Cadastre-se

Cadastre-se para acesAcesse conteúdos exclusivos que só usuários cadastrados no site tem acesso.

Fases de um projeto – As 5 etapas e suas características

O gerenciamento de um projeto vem acompanhado de grandes desafios e com o objetivo de minimizar tais desafios. Assim, projetos são normalmente divididos...
HomeCustomer ExperienceDesign de Produtos - Guia básico para iniciantes

Design de Produtos – Guia básico para iniciantes

As chances são de que, se você está lendo isso, trabalha na indústria de tecnologia. Provavelmente, você está atualmente, ou aspira se envolver na criação de um produto digital moderno. Desta forma, este artigo tem como objetivo fornecer um entendimento profundo do papel do Design de Produtos nesse processo. A resposta para o que significa ser um Designer de Produto está em constante evolução; e essa é minha tentativa de transmitir a amplitude, a riqueza e a utilidade desse papel tristemente subestimado.

O que é Design de Produtos

Para entender o que o Design de Produtos pode fazer, precisamos examinar as várias formas de design que compõem um bom Designer de Produtos, como elas se encaixam e o que elas podem fazer ao trabalhar em conjunto.

Os designers de interação ou UX

Investigam padrões comportamentais e exploram as inúmeras maneiras pelas quais um aplicativo específico pode resolver uma necessidade pré-identificada do usuário. Essas pessoas podem criar e interagir nas soluções mais rapidamente do que a maioria.

Designers gráficos ou visuais

Fazem o que todos que não são designers pensam que todos os designers fazem. Píxeis! Eles criam belas obras-primas de cor e profundidade à medida que caminham entre o espaço positivo e o negativo. Esses designers trabalham com tablets de desenho e carregam notebooks sem linhas. 

Designers visuais colocam o skeuomorfismo dentro e fora do iOS.

Designers de movimento ou animação

Na minha opinião são os mais legais. Se você está pensando sobre a transição de carreira, ou sobre como a incrível animação de carregamento ganha vida, são esses caras que recebem o crédito.

Pesquisadores de usuários

São os verdadeiros defensores das necessidades dos usuários. Eles mergulham na mente de seus clientes, fazendo as perguntas difíceis e recebendo todas as respostas difíceis. A pesquisa de usuários chega ao fundo de tudo onde o usuário estará sempre certo.

Os analistas de dados

São os cientistas do design de produtos. Eles gerenciam testes A / B e produtos ativos, coletando e compreendendo enormes quantidades de dados.  Esses são os caras que anunciam o conceito vencedor, sendo que o veredicto vem de um júri de milhões de usuários.

Os protótipos

Criam experiências interativas com rapidez e facilidade. Esta é parte integrante da fase de desenvolvimento do produto. Os protótipos nos permitem testar nossas ideias de forma rápida e barata.

Os estrategistas de negócios

São os que no final do dia respondem à pergunta “Por que estamos realmente fazendo isso?”. Eles identificam o valor comercial por trás de cada decisão. Para que o que você está construindo tenha sucesso, é imperativo que você entenda por o mesmo está sendo construindo.

Classicamente, todos os citados acima foram e ainda são individuais. 
No entanto, eles também são todos os componentes necessários de um Design de Produtos individual.

Os tempos estão mudando, especialmente a indústria de tecnologia. Esta torna-se cada vez mais importante, exigindo uma ampliação de nossas habilidades como designers e adotando as que antes eram consideradas supérfluas.

Design de Produtos é todo o processo

Se você olhar para o Design de Produtos como alguém que faz com que sua solução pareça apresentável, olhe novamente. Ela está lá para ajudá-lo a identificar, investigar e validar o problema e, finalmente, criar, projetar, testar e lançar a solução.

Apresente um Designer de Produto com possível solução, e eles dirão o que há de errado com ele. Ele acessará o Google Analytics e coletará dados de usuários existentes; reunirá uma equipe multifuncional de todos os cantos dos negócios e debaterá o maior número possível de soluções.

Em seguida, ela conversará com a Pesquisa de usuários e fará um plano de teste. Trabalhará até tarde para produzir wireframe após wireframe, explorando o vasto campo de possibilidades. Ela reunirá protótipos das idéias mais interessantes e as colocará na frente dos usuários para uma validação rápida.

Então ele lhe dará vários conceitos totalmente formados, que resolvem perfeitamente o problema em questão. Com uma estratégia clara de como, quando e o que testar, finalmente ajudará a área de negócios a definir os planos de compilação e lançamento. Ele ainda apoiará os desenvolvedores até a data de lançamento e trabalhará com marketing para garantir que a história seja consistente com o produto.

Ele também cuidará do produto muito tempo após o envio da primeira versão, acompanhando dados e métricas para continuar validando o design durante todo o ciclo de vida do produto.

Design de Produtos é a sua marca

Sua equipe de marketing, através de publicidade e comunicação, oferece a você todos os usuários do mundo. Se o seu produto não cumprir o que a sua marca promete, esses usuários não se manterão fiéis por muito tempo.

