PMBOK 6 Edição – Detalhes do que mudou e melhorou

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PMBOK 6 Edição – Detalhes do que mudou e melhorou
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A partir de 6 de setembro de 2017 a publicação Project Management Body of Knowledge (Guia PMBOK 6 Edição) do Project Management Institute (PMI) já pode ser encontrada e os novos exames e certificações serão baseados nesta edição a partir de 26 de março de 2018.

Atualizações de rotina são frequentes a cada 4 ou 5 com o objetivo de mantê-lo sempre o mais atualizado possível.

PMBOK 6 Edição

As alterações mais relevantes que achei no PMBOK 6 Edição são:

PMI Talent Triangle

  • Maior ênfase no PMI Talent Triangle™ e as habilidades essenciais do gerente de projetos para o sucesso no mercado de hoje, em especial na gestão estratégica de negócios.

gp4us - PMBOK 6 Edição

O Guia sugere a existência de dois documentos: Caso de negócio do projeto (Project Business Case) e Plano de gestão de benefícios do projeto.

Estes dois documentos são interdependentes e iterativamente desenvolvidos e mantidos durante todo o ciclo de vida do projeto.

Caso tenha interesse nesse tema, acesse o artigo O novo Gerente de Projetos e a repaginada do Analista de Negócios.

Práticas Ágeis

  • Incorporação de práticas ágeis às áreas de conhecimento do Guia PMBOK®. Esta é uma mudança que mostra o alinhamento atual com o estado da arte em gestão.

gp4us - PMBOK 6 Edição

Sugiro a leitura dos meus artigos Não adianta querer um Projeto Ágil se a Organização é Lenta e O uso de Canvas é um modismo ou uma tendência.

Recursos Humanos

  • No PMBOK 6 Ediição a área Gerenciamento de Recursos Humanos passa a ser Gerenciamento de Recursos.

gp4us - PMBOK 6 Edição

O processo Estimar Recursos da Atividade foi para a área Gerenciamento de recursos, saindo da área de Gerenciamento do cronograma.

Estas mudanças foram muito importantes, pois não tínhamos um gerenciamento adequado dos recursos do projeto no Guia.

Número de Processso

  • Número de processos passa de 47 para 49.

Novos processos:

Foi retirado o processo Encerrar Aquisições.

Caso queira acessar o Mapa com os 49 Processos, em português, da nova edição do PMBOK®, clique em pdf ou png.

Processos PMBOK 6 Edição

Abaixo segue uma tabela comparativa dos processos do PMBOK 5 Edição para PMBOK 6 Edição.

Alguns nomes foram alterados de uma edição para a outra. Repare na confusão em que alguns processos são Controlar e outros Monitorar.

GUIA PMBOK®
PMBOK 5 Edição   PMBOK 6 Edição
Gerenciamento da integração do projeto   Gerenciamento da integração do projeto
4.1 Desenvolver o termo de abertura do projeto   4.1 Desenvolver o termo de abertura do projeto
4.2 Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto    4.2 Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto
4.3 Dirigir e gerenciar o trabalho do projeto   4.3 Dirigir e gerenciar o trabalho do projeto
     4.4 Gerenciar o Conhecimento do Projeto
4.4 Monitorar e controlar o trabalho do projeto    4.5 Monitorar e controlar o trabalho do projeto
4.5 Realizar o controle integrado de mudanças    4.6 Realizar o controle integrado de mudanças
4.6 Encerrar o projeto ou a fase    4.7 Encerrar o projeto ou a fase
Gerenciamento do Escopo do Projeto
5.1 Planejar o gerenciamento de escopo   5.1 Planejar o gerenciamento de escopo
5.2 Coletar requisitos    5.2 Coletar requisitos 
5.3 Definir o escopo    5.3 Definir o escopo 
5.4 Criar EAP   5.4 Criar EAP
5.5 Validar o escopo   5.5 Validar o escopo
5.6 Controlar o escopo   5.6 Controlar o escopo
Gerenciamento do Tempo do Projeto   Gerenciamento do Cronograma do Projeto
6.1 Planejar o gerenciamento de tempo   6.1 Planejar o gerenciamento do cronograma
6.2 Definir atividades   6.2 Definir atividades
6.3 Sequenciar atividades   6.3 Sequenciar atividades
6.4 Estimar recursos da atividade    
6.5 Estimar duração da atividade   6.4 Estimar duração da atividade
6.6 Desenvolver o cronograma   6.6 Desenvolver o cronograma
6.7 Controlar cronograma    6.7 Controlar cronograma
Gerenciamento dos Custos do Projeto   Gerenciamento dos Custos do Projeto
7.1 Planejar o gerenciamento do custo   7.1 Planejar o gerenciamento do custo
7.2 Estimar custos   7.2 Estimar custos
7.3 Determinar o orçamento   7.3 Determinar o orçamento
7.4 Controlar custos   7.4 Controlar custos
Gerenciamento da qualidade do projeto   Gerenciamento da qualidade do projeto
8.1 Planejar o gerenciamento da qualidade    8.1 Planejar o gerenciamento da qualidade
8.2 Realizar a garantia da qualidade   8.2 Gerenciar a qualidade
8.3 Realizar o controle da qualidade   8.3 Realizar o controle da qualidade
     
