Ao acessar o Microsoft Project PPM, através da página inicial é possível acessar a página onde uma série de configurações e personalizações podem ser realizadas. O Microsoft Project PPM permite que você realize uma série de configurações e personalizações de modo a deixa-lo de acordo com suas preferências.
Personalização do Menu Lateral
Por padrão, o Microsoft Project PPM apresenta à esquerda o menu de acesso à diversas páginas, cada qual com objetivos específicos.
Tal menu pode ser facilmente personalizado acessando o link EDITAR LINKS. Ao acessar esta opção a Página de Configurações é exibida conforme apresentado abaixo, onde novas opções de acesso podem ser habilitadas.
A página também apresenta uma Barra de Comandos Início Rápido.
Grupo | Comando | Descrição |
Confirmar | Salvar e Fechar | Salva e fecha as configurações. |
Cancelar | Descarta as alterações. | |
Vínculo | Novo Link | Cria um novo link. |
Excluir Link | Excluir um link existente. | |
Mover | Mover Para Cima | Move para cima o link selecionado. |
Mover Para Baixo | Move para baixo o link selecionado. |
Configurações do Servidor
Através da Página Configurações do Servidor várias outras configurações podem ser realizadas, configurações estas que serão disponibilizadas para todas as seções e usuários com acesso ao Microsoft Project PPM.
Tipos de Projeto da Empresa
Diferentes empresas possuem diferentes tipos de projetos e através do link Tipos de Projeto da Empresa é possível criar diferentes tipos de projeto, cada qual direcionado aos objetivos de determinados departamentos da organização.
Ao acessá-lo, a Página Tipos de Projeto será exibida.
Nesta página é possível criar novos Tipos de Projeto através do link Novo Tipo de Projeto da Empresa ou então excluir tipos pré existentes.
A criação de novos tipos apresentará a página Adicionar Tipo de Projeto da Empresa onde uma série de campos deverão ser preenchidos, identificando as diferentes características de cada projeto da organização.
Grupo | Comando | Descrição |
Nome | Nome | Nome do tipo de projeto |
Descrição | Descrição | Descrição para o tipo de projeto |
ID do projeto | Prefixo | Prefixo do tipo de projeto |
Número inicial | Número atribuído ao tipo de projeto | |
Sufixo | Sufixo do tipo de projeto | |
Preenchimento de Dígito | Preenchimento | |
Mínimo | ||
Projeto de Lista de Tarefas do SharePoint | Cria novos projetos a partir do tipo pré-existente Projetos de Lista de tarefas do SharePoint | Projeto criado terá a visibilidade para os projetos criados com este tipo de projeto |
Associação do Fluxo de Trabalho | Define uma associação do Fluxo de Trabalho para o projeto | Permite associar o tipo de projeto a um Fluxo de Trabalho |
Nova página do projeto | Nova página do projeto | Definição da página inicial do projeto. |
Páginas de Detalhe do Projeto | Adiciona páginas adicionais para exibição de informações do projeto. | |
Padrão | Padrão | Define o Tipo de Projeto como padrão. |
Departamentos | Departamentos | Associa o Tipo de Projeto a um determinado Departamento. |
Imagem | Especifica uma imagem para o Tipo de Projeto. | |
Ordem | Posicionar este tipo no final | Determina a posição em que o Tipo de Projeto serão exibidos. |
Escolher o tipo antes do qual o tipo atual será exibido | Define o tipo, antes do qual o tipo atual deverá ser posicionado. | |
Criação do Site | Criar automaticamente | Cria automaticamente um site para o projeto. |
Permitir aos usuários escolherem | Permite ao usuário escolher a criação ou não de um novo site para o projeto. | |
Não criar site | Não cria um site para o projeto. | |
Sincronização | Sincronizar permissões de usuário | Sincroniza as permissões de acesso aos demais usuários associados ao projeto. |
Sincronizar lista de tarefas do SharePoint | Copia tarefas da Lista de Tarefas do SharePoint quando o recurso do projeto estiver ativo. | |
Idiomas do Site | Idioma padrão | Define o idioma o qual os sites serão criados. |
Modelos de Site | Modelos de Site | Define um, entre vários modelos, para criação do site. |
Modelo de Planejamento | Modelo de Planejamento | Define o Modelo de Planejamento padrão a ser utilizado durante a criação de um novo projeto a partir do Tipo de Projeto atual. |
Fases de Fluxo de Trabalho
Para cada tipo de projeto também é possível definir diferentes Fluxos de Trabalho.
Cada Fluxo de Trabalho podem ser aplicados à diferentes tipos de projeto aplicados aos processos de negócio, fornecendo uma maneira estruturada de se executar uma variedade de ações com base nas entradas fornecidas pelos usuários.
Fluxos de Trabalho podem ser criados com a finalidade de estruturar os projetos em fases onde somente será possível avançar para a próxima após a conclusão da anterior, por exemplo.
O acesso a Página Fases do Fluxo de Trabalho apresenta opções para inclusão e exclusão de novas fases ou pré-existentes.
A inclusão de novas Fases de Fluxo de Trabalho apresenta a página onde um nome e descrição deverão ser informados.
Estágios do Fluxo de Trabalho
Além das Fases do Fluxo de Trabalho do Microsoft Project PPM é possível ainda a criação de Estágios do Fluxo de Trabalho o que permite a organização agrupar uma série de fases, criando assim uma estrutura única definida pela metodologia utilizada pela organização.
Ao acessar esta opção a Página Estágios do Fluxo de Trabalho será apresentada, permitindo a inclusão e exclusão de novos Estágios.
A inclusão de novos Estágios apresentará a página onde uma série de informações serão solicitadas:
Grupo | Comando | Descrição |
Nome e Descrição | Nome | · |
Descrição | · | |
Descrição para Enviar | Descrição para Enviar | · |
Fase do Fluxo de Trabalho | Fase do Fluxo de Trabalho | · |
Página de Detalhes de Status do Estágio | Página de Detalhes | · |
Página de Detalhes do Projeto Visíveis | Página de Detalhes do Projeto disponíveis | · |
Configurações Adicionais | · | |
Campos Personalizados Obrigatórios | Escolher Campos Personalizados | · |
Comportamento de Impacto Estratégico | Comportamento do Impacto Estratégico | Informa se os valores em Impacto Estratégico do projeto são Somente Leitura. |
Check-In do Projeto Obrigatório | Check In obrigatório | Quando habilitado, exige o Check In do projeto. |
Configurações do Ambiente
Além das configurações específicas citadas anteriormente é possível ainda realizar uma série de configurações no que diz respeito ao ambiente cloud através do qual o Microsoft PPM é executado. Tais configurações, por sua vez pode ser acessada através do ícone engrenagem localizado no topo da página.
Alterar a aparência
O Microsoft Project PPM possui 18 diferentes templates que podem ser definidos facilmente a partir do desejo do usuário.