir datas e objetivos acordados.

Todo o time deve diariamente buscar antecipar entregas ou corrigir desvios, fluindo estas informações aos demais interessados, para evitar surpresas:

  • Focar na auto-organização para atingir os objetivos;
  • Colaboração para garantir entregas frequentes;
  • Multidisciplinaridade merece investimento;
  • Não pode haver surpresas, quer para o bem ou mal;
  • Dissemine conhecimento, motivação é tudo;
  • Evite fazer mais do mesmo, tente fazer diferente.

Daily

Assim como no Framework Scrum, é fundamental o uso de um quadro de tarefas para acompanhamento de evolução de status do trabalho, que será intensamente usado em reuniões diárias ou frequentes, posteriormente dissecado durante a retrospectiva, na permanente busca por pontos de melhoria, mitigação de riscos e aproveitamento de oportunidades.

3º C (Check)

Acompanhamento: a opção por um quadro de tarefas, com status e métricas ou o tipo que mais se adequar para a gestão visual conforme suas características, com o planejado ou não.

É fundamental para que se exerça diariamente o modelo-mental de compartilhar os objetivos, realismo, transparência, inspeção e adaptação, eliminando estoque e surpresas.

  • Use gestão visual e evite congestionar com supérfluos;
  • É importante que transpareça a realidade de todos;
  • Não espere o modelo ideal, comece e refatore;
  • É importante o uso de selos especiais;
  • Pode ter linhas por pessoa, projeto, prioridade etc.

4º L (Learn)

Retrospectivas: a cada fechamento de período, a equipe deve se reunir para aprender com o acúmulo de suas experiências.

Isso é fundamental para a premissa de melhoria contínua de um processo iterativo-incremental como este.

Refletir e permitir que o próprio time organize-se quanto a continuar, corrigir, começar ou abandonar práticas, de acordo como que estas agregam.

Ciclo de melhoria contínua | Estratégias para inovação

Volto ao conceito de exploitation e exploration relativos à teoria da organização baseada no aprendizado e no conhecimento.

Trata-se do ideal de equilibrar recursos ao longo do tempo entre a aprendizagem gerada pela exploração de algo conhecido ou na busca da inovação competitiva.

O objetivo da busca pela inovação é criar valor para o negócio sob diferentes formas, em melhorias incrementais de produtos existentes, com o desenvolvimento de novos produtos e serviços, redução de custos, aumento da eficiência, novos modelos de negócios, novos empreendimentos, entre outras formas.

Busque inspiração no Design Thinking, no seu duplo diamante, conceito também utilizado na base do gamestorming.

O método de criação da inovação é criar funis imaginários, idear, descobrir, selecionar e desenvolver, para então refiná-los em formas úteis, buscar ganhos, aumentar eficiência, reduzir custos.

Estratégia de inovação é estabelecer boas práticas que alimentem e processem o funil. Se você acha que o primeiro passo é gerar muitas ideias, talvez você esteja olhando para o lado errado.

Assim como uma mina de minério de ferro, há muito trabalho prévio à retirada do primeiro quilo das profundezas da terra.

Temos de começar o processo de inovação com o pensamento estratégico, para assegurar que ideias serão bem trabalhadas e que estarão alinhadas com a estratégia.

1º. Pensamento estratégico

O processo de inovação começa com o objetivo de criar um diferencial competitivo, sobre como a inovação vai agregar valor aos seus propósitos estratégicos, incentivando este exercício nas áreas onde a inovação tem o maior potencial para conversão desta energia em vantagem estratégica.

2º. Gestão de portfólio de inovação

Toda inovação está sujeita a dar certo ou errado.

É fundamental administrar carteiras de inovação, equilibrar os riscos inerentes ao desconhecido com as recompensas alvo de sucesso, gerando hipóteses, validando, arriscando, aprendendo, falhando, tomando decisões.

3º. Pesquisa

Nas pesquisas, trabalharemos diferentes tecnologias, mudanças sociotécnicas, expondo as oportunidades para a inovação.

O resultado de uma boa gestão de portfólio de inovação é uma carteira de inovação, uma mistura de projetos de curto e longo prazos nos quatro estágios do ciclo de melhoria contínua de inovação:

  • Idear;
  • Prototipar;
  • Descobrir;
  • Modelar.

4º. Insight

Este processo de inovação difere da geração fortuita de ideias.

É o resultado de uma estratégia bem aplicada para a geração e desenvolvimento de proposições inovadoras, é o resultado de equipes e pessoas instigadas a fazê-lo de forma a perceber e preencher oportunidades;

5º. Materialização

Chega a hora da construção Considerando que somos agilista, cabe relembrar o uso de boas práticas de MVP, ciclos iterativos-incrementais, equipes multidisciplinares, foco em valor, eliminação de desperdícios e nos princípios ágeis aplicados a UX, desenvolvimento, qualidade, resultados.

6º. Desenvolvimento do cliente

Momento de atender uma demanda órfã ou trabalhar para criar uma nova demanda, por uma nova solução ou produto inovadores.

É a apresentação e compreensão desta inovação em busca de um crescimento rápido e sustentável das vendas.

7º. Aceitação

É chegada a hora do Exploitation. Agora que ganhamos o retorno financeiro com a venda de sucesso dos novos produtos e serviços, vamos colher os benefícios e trabalhar para gerar ciclos de aumento da eficiência e produtividade, persistindo e ampliando pelo máximo de tempo o investimento.

Atempo, quer a seleção, pesquisa e desenvolvimento tenham gerado bons
resultados ou não, está na hora de iniciar um novo ciclo de Exploration.

No ritmo que as coisas vão, em breve ninguém vai perguntar se você é ágil ou não, pois não haverá mais sentido esta pergunta: todos seremos ágeis. Se você é de TI, você tem que ler e avaliar Scrum, XP, LSD, FDD, DDD, TDD,...Ciclo de melhoria contínua PDCL - Aprendendo a cada iteração

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