Cadastre-se

Cadastre-se para acesAcesse conteúdos exclusivos que só usuários cadastrados no site tem acesso.

Fases de um projeto – As 5 etapas e suas características

O gerenciamento de um projeto vem acompanhado de grandes desafios e com o objetivo de minimizar tais desafios. Assim, projetos são normalmente divididos...
HomeFerramentasSérie Microsoft Project PPM #3 - Configuração do Ambiente

Série Microsoft Project PPM #3 – Configuração do Ambiente

Ao acessar o Microsoft Project PPM, através da página inicial é possível acessar a página onde uma série de configurações e personalizações podem ser realizadas.  O Microsoft Project PPM permite que você realize uma série de configurações e personalizações de modo a deixa-lo de acordo com suas preferências.

Personalização do Menu Lateral

Por padrão, o Microsoft Project PPM apresenta à esquerda o menu de acesso à diversas páginas, cada qual com objetivos específicos.

Microsoft Project PPM - Configurando o ambiente

Tal menu pode ser facilmente personalizado acessando o link EDITAR LINKS.  Ao acessar esta opção a Página de Configurações é exibida conforme apresentado abaixo, onde novas opções de acesso podem ser habilitadas.

Microsoft Project PPM - Configurando o ambiente

A página também apresenta uma Barra de Comandos Início Rápido.

Microsoft Project PPM - Configurando o ambiente

GrupoComandoDescrição
ConfirmarSalvar e FecharSalva e fecha as configurações.
CancelarDescarta as alterações.
VínculoNovo LinkCria um novo link.
Excluir LinkExcluir um link existente.
MoverMover Para CimaMove para cima o link selecionado.
Mover Para BaixoMove para baixo o link selecionado.

 

Configurações do Servidor

Através da Página Configurações do Servidor várias outras configurações podem ser realizadas, configurações estas que serão disponibilizadas para todas as seções e usuários com acesso ao Microsoft Project PPM.

Microsoft Project PPM - Configurando o ambiente

Tipos de Projeto da Empresa

Diferentes empresas possuem diferentes tipos de projetos e através do link Tipos de Projeto da Empresa é possível criar diferentes tipos de projeto, cada qual direcionado aos objetivos de determinados departamentos da organização.

Ao acessá-lo, a Página Tipos de Projeto será exibida.

Microsoft Project PPM - Configurando o ambiente

Nesta página é possível criar novos Tipos de Projeto através do link Novo Tipo de Projeto da Empresa ou então excluir tipos pré existentes.

Microsoft Project PPM - Configurando o ambiente

A criação de novos tipos apresentará a página Adicionar Tipo de Projeto da Empresa onde uma série de campos deverão ser preenchidos, identificando as diferentes características de cada projeto da organização.

Microsoft Project PPM - Configurando o ambiente

GrupoComandoDescrição
NomeNomeNome do tipo de projeto
DescriçãoDescriçãoDescrição para o tipo de projeto
ID do projetoPrefixoPrefixo do tipo de projeto
Número inicialNúmero atribuído ao tipo de projeto
SufixoSufixo do tipo de projeto
Preenchimento de DígitoPreenchimento
Mínimo 
Projeto de Lista de Tarefas do SharePointCria novos projetos a partir do tipo pré-existente Projetos de Lista de tarefas do SharePoint

Projeto criado terá a visibilidade para os projetos criados com este tipo de projeto

