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Fases de um projeto – As 5 etapas e suas características

O gerenciamento de um projeto vem acompanhado de grandes desafios e com o objetivo de minimizar tais desafios. Assim, projetos são normalmente divididos...
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O que é Design Sprint e quando devo aplicá-la?

Essa é uma pergunta discutível que muitas agências têm ponderado repetidamente. A resposta é: depende do produto a ser lançado e do mercado alvo. É verdade que existem muitas agências por aí que lançaram centenas de aplicativos ao longo dos anos sem nunca pronunciar as palavras “Design” e “Sprint” juntas.

  • Mas todas essas aplicações são realmente benéficas para o público?
  • Eles realmente se destacam na multidão de zilhões de outros produtos similares?
  • E o que o Design Sprint tem a ver com isso?

Hmm. Algo para pensar sobre.

O que é Design Sprint

Simplificando:

Design Sprint é um procedimento rápido, mas elaborado, para encontrar respostas para todas as perguntas possíveis que ajudam a criar um bom aplicativo

Ainda não está iluminado? Sem problemas.

Vamos tentar esclarecer um pouco mais. Existem cinco estágios de um sprint de design, e a melhor parte é que cada um deles dura apenas um dia cada. Isso significa que é possível encontrar todas as respostas (mesmo as difíceis de obter) em apenas cinco dias. Parece legal, certo?

Voltando às cinco etapas, então:

  • Entender;
  • Divergir;
  • Convergir;
  • Prototipar;
  • Compreender.

BÔNUS – Para entender mais sobre Design Sprint, acesse nosso artigo: 18 dicas para você executar a sua primeira Design Sprint com sucesso

Entender

Em palavras simples: conheça seu público-alvo e o mercado. Ao preparar um aplicativo, é de extrema importância que você saiba:

  • O que seu público precisa;
  • O que está faltando;
  • O que o incomoda;
  • Como seu produto pode ser diferente do resto da multidão.

Não assuma. Pesquise. A pesquisa de comentários on-line não ajuda aqui, sendo que a melhor maneira é interagir diretamente com as pessoas. O uso de serviços como SurveyMonkey, Fieldboom, SurveyGizmo, Typeform ou GetFeedback torna essa tarefa muito mais fácil e rápida.

Lista de tarefas a fazer no dia 1:

  • Crie duas (ou no máximo três) equipes pequenas de pessoas de todos os departamentos, mesmo as que possam parecer irrelevantes.
  • Crie um mapa do processo completo pelo qual o aplicativo passará durante a interação do usuário.
  • Descubra os obstáculos na estrada e destaque os problemas.

Divergir

Depois de encontrar os problemas, você sabe o que corrigir. Então, desenhe seu coração com todas as soluções possíveis que você puder imaginar. Só não vá além do necessário.

Lista de tarefas a fazer no dia 2:

  • Faça com que todos na equipe anotem qualquer tipo de solução que eles possam pensar;
  • Se as pessoas se sentirem confortáveis ​​com fluxogramas, palavras ou esboços, deixe-os estar. Qualquer coisa vai funcionar.

Convergir

Analise as soluções e classifique-as em dois grupos: os que melhor se adequam ao problema e o restante, que não. Posteriormente, filtre a lista anterior mais abaixo.

Ao escolher soluções, permita que todos os membros da equipe votem. Ao criar algo para a massa, é importante ter a opinião de todos no quadro não se esquecendo de incluir seus clientes durante a votação.

Lista de tarefas a fazer no dia 3:

  • Prepare um mapa com todas as soluções.
  • Escolha os que parecem estar mais perto de resolver os problemas.
  • Crie um storyboard com essas soluções filtradas.

Prototipar

Agora que você tem as melhores soluções possíveis, crie um protótipo para testar no mundo real. Pode ser uma codificação simples ou até uma UI complexa – basicamente qualquer coisa que possa convencer as pessoas de que é real e possa ser concluída em um curto espaço de tempo.

BÔNUS – Quer saber mais sobre prototipação? Acesse nosso artigo: Prototipagem – Validação de ideias através do Design Thinking

Lista de tarefas para o dia 4:

Crie protótipos simples, rápidos e realistas com as soluções em mãos.

Compreender

Aí vem o dia decisivo! Convide parte do seu público-alvo para experimentar o aplicativo. Não pode haver um painel de juízes melhor. Com base nos comentários, você saberá exatamente se o protótipo é um sucesso ou se precisa alterar alguma coisa.

Lista de tarefas a fazer no dia 5:

  • Teste o protótipo no público-alvo.
  • Anote os comentários deles.
  • Prepare uma lista de qualquer coisa que precise ser improvisada.

Feito! Você está pronto para passar para a próxima grande fase do aplicativo: liberar ou editar.

Ok, o sprint de design parece bom. Mas não é suficiente que a equipe teste o aplicativo antes de iniciá-lo? Umm não. Desculpe, nem sempre.

Mentes que trabalham no mesmo universo começam a pensar de maneira semelhante. Há uma multidão enorme por aí, e um punhado de pessoas no escritório não poderá decidir por todas elas.

Além disso, é uma tendência comum assumir que a pessoa na minha frente pensará da mesma maneira que eu. Isso é visto principalmente ao projetar o UX. Portanto, tendemos a esquecer que o usuário pode ser um leigo que pode achar uma coisa aparentemente simples muito complexa.

Portanto, precisamos de usuários reais, e não apenas de colegas de equipe brilhantes.

À primeira vista, o sprint de design pode parecer mais um luxo do que uma necessidade, mas, pensando bem, você perceberá que ele realmente fornece superpoderes para acelerar o seu caminho no tempo e ver como o aplicativo funcionará assim que for lançado.

Não seria um alívio saber que todos esses planejamentos exaustivos, promoções caras e cada centavo investido na produção receberão a devida recompensa? Tudo o que você precisa para ver o futuro são cinco dias e mais algumas para pesquisas anteriores.

Meu produto precisa de uma Design Sprint?

Agora, isso é importante para você saber antes de começar. Nem todo produto precisa executar um sprint antes de correr a maratona no mercado.

Aqui é quando os sprints de design são úteis:

  • O produto é novo no mercado;
  • O mercado é novo para você;
  • Caso o produto falhe, terá um enorme impacto na empresa.

Se quiser saber mais, acesse o artigo abaixo que apresenta um fluxograma para saber se seu produto precisa de um Design Sprint prévio.

Vale a pensa todo tempo e esforço?

Pode-se pensar que cinco dias são demais para serem gastos em apenas um projeto mas é necessário repensar esse ponto de vista como um investimento. Esses cinco dias economizarão o assédio que uma empresa pode enfrentar se o produto não funcionar bem com o público.

Maior velocidade

Tendo realizado muito nesses cinco dias, a equipe se moverá no momento mesmo quando o sprint terminar. Isso irá acelerar o trabalho em todos os outros projetos.

Melhor Foco

A equipe aprende onde focar enquanto resolve qualquer grande problema, convertendo todos os problemas em uma oportunidade.

Qualidade de trabalho aprimorada

A equipe fica melhor na solução de problemas, sozinhos e juntos. Todas as pessoas criaram sua própria solução e depois trabalharam juntas para resolver o grande quebra-cabeça, lembra?

Ideias frescas

A inclusão de pessoas fora da equipe usual traz novas perspectivas para olhar e solucionar um problema.

Oh! Mais uma coisa. Venha preparado para a festa. Você precisará de muitas dessas coisas:

  • Notas autoadesivas de diferentes cores e tamanhos;
  • Pontos coloridos;
  • Marcadores;
  • Canetas;
  • Papel;
  • Fita do pintor;
  • Lanches;
  • Água e sucos.

Você também precisará de dois quadros grandes (ou três, dependendo do número de equipes que você possui).

Referência

  • https://uxplanet.org/

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