Cadastre-se

Cadastre-se para acesAcesse conteúdos exclusivos que só usuários cadastrados no site tem acesso.

Fases de um projeto – As 5 etapas e suas características

O gerenciamento de um projeto vem acompanhado de grandes desafios e com o objetivo de minimizar tais desafios. Assim, projetos são normalmente divididos...
HomeCustomer ExperiencePrototipagem: quais são as características de um protótipo de alta fidelidade

Prototipagem: quais são as características de um protótipo de alta fidelidade

Uma das melhores maneiras de obter insights em um processo de Design Thinking é realizar alguma forma de prototipagem. Esse método envolve a produção de uma versão inicial, barata e reduzida do produto, a fim de revelar quaisquer problemas com o design atual.

A prototipagem oferece aos designers a oportunidade de dar vida a suas idéias, testar a praticabilidade do design atual e investigar potencialmente como uma amostra de usuários pensa e se sente sobre um produto.

Os protótipos são frequentemente usados ​​na fase final de teste de um processo de Design Thinking para determinar como os usuários se comportam com o protótipo, revelar novas soluções para problemas ou descobrir se as soluções implementadas foram ou não bem-sucedidas.

Os resultados gerados a partir desses testes são usados ​​para redefinir um ou mais dos problemas estabelecidos nas fases anteriores do projeto e para construir uma compreensão mais robusta dos problemas que os usuários podem enfrentar ao interagir com o produto no ambiente pretendido.


Os cinco estágios do processo do Design Thinking nem sempre são seqeenciais – eles não precisam seguir nenhuma ordem específica, podendo ocorrer em paralelo e ser repetidos iterativamente.

Como tal, as etapas devem ser entendidas como modos diferentes que contribuem para um projeto, em vez de etapas sequenciais.

Quando os designers desejam determinar e entender exatamente o comportamento do consumidor na interação com um produto, o método mais óbvio é testar como os usuários interagem com o mesmo.

Seria imprudente e inútil produzir um produto acabado para os usuários testarem.

Em vez disso, os designers podem fornecer prototipagem com versões simples e reduzidas de seus produtos, que podem ser usadas para observar, registrar, julgar e medir os níveis de desempenho do usuário com base em elementos específicos ou no comportamento geral, interações e reações dos usuários: o design geral.

Essas versões anteriores são conhecidas como protótipos e não estão necessariamente no meio do produto acabado, pois isso pode não ser econômico em termos de tempo ou dinheiro.

Os protótipos são construídos para que os designers possam pensar sobre suas soluções de maneira diferente (produto tangível, em vez de idéias abstratas), bem como falhar com rapidez e baixo custo, de modo que menos tempo e dinheiro sejam investidos em uma ideia que acaba sendo uma mau.

Eles nos atrasam para nos acelerar. Ao reservar um tempo para a prototipagem de nossas idéias, evitamos erros dispendiosos, como tornar-se complexo demais cedo demais e aderir a uma ideia fraca por muito tempo.

Tim Brown, CEO da empresa internacional de design e inovação IDEO
gp4us - Prototipagem

Por exemplo, ao desenvolver software, uma equipe de design pode produzir vários protótipos de papel, como mostrado na imagem acima, nos quais o usuário pode trabalhar gradualmente para demonstrar à equipe de design ou aos avaliadores como ele pode lidar com determinadas tarefas ou problemas .

Ao desenvolver dispositivos tangíveis, como o mouse do computador, os designers podem usar vários materiais diferentes para testar a tecnologia básica subjacente ao produto.

Com os avanços na tecnologia de impressão 3D, a prototipagem agora é, com frequência, um processo mais instantâneo e de baixo custo, e, como resultado, isso permitiu que os designers forneçam às partes interessadas modelos de réplicas precisos e testáveis ​​/ utilizáveis ​​antes de escolher um projeto específico.

Tipos de prototipagem

Os métodos de prototipagem são geralmente divididos em duas categorias separadas: prototipagem de baixa e alta fidelidade.

Prototipagem de BAIXA fidelidade

Prototipagem

A prototipagem de baixa fidelidade envolve o uso de modelos básicos ou exemplos do produto que está sendo testado.