Associação do Fluxo de TrabalhoDefine uma associação do Fluxo de Trabalho para o projetoPermite associar o tipo de projeto a um Fluxo de Trabalho
Nova página do projetoNova página do projetoDefinição da página inicial do projeto.
Páginas de Detalhe do ProjetoAdiciona páginas adicionais para exibição de informações do projeto.
PadrãoPadrãoDefine o Tipo de Projeto como padrão.
DepartamentosDepartamentosAssocia o Tipo de Projeto a um determinado Departamento.
Imagem Especifica uma imagem para o Tipo de Projeto.
OrdemPosicionar este tipo no finalDetermina a posição em que o Tipo de Projeto serão exibidos.
Escolher o tipo antes do qual o tipo atual será exibidoDefine o tipo, antes do qual o tipo atual deverá ser posicionado.
Criação do SiteCriar automaticamenteCria automaticamente um site para o projeto.
Permitir aos usuários escolheremPermite ao usuário escolher a criação ou não de um novo site para o projeto.
Não criar siteNão cria um site para o projeto.
SincronizaçãoSincronizar permissões de usuárioSincroniza as permissões de acesso aos demais usuários associados ao projeto.
Sincronizar lista de tarefas do SharePointCopia tarefas da Lista de Tarefas do SharePoint quando o recurso do projeto estiver ativo.
Idiomas do SiteIdioma padrãoDefine o idioma o qual os sites serão criados.
Modelos de SiteModelos de SiteDefine um, entre vários modelos, para criação do site.

Modelo de Planejamento

Modelo de PlanejamentoDefine o Modelo de Planejamento padrão a ser utilizado durante a criação de um novo projeto a partir do Tipo de Projeto atual.

 

Fases de Fluxo de Trabalho

Para cada tipo de projeto também é possível definir diferentes Fluxos de Trabalho.

Cada Fluxo de Trabalho podem ser aplicados à diferentes tipos de projeto aplicados aos processos de negócio, fornecendo uma maneira estruturada de se executar uma variedade de ações com base nas entradas fornecidas pelos usuários.

Fluxos de Trabalho podem ser criados com a finalidade de estruturar os projetos em fases onde somente será possível avançar para a próxima após a conclusão da anterior, por exemplo.

O acesso a Página Fases do Fluxo de Trabalho apresenta opções para inclusão e exclusão de novas fases ou pré-existentes.

Microsoft Project PPM - Configurando o ambiente

A inclusão de novas Fases de Fluxo de Trabalho apresenta a página onde um nome e descrição deverão ser informados.

Microsoft Project PPM - Configurando o ambiente

Estágios do Fluxo de Trabalho

Além das Fases do Fluxo de Trabalho do Microsoft Project PPM é possível ainda a criação de Estágios do Fluxo de Trabalho o que permite a organização agrupar uma série de fases, criando assim uma estrutura única definida pela metodologia utilizada pela organização.

Ao acessar esta opção a Página Estágios do Fluxo de Trabalho será apresentada, permitindo a inclusão e exclusão de novos Estágios.

Microsoft Project PPM - Configurando o ambiente

A inclusão de novos Estágios apresentará a página onde uma série de informações serão solicitadas:

GrupoComandoDescrição
Nome e DescriçãoNome·          
Descrição·          
Descrição para EnviarDescrição para Enviar·          
Fase do Fluxo de TrabalhoFase do Fluxo de Trabalho·          
Página de Detalhes de Status do EstágioPágina de Detalhes·          
Página de Detalhes do Projeto VisíveisPágina de Detalhes do Projeto disponíveis·          
Configurações Adicionais  ·          
Campos Personalizados ObrigatóriosEscolher Campos Personalizados·          
Comportamento de Impacto EstratégicoComportamento do Impacto Estratégico

Informa se os valores em Impacto Estratégico do projeto são Somente Leitura.

Check-In do Projeto ObrigatórioCheck In obrigatório

Quando habilitado, exige o Check In do projeto.

 

Configurações do Ambiente

Além das configurações específicas citadas anteriormente é possível ainda realizar uma série de configurações no que diz respeito ao ambiente cloud através do qual o Microsoft PPM é executado.  Tais configurações, por sua vez pode ser acessada através do ícone engrenagem localizado no topo da página.

Microsoft Project PPM - Configurando o ambiente

Alterar a aparência

O Microsoft Project PPM possui 18 diferentes templates que podem ser definidos facilmente a partir do desejo do usuário.

gp4us - Microsoft Project PPM - Configurando o ambiente

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, assumiremos que você consente com isso. Fique à vontade também para ler nossa Política de privacidade. Mais informação

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close