Assim, os designers de produto são os responsáveis ​​pela fundação da qual os negócios dependem. Discrepâncias entre o quanto sua marca é promissora e o que seu Produto entrega, em última análise, determinará o sucesso ou fracasso de sua marca. Isso significa que é de extrema importância que sua equipe de Design de Produtos trabalhe de perto e compreenda o trabalho de sua equipe de Marketing.

Há alguns anos o Spotify foi renomeado. Os times responsáveis redesenharam o logotipo e a página inicial, totalmente voltada para o consumidor, sendo também reformulado o estilo de publicidade.

Mas, ao fazer isso, percebemos o quão fora de linha nosso produto estava; com nossa nova identidade de marca. Os clientes em potencial estavam sendo recebidos com essa identidade moderna e ágil na porta, mas depois que entraram no clube, as coisas ainda pareciam não fluídas para o usuário.

Assim, tornou-se imperativo gastar o tempo e o esforço necessários para trazer o design do nosso produto para o século XXI.

O design do produto não resolverá seus problemas

Resolverá os problemas dos usuários da maneira mais benéfica para você. E quando eu disse ‘você’ agora, eu estava falando sério.

Um aspecto fundamental do Design de Produtos é entender o valor comercial por trás de cada decisão. Os dados informam tudo o que fazemos, a pesquisa com usuários verifica nossas premissas e então medimos nosso sucesso por meio de métricas de negócios e engajamento.

O design de produtos é adaptável

Este é um mundo em constante evolução e todos nós sentimos isso. Entenda que, o que foi extraordinário ontem não é mais hoje e amanhã. O Design de Produtos ainda está tentando descobrir seu lugar nesse espaço altamente reativo. 

Pense na seguinte situação:

Metade das plataformas que temos que projetar hoje não existia há alguns anos atrás. 

Precisamos ser flexíveis, entender que o design é atemporal e invisível e pensar de forma independente da plataforma. Resolva o problema uma vez. Em seguida, aplique a solução. Não crie uma solução para cada plataforma.

Design de Produtos está espalhando o conhecimento

Como deve ficar bem claro neste momento, estamos apenas começando a entender o Design de Produtos. E quando eu disse ‘nós’ agora, eu quis dizer Designers de Produto. Você sabe quem mais não entende Design de Produtos? Todos.

Infelizmente, o design tem sido classicamente visto como puramente estético. “Faça bonito”, eles dizem. Essa é uma percepção que precisamos mudar. Somos os guardiões da experiência do cliente e, como tal, é nosso dever solene educar os que estão à nossa volta, acima de nós, debaixo de nós, sobre o que realmente podemos e devemos fazer .

Quando você contrata um Product Owner, provavelmente o faz porque essa pessoa é capacitada em uma ampla variedade de disciplinas. Eles entendem:

  • Alguma codificação;
  • Cronograma;
  • Orçamento;
  • Valor comercial;
  • Análises;
  • Gerenciamento;
  • Front-end;
  • Outros.

De várias maneiras, é assim que você deve pensar ao contratar Designers de Produto. Claro, eles podem ter um portfólio bonito, mas, além disso, eles precisam ser participantes em todo o processo de desenvolvimento de produtos.

Um bom designer de produtos conhece um pouco de:

  • Animação;
  • Prototipagem;
  • Codificação;
  • Pesquisa;
  • Design visual;
  • Interação.

Eles sabem quando entregar wireframes e quando entregar modelos perfeitos de pixel além também de saberem quando usar animação, quando prototipar e como comunicar suas soluções de maneira convincente.

Design de Produtos é isso

A equipe de Design de Produtos da Spotify trabalha incansavelmente, há vários anos, na mudança da percepção (principalmente interna) do Design de Produtos em particular. Tendo sido uma empresa altamente orientada pela engenharia desde o início, enfrentou fortes vontades e perspectivas que não são facilmente influenciadas.

Eles passamos de um grupo de designers visuais, principalmente, para uma equipe quase cinco vezes maior, composta por designers de produto, pesquisadores de usuários e prototipadores.

Mas acima de tudo, passaram da participação no final do ciclo de desenvolvimento de produtos (“Precisamos de botões neste novo recurso que lançaremos”) para a linha de frente (“Queremos investigar todas as formas possíveis de permitir que nossos usuários descubram nova música”). 

e uma consideração superficial como esteticista do Produto, até os curadores daquilo que mais importa – A Experiência do Usuário.

Referência

https://medium.com

As chances são de que, se você está lendo isso, trabalha na indústria de tecnologia. Provavelmente, você está atualmente, ou aspira se envolver na criação de um produto digital moderno. Desta forma, este artigo tem como objetivo fornecer um entendimento profundo do papel do Design de...Design de Produtos - Guia básico para iniciantes

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, assumiremos que você consente com isso. Fique à vontade também para ler nossa Política de privacidade. Mais informação

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close