Gerenciamento de recursos humanos do projeto   Gerenciamento dos recursos do projeto
     
9.1 Planejar o gerenciamento de recursos humanos   9.1 Planejar o gerenciamento dos recursos
     9.2 Estimar os recursos das atividades
9.2 Obter a equipe   9.3 Obter os recursos
9.3 Desenvolver a equipe   9.4 Desenvolver a equipe
9.4 Gerenciar a equipe   9.5 Gerenciar a equipe
    9.6 Controlar os Recursos
Gerenciamento das comunicações do projeto   Gerenciamento das comunicações do projeto
10.1 Planejar o gerenciamento das comunicações   10.1 Planejar o gerenciamento das comunicações
10.2 Gerenciar as comunicações   10.2 Gerenciar as comunicações
10.3 Controlar as comunicações   10.3 Monitorar as comunicações
Gerenciamento de riscos do projeto   Gerenciamento de riscos do projeto
11.1 Planejar o gerenciamento de riscos   11.1 Planejar o gerenciamento de riscos
11.2 Identificar riscos   11.2 Identificar riscos
11.3 Realizar análise qualitativa de riscos   11.3 Realizar análise qualitativa de riscos
11.4 Realizar análise quantitativa de riscos   11.4 Realizar análise quantitativa de riscos
11.5 Planejar respostas aos riscos   11.5 Planejar respostas aos riscos
    11.6 Implementar as respostas aos riscos
11.6 Controlar riscos   11.7 Monitorar os riscos
Gerenciamento de aquisições do projeto    Gerenciamento de aquisições do projeto
12.1 Planejar o gerenciamento de aquisições   12.1 Planejar o gerenciamento de aquisições
12.2 Conduzir aquisições   12.2 Conduzir aquisições
12.3 Controlar aquisições   12.3 Controlar aquisições
12.4 Encerrar aquisições     
Gerenciamento de stakeholders   Gerenciamento de stakeholders
13.1 Identificar os stakeholders   13.1 Identificar os stakeholders
13.2 Planejar o gerenciamento de stakeholders   13.2 Planejar o gerenciamento de stakeholders
13.3 Gerenciar o engajamento de stakeholders   13.3 Gerenciar o engajamento de stakeholders
13.4 Controlar o engajamento de stakeholders   13.4 Monitorar o engajamento de stakeholders

 

Dúvidas frequentes

Faça o download em https://leadlovers.com/409bae3/preparatorio-para-certificacao-pmi-pmp/pmi-pmp de um e-book que responde às 20 dúvidas mais frequentes em relação à certificação PMP® do PMI.

Algumas delas são:

  • Porque eu devo me certificar PMP®?
  • O que eu preciso fazer para me candidatar à certificação PMP®?
  • Como é o processo de inscrição e elegibilidade do exame PMP®?
  • Como é a prova?
  • Que material ou estratégia de estudo eu preciso?

Complementando

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Carlos Magno Xavier

Eleito em 2010 uma das cinco personalidades da década na área de gerenciamento de projetos no Brasil. É professor do MBA em Projetos da FGV e Sócio-Diretor da Beware Consultoria Empresarial Ltda. Sua experiência profissional, de mais de vinte anos em gerência de projetos, inclui a consultoria de implantação de metodologia de gerenciamento de projetos em várias empresas (TIM, BR Distribuidora, Petrobras etc.). É autor / co-autor de dezessete (17) livros, entre eles “Metodologia de Gerenciamento de Projetos – Methodware”, eleito em 2010 o MELHOR LIVRO BRASILEIRO DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS DA DÉCADA).

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