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Fases de um projeto – As 5 etapas e suas características

O gerenciamento de um projeto vem acompanhado de grandes desafios e com o objetivo de minimizar tais desafios. Assim, projetos são normalmente divididos...
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Inovação e Criatividade: Design Thinking e Gamificação

Com a necessidade de inovação e criatividade nos espaços diversos de trabalho o Design Thinking (DT) vem ser uma estratégia que vai mexer com os desafios e com os paradigmas. Sua proposta é inovar os espaços de trabalho de form a a influenciar os comportamentos das pessoas, porém buscando a qualidade para obter um resultado positivo. É importante entender inicialmente o que é inovação antes de definir o que é DT (DESIGN THINKING). É importante conhecer conceitos que vão nos ajuda a entender o DT, principalmente os conceitos de inovação e criatividade. 

Conhecendo estes conceitos, já começamos a estudar e entender o conceito de DT.

Inovação é a ação ou o ato de inovar , ou seja, modificando antigos costumes, manias, legislações, processos etc; efeito de renovação ou criação de uma novidade.

Introdução

Inovação e Criatividade são conceitos bastante utilizado no contexto empresarial, ambiental ou mesmo econômico.

Neste sentido, o ato de inovar significa a necessidade de criar caminhos ou estratégias diferentes, aos habituais meios, para atingir determinado objetivo. Inovar é inventar, sejam ideias, processos, ferramentas ou serviços.

A ideia de inovação, no entanto, não deve ficar fadada apenas à invenção de novos produtos, serviços ou tecnologias, mas também ao valor ou conceito de  determinada coisa, como o modo de organizar uma empresa, por exemplo.

Inovação e criatividade

No âmbito empresarial existem vários tipos de inovação, como a inovação de produtos, inovação de marketing, inovação organizacional, inovação radical, inovação incremental etc.

Inovação e criatividade

Atualmente, a inovação pode ser considerada um sinônimo de adaptação e, para que as empresas possam obter resultados e continuar na batalha no mercado empresarial, as inovações são esses inciais para que possam se moldar às mudanças que acontecem nas estruturas sociais e econômicas.

O conceito de inovação é bastante variado, dependendo, principalmente, da sua aplicação. De forma sucinta, a Inventta considera que inovação é a exploração com sucesso de novas ideias.

E sucesso para as empresas, por exemplo, significa aumento de faturamento, acesso a novos mercados, aumento das margens de lucro, entre outros benefícios. Dentre as várias possibilidades de inovar, aquelas que s e referem a inovações de produto ou de processo são conhecidas como  inovações tecnológicas.

Outros tipos de inovações podem se relacionar a novos mercados, novos modelos de negócio, novos processos e métodos organizacionais.  Ou, até mesmo, novas fontes de suprimentos.

As pessoas frequentemente confundem inovação e processos de inovação com melhoria contínua e processos relacionados a esse tema.

Para que uma inovação seja caracterizada como tal, é necessário que seja causado um impacto significativo na estrutura de preços, na participação de mercado, na receita da empresa etc.

As melhorias contínuas, normalmente, não são capazes de criar vantagens competitivas de médio e longo prazo, mas de manter a competitividade dos produtos em termos de custo.

Criatividade

Criatividade é o que Sanchez (2003) referiu em seus apontamentos a criatividade é uma sublime dimensão da condição humana. Entretanto na capacidade criativa, que existe a chave da capacidade de evolução da humanidade.

A criatividade é nada mais nada me nos que a capacidade de realizar algo de modo novo. Essa seria a mane ira mais fácil de entender esse significado.

É um processo que envolve o cérebro e é contínuo. Quanto mais exercitada a criatividade melhor seu resultado.

A criatividade pode ser aplicada em qualquer área da vida. Ser criativo é “think outside the box” (expressão em inglês que significa pensar fora da caixa), ou seja, pensar de forma diferente.

É ser original, não seguindo as normas pre-estabelecidas e nunca imitando o que já foi feito milhares de vezes.

Inovação e criatividade

Criatividade é um elemento essencial no contexto do trabalho. Nas empresas, os funcionários criativos são muitas vezes recompensados, porque conseguem pensar em soluções eficazes para diversos problemas.

A criatividade frequentemente resulta em soluções que permitem à empresa economizar ou criar produtos que aumentam o seu lucro.

No âmbito das artes, a criatividade artística consiste na capacidade do indivíduo de criar obras com valor e com elevado grau de diferenciação em relação a outras obras. Uma obra criativa pode ser uma pintura, um livro, uma escultura ou um edifício, por exemplo.

A criatividade muitas vezes surpreende as pessoas de forma positiva, porque elas frequentemente não esperam algo diferente.

Design Thinking

Para os designers mais puristas, o nome Design Thinking é na verdade uma nova forma de tratar velhos conceitos. Ou seja, DT é o design na sua essência e não traz novidades para o tema.

Para outros, o grande legado do nome Design Thinking é ter colocado o design em posição de destaque e não mais como figura acessória no ambiente dos negócios.

Pilares do Design Thinking

Conforme observamos, o DT será uma “estratégia” que usaremos para solucionar problemas centrados no usuário e com isto a empatia será muito importante.