Por exemplo, o modelo pode estar incompleto e utilizar apenas alguns dos recursos que estarão disponíveis no design final ou pode ser construído usando materiais não destinados ao artigo acabado, como madeira, papel ou metal para um plástico produtos.

Os protótipos de baixa fidelidade podem ser modelos baratos e fáceis de fabricar, ou simplesmente relatos ou visualizações deles.

Exemplos de protótipos de baixa fidelidade:

  • Storyboarding;
  • Esboço (Bill Buxton argumentar que o desenho não é um exemplo de prototipagem);
  • Classificação de cartões.

Prós da prototipagem de baixa fidelidade

  • Rápido e barato;
  • É possível fazer alterações instantâneas e testar novas iterações;
  • Descartável;
  • Permite que o designer obtenha uma visão geral do produto usando tempo e esforço mínimos, em vez de focar nos detalhes mais refinados ao longo de mudanças lentas e incrementais;
  • Disponível para todos; independentemente da capacidade e experiência, somos capazes de produzir versões rudimentares de produtos para testar usuários ou exibir as opiniões das partes interessadas;
  • Incentiva e promove o Design Thinking.

Contras da prototipagem de baixa fidelidade

  • Uma falta inerente de realismo. Devido à natureza básica e às vezes superficial dos protótipos, a aplicabilidade dos resultados gerados por testes envolvendo versões iniciais simples de um produto pode não ter validade;
  • Dependendo do seu produto, a produção de protótipos de baixa fidelidade pode não ser apropriada para os usuários pretendidos. Por exemplo, se você estiver desenvolvendo um produto vinculado a várias restrições contextuais e / ou restrições disposicionais, então versões básicas que não refletem a natureza, aparência ou sensação de o produto acabado pode ser de uso escasso, revelando muito pouco da eventual experiência do usuário;
  • Esses protótipos geralmente removem o controle do usuário, pois geralmente precisam interagir de maneiras básicas ou simplesmente informar um avaliador, demonstrar ou escrever uma descrição detalhada de como eles usariam o produto acabado.

Prototipagem de ALTA fidelidade

gp4us - Prototipagem

Protótipos de alta fidelidade são protótipos que parecem e operam mais perto do produto acabado.

Por exemplo, um modelo de plástico 3D com peças móveis (permitindo que os usuários manipulem e interajam com um dispositivo da mesma maneira que o design final) é de alta fidelidade em comparação com, por exemplo, um bloco de madeira.

Da mesma forma, uma versão anterior de um sistema de software desenvolvido usando um programa de design como o Sketch ou o Adobe Illustrator é de alta-fidelidade em comparação com um protótipo de papel.

Prós da prototipagem de alta fidelidade

  • Envolvente: as partes interessadas podem ver instantaneamente sua visão realizada e serão capazes de julgar o quão bem elas atendem às suas expectativas, desejos e necessidades;
  • O teste do usuário envolvendo protótipos de alta fi permitirá aos avaliadores coletar informações com um alto nível de validade e aplicabilidade. Quanto mais próximo o protótipo estiver do produto acabado, mais confiança a equipe de design terá em como as pessoas responderão, interagirão e perceberão o design.

Contras da prototipagem de alta fidelidade

  • Eles geralmente levam muito mais tempo para produzir do que protótipos de baixa fidelidade;
  • Ao testar protótipos, os usuários de teste estão mais inclinados a se concentrar e comentar em características superficiais, em oposição ao conteúdo (Rogers, Preece e Sharp, 2011)
  • Depois de dedicar horas e horas produzindo um modelo preciso de como um produto aparecerá e se comportará, os designers geralmente são odiados por fazer alterações;
  • Os protótipos de software podem fornecer aos usuários de teste uma falsa impressão de quão bom o artigo final pode ser;
  • Fazer alterações nos protótipos pode levar muito tempo, atrasando todo o projeto no processo. No entanto, os protótipos de baixa fi geralmente podem ser alterados dentro de horas, se não minutos, por exemplo, quando métodos de desenho ou prototipagem de papel são utilizados.

Devido aos prós e contras da prototipagem alta e baixa fidelidade, não deve surpreender que a prototipagem baixa fidelidