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Fases de um projeto – As 5 etapas e suas características

O gerenciamento de um projeto vem acompanhado de grandes desafios e com o objetivo de minimizar tais desafios. Assim, projetos são normalmente divididos...
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Glossário em Gestão de Projetos – O que você precisa saber

Olá Gerente de Projeto. Neste post apresentaremos o glossário em gerenciamento de projetos e os principais termos técnicos que você precisa conhecer; porém, apenas o que considero os mais importantes. 

Lembro porém que o que é apresentado aqui é apenas o início e serve como incentivo para que o leitor possa dar continuidade na busca por conhecimento.

Recomendo fortemente a leitura complementar apresentada na bibliografia, principalmente o PMBOK®.

A

Assumptions ou Premissas

Fatores que, para fins de planejamento, são considerados verdadeiros, reais ou certos sem prova ou demonstração.

As premissas afetam todos os aspectos do planejamento do projeto e fazem parte da elaboração progressiva do projeto.

Frequentemente, as equipes do projeto identificam, documentam e validam as premissas durante o processo de planejamento. Geralmente, as premissas envolvem um grau de risco.

Activity ou Atividade

Conjunto de tarefas que resultam em um trabalho realizado, podendo ser observado e/ou medido em termos de percentual executado.

B

Baseline ou Linha de base

É um conceito de gerenciamento de configuração que nos ajuda a controlar as mudanças realizadas nos itens de configuração de uma empresa.

Ao aprovarmos uma determinada configuração, seja de hardware ou de software, estaremos criando uma baseline.

Toda vez que houver uma alteração em um item de configuração, uma nova baseline é gerada, para fins de comparação com a anterior e consequente aprovação (ou não) das mudanças.

Benchmarking

Benchmarking é a busca das melhores práticas num determinado setor de atividade que conduzem à melhoria de desempenho de uma organização.

Seu propósito é estimular e facilitar as mudanças organizacionais e a melhoria de desempenho das organizações através de um processo de aprendizado com as melhores práticas conhecidas.

Business Case

Business Case é o documento que descreve a motivação ou necessidades que gerou o projeto, destacando os principais benefícios / economias esperadas com a realização do projeto.

C

Constraint ou Restrição

O estado, a qualidade ou o sentido de estar restrito a uma determinada ação ou inatividade.  

Uma restrição ou limitação aplicável, interna ou externa ao projeto, que afetará o desempenho do projeto ou de um processo.

Por exemplo, uma restrição do cronograma é qualquer limitação ou condição colocada em relação ao cronograma do projeto que afeta o momento em que uma atividade do cronograma pode ser agendada e geralmente está na forma de datas impostas fixas.

Cost Estimate ou Estimativa de Custo

Estimativa do custo dos recursos necessários para completar as atividades do projeto.

Critical Path ou Caminho Críico

É a sequência de atividades mais longa do início até o término do projeto, que leva em conta todas as dependências entre as tarefas.

Possibilita identificar um conjunto de atividades ou tarefas críticas do projeto, ou seja, aquelas em que, se houver atraso, provocam atraso na execução de todo o projeto.

Curva S

Representação gráfica dos custos, horas trabalhadas ou outras quantidades acumuladas, colocadas em função do tempo.  

O nome deriva do formato da curva similar à letra S, produzido por um projeto que se inicia lentamente, acelera e depois reduz seu ritmo.

D

Deliverables ou Entregáveis

Podem ser tangíveis como documentos, protótipos, módulos de um software ou intangíveis como homologação e treinamentos, os entregáveis correspondem a partes do projeto que foram completados.

E

Effectiveness ou Eficácia

Fazer o que deve ser feito, fazendo a coisa certa.  Corresponde ao grau com que são atingidas as expectativas de alguém.

Efficiency ou Eficiência

Relação entre o volume de esforços e o nível de resultados alcançados, representando quão bem se utilizam tempo e recursos para obter determinados resultados.

Eficiência significa executar com qualidade o que foi planejado, otimizando os processos, produzindo alternativas criativas, com salvaguarda de recursos e melhor custo benefício.

Estimate ou Estimativa

Cálculo antecipado de resultados quantitativos, geralmente aplicado aos custos, recursos e duração de um projeto.

G

Gantt Chart ou Gráfico de Gantt

Desenvolvido em 1917 pelo engenheiro mecânico Henry Gantt, esse gráfico é utilizado como uma ferramenta de controle de produção. Nele podem ser visualizadas as tarefas de cada membro de uma equipe, bem como o tempo utilizado para cumpri-la.

Gold Plate ou Trabalho Desnecessário

Significa entregar a mais do que foi pedido, a mais do que foi contratado e a mais do que está se esperando, com o objetivo de agradar ou de ser melhor recebido com o aceite de um produto.  

K

Key Performance ou Indicador de Desempenho

Qualquer medição de características de produto ou processo utilizado pela organização para avaliar e melhorar seu desempenho e acompanhar o progresso.

M

Milestone ou Marco

Técnica de gerência de projetos que permite o teste da funcionalidade de um novo produto ao longo do projeto, não é uma atividade e não possui duração.