Alguns profissionais vão fazer uso de recursos importantes para o trabalho de inovação e criatividade nesta etapa e um desses recursos é o mapa de empatia ou também o caderno de empatia.

Inovação e criatividade

Empatia

  • Empatia significa a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções. Para saber um pouco mais sobre empatia, não deixe de consultar também nosso artigo: Mapa de Empatia – O primeiro passo no Design Thinking

Alteridade

  • Abordado pela filosofia e pela antropologia alteridade é um substantivo feminino que expressa a qualidade ou estado do que é outro ou do que é diferente.

Colaboração

  • Trabalho feito em com um com uma ou mais pessoas; cooperação, ajuda, auxílio. Permitir que muitas pessoas possam trabalhar simultaneamente num mesmo projeto.

Cocriação

  • É um termo utilizado para um processo que tem como objetivo definir uma forma de levar um produto e/ou serviço ao mercado.

O conceito cocriação não é exclusivo para com os consumidores, mas é igualmente válido para com empregados, fornecedores e clientes par a um melhor aperfeiçoamento no que concerne às necessidades que deverão ser incorporadas nos novos produtos e ou serviços.

Experimentação

  • Método científico que, partindo de um a hipótese, consiste em observação e classificação de um fenômeno em condições controladas. Colocar em prática tudo o que foi discutido. Ao experimentar e testar possibilidades, torna-se possível inovar em diversos produtos e serviços.

Além disso, a experimentação durante toda a fase de desenvolvimento diminui ou até mesmo exclui as chances de erro e problemas seguintes no projeto ou produto/serviço que se está desenvolvendo.

Experimentar e testar todas as ideias possíveis desde o começo do projeto. Quanto mais e quanto antes f orem realizados testes, melhor será a sua visão de como solucionar diversos problemas e qual rumo tal produto poderá tomar dentro do negócio.

Recursos e gamificação

Canvas

Inovação e criatividade estão diretamente relacionados à prática de utilização do Canvas.

Este é muito utilizado no Gerenciamento de Projetos  porque este é muito conhecido para o gerenciamento de projetos, além de poder ser adaptado para o projeto de acordo com a necessidade.

Inovação e criatividade

Podemos responder o Canvas para produzir o projeto, pois é uma ferramenta que está sendo utilizada para a gestão de projetos e os resultados com suas aplicações tem sido bastante positivos.

Gamificação

Podemos produzir materiais que vão nos auxiliar durante a aplicação do Design Thinking para a prática de inovação e criatividade.  

Principalmente fazer uso da gamificação que é o processo no qual fazemos uso de objetos que estão presentes nos jogos.

Não há necessidade de ser um jogo ou game em si.  A gamificação é um processo que, por ser lúdico, consegue a adesão com maior facilidade.

Os elementos que fazem parte da gamificação e que poderão nos ajudar com o trabalho do DT são:

  • Hanking;
  • Medalhas;
  • Cenários;
  • Personagens;
  • Prêmios;
  • Pontuações, entre outros.

Exemplo material gamificado

Podemos fazer uso de cards porque vão auxiliar o processo de desenvolvimento da proposta de solução independentemente do problema a ser tratado ou da área que necessita da solução.

Tabuleiro de Experiência

  • Pode-se usar um tabuleiro no qual, com tempo predefinido, a maior quantidade de palavras é busca, ou fazer um desenho ou escrever uma frase.
Inovação e criatividade

Cards

  • São usados para responder perguntas e ir criando o cenário.

Fique à vontade para cri ar novas perguntas, inclusive pode usar cards brancos e caneta apagável.

Custo

Inovação e criatividade

Inovação

Inovação e Criatividade: Design Thinking e  Gamificação

Monetização

gp4us

Negócios

gp4us

Prototipagem

gp4us

Marketing

gp4us

Experiência

gp4us

Público Alvo

gp4us

Referências

  • AMBROSE, G.; HARRIS, P. Design Thinking. Porto Alegre: Bookman, 2011.
  • BROWN, T. Change b y design: how design thinking transforms organizations and inspires innovation. New York: Harper Collins, 2009.
  • BROWN, T. Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Tradução Cristina Yam agami. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
  • LOCKWOOD, T. Design Thinking: integrating innovation, cus tomer ex perience, and brand value. New York: Allworth Press, 2006.
  • MARTIN, R. The desi gn of business: why design thinking is the next competitive advantage. Boston: Harvard Bussiness Press, 2009.
  • VIANNA, Maurício [et al.]. Design Thinking: inovação em negó cios. Rio de Janeiro: MJV Press, 2012. E-book.
  • CONTECSI.FEA.USP.BR. Um estudo de caso do uso de Design Thinking para geração e prototipação de ideias no ensino superior. Disponível em: <http://www.contecsi.fea.usp.br/envio/index.php/contecsi/12CONTECSI/paper/viewFile/3240/2451>. Acesso em 02 maio 2017.
  • GUSHI, Eurico. Design Thinking – Processo de Inovação. Disponível em: <http://www.criaviva.com.br/designthinking.pdf>. Acesso em 02 maio 2017.

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