Ciclo de vida do Projeto: Entenda o que é e como funciona

Entender e saber diferenciar as fases de um projeto é de suma importância para qualquer Gerente de Projetos, especialmente o que estão iniciando na carreira.

0
171
gp4us - Ciclo de vida do projeto
Ciclo de vida do Projeto: Entenda o que é e como funciona
5 (100%) 3 votes

Para melhor planejar, executar, monitorar e controlar, nós dividimos um projeto em “pedaços” menores, denominados “fases”, controladas pelo ciclo de vida do projeto e cujos nomes e quantidade são determinados pelas necessidades do gerenciamento de cada projeto.

O ciclo de vida do projeto (project life cycle) é formado pelo seu conjunto de fases.

 

Ciclo de vida do projeto

Cada fase do projeto possui um grupo de tarefas (entregas, atividades e marcos) relacionadas de forma lógica, e a sua conclusão é marcada pela entrega de todos os deliverables (entregas) previstos para aquela fase.

Um deliverable é qualquer produto ou serviço, tangível e verificável, que deve ser produzido para completar um projeto ou parte dele.

Para ser verificável, ele deve atender a padrões predeterminados para sua conclusão, como especificações de desenho (design) de um produto (por exemplo, um novo carro) ou uma lista de verificação das etapas concluídas como parte de um serviço (por exemplo, a manutenção dos equipamentos de uma fábrica).

As inspeções e/ou reuniões realizadas ao final de cada fase, com o objetivo de verificar se sua conclusão foi alcançada, são chamadas de revisões (reviews, phase exits, stage gates, kill points).

Essas revisões irão determinar se o projeto deve continuar para sua próxima fase e irão detectar e corrigir erros que estejam afetando a performance.

Deve-se distinguir o ciclo de vida do projeto do ciclo de vida do produto.

Exemplo do ciclo de vida de um projeto

Por exemplo, o ciclo de vida de uma bicicleta (produto) em uma indústria poderia ser: concepção, estudo de viabilidade, desenho, prototipagem, lançamento, fabricação e descontinuidade do produto.

Um projeto poderia ser executado para atender a uma ou mais fases desse ciclo de vida (por exemplo, o estudo de viabilidade). Vale ressaltar que a fabricação de bicicletas, por ser um processo contínuo e repetitivo, não é considerada um projeto.

Atenção que os grupos de processos de gerenciamento do projeto (Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Controle e Encerramento) não são fases e, portanto, não forma o ciclo de vida do projeto.

Na realidade, os processos correspondentes a esses grupos podem ocorrer em cada uma das fases do projeto.

gp4us - Ciclo de vida do projeto

O conceito de fase é fundamental para a Estrutura Analítica do Projeto (EAP).

Para saber como, leia o meu artigo Como elaborar a Estrutura Analítica de um Projeto (EAP).

A definição das fases do ciclo de vida de um projeto está diretamente ligada ao tipo de produto a ser gerado. Embora muitos ciclos de vida de projetos possuam fases com nomes similares e requeiram deliverables similares, poucos ciclos são idênticos.

Um ciclo de vida genérico para o gerenciamento de um projeto está ilustrado na Figura 1.

Exemplos de Ciclo de Vida de Projetos

Alguns tipos de projetos, a partir da experiência em seu gerenciamento, passaram a ter as suas fases determinadas de forma a que atendessem melhor às suas peculiaridades.

A seguir são apresentados alguns exemplos que podem servir de orientação para os leitores, não havendo aqui nenhuma intenção de que eles sejam recomendados ou preferidos e/ou sejam adequados para qualquer tipo de projeto que objetivem entregar o mesmo produto, serviço e/ou resultado.

1) Criação de uma empresa startup

gp4us - Ciclo de vida do projeto

Fonte: Felipe Ribeiro e Carlos Magno Xavier

2) Implantação ou Melhoria de Processo

gp4us - Ciclo de vida do projeto

Fonte: Carlos Magno Xavier

3) Desenvolvimento de um projeto de investimento de capital

gp4us - Ciclo de vida do projeto

Fonte: Sistemática PRODEP da Petrobras

4) Implantação de uma nova tecnologia da informação

gp4us - Ciclo de vida do projeto

Fonte: Carlos Magno Xavier

5) Desenvolvimento de um novo produto

gp4us - Ciclo de vida do projeto

Fonte: Carlos Magno Xavier

6) Construção Civil

gp4us - Ciclo de vida do projeto

Fonte: Carlos Magno Xavier

7) Melhoria da Gestão de Projetos e Portfólio

gp4us - Ciclo de vida do projeto

Fonte: Carlos Magno Xavier

8) Organização de um evento

gp4us - Ciclo de vida do projeto

Fonte: Carlos Magno Xavier

Conclusão

Vimos neste artigo o conceito de ciclo de vida de um projeto.

Podemos ter um template com as fases para um tipo de projeto, mas é importante verificar a necessidade de adaptá-lo para cada implementação específica de um projeto.

Referências Bibliográficas

  • PMI – Project Management Institute (Editor). A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK®). USA: PMI, 2017.
  • XAVIER, Carlos Magno da Silva – Gerenciamento de Projetos – Como definir e controlar o escopo do projeto. São Paulo – SP. Editora Saraiva – 3ª edição, 2016.
COMPARTILHAR
Artigo anteriorOs dez mandamentos da estrutura analítica do projeto
Próximo artigoDesign Thinking: Solucionando problemas de forma colaborativa
Carlos Magno Xavier

Eleito em 2010 uma das cinco personalidades da década na área de gerenciamento de projetos no Brasil. É professor do MBA em Projetos da FGV e Sócio-Diretor da Beware Consultoria Empresarial Ltda. Sua experiência profissional, de mais de vinte anos em gerência de projetos, inclui a consultoria de implantação de metodologia de gerenciamento de projetos em várias empresas (TIM, BR Distribuidora, Petrobras etc.). É autor / co-autor de dezessete (17) livros, entre eles “Metodologia de Gerenciamento de Projetos – Methodware”, eleito em 2010 o MELHOR LIVRO BRASILEIRO DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS DA DÉCADA).

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Informe seu nome