O termo é uma expressão inglesa (referente a um marco quilométrico) utilizada como designação de um ponto de controle em um cronograma, através da definição de pontos de checagem ou marcos de desenvolvimento.

P

PERT

Técnica específica de desenho de redes e cálculo probabilístico da duração de atividades, usada na administração de projetos.  

Cálculo probabilístico de duração de atividade a partir da média ponderada das três estimativas (duração otimista, pessimista e mais provável).

PMI® – Project Management Institute

Organização profissional internacional sem fins lucrativos, que fornece métodos para gerenciamento de projetos.

Com sede na Filadélfia, Pensilvânia (EUA), esta entidade tem mais de 200.000 membros distribuídos em 171 países, por isso é considerada atualmente a maior instituição do mundo na área de gerenciamento de projetos.

PMBOK® – Guide to the Project Management Body of Knowledge

De autoria do Standards Committee (Comitê de Padronização) do PMI®  procura contemplar os principais aspectos que podem ser abordados no gerenciamento de um projeto genérico.

Não se trata de uma metodologia de gerenciamento de projetos e, sim, de uma padronização das melhores práticas, identificando e nomeando processos, áreas de conhecimento, técnicas, regras e métodos.

PMP® – Project Management Professional

A Certificação Project Management Professional(PMP®) do PMI® é a credencial profissional mais reconhecida e respeitada em termos mundiais no que tange ao Gerenciamento de Projetos.

Em 1999, o PMI tornou-se a primeira organização no mundo a ter seu Programa de Certificação reconhecido pela International Organization for Standardization (ISO) 9001. PMO – Project Management Office

Estrutura dentro da organização responsável por que excerce desde funções de treinamento e padronização das metodologias até efetivamente gerenciar os projetos.

Portfólio

Um conjunto de projetos ou programas e outros trabalhos agrupados para facilitar o gerenciamento eficaz desse trabalho a fim de atender aos objetivos de negócios estratégicos.

Os projetos ou programas do portfólio podem não ser necessariamente interdependentes ou diretamente relacionados.

Program ou Programa

Cada programa articula um conjunto de medidas que concorrem para o cumprimento de diretriz de médio prazo.

As medidas previstas nos programas, normalmente, identificam-se melhor a projetos visando à produção de produto ou resultado singular, que contribuem para o melhor desempenho da organização.

Project ou Projeto

Um conjunto de atividades ou medidas planejadas para serem realizadas, com responsabilidade de execução definida, a fim de alcançar determinados objetivos e resultados mensuráveis.

R

Resource Allocation ou Alocação de Recursos

Atribuição dos recursos disponíveis para o projeto no desenvolvimento de atividades necessárias a conclusão do projeto.

S

Scheduler ou Cronograma

Sequência de datas de execução das tarefas necessárias para a realização do escopo do projeto, listadas no WBS.

Scope ou Escopo

É tudo o que deverá ser feito para se atingir o objetivo do projeto, o que o projeto deve entregar. 

É dividido em:

  • Escopo do Projeto;
  • Escopo do Produto.

Sponsor ou Patrocinador

Pessoa responsável por oferecer todos os recursos financeiros necessários para a conclusão do projeto.

Stakeholders ou Partes Interessadas

Pessoas e organizações, como clientes, patrocinadores, organizações executoras e o público, que estejam ativamente envolvidas no projeto ou cujos interesses possam ser afetados de forma positiva ou negativa pela execução ou término do projeto.

Elas podem também exercer influência sobre o projeto e suas entregas.

Skills ou Habilidades

Capacidade de usar o conhecimento, uma aptidão desenvolvida e / ou uma capacidade de executar ou realizar uma atividade de modo eficaz e rápido.

T

Task ou Tarefa

Unidade coerente e lógica de trabalho em um projeto, que não é muito grande ou muito pequena para ser acompanhada. Pacotes de trabalho.

Team Project ou Equipe do Projeto

Recursos humanos dedicados em tempo integral ou parcial designados ao projeto para gerar e implantar as entregas esperadas da execução do projeto.  

Ajudará a elaborar o escopo e a concretizar os objetivos estabelecidos para o projeto.

W

WBS – Work Breakdown Structure ou Estrutura Analítica do Projeto

Detalhamento de todas as atividades do projeto. 

Normalmente se faz numa planilha e fica a cargo do responsável pela tarefa identificar todas as sub-tarefas que deve realizar para que determinado objetivo seja atingido.

Work Package ou Pacote de Trabalho

Um produto, serviço ou componente de trabalho do projeto no nível mais baixo de cada ramo da Estrutura de Decomposição do Trabalho (EDT ( WBS )).

É a base para o desdobramento em atividades.

Bibliografia

  • PMI – Project management Instituto Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®) – Quinta Edição. Newtown Square – Project Management Institute, 2013
  • http://pt.wikipedia.org/wiki/
  • HELDMAN, Kim. Gerência de projetos, Guia para o exame official do PMI. 5º edição, PMI. Campus, 2009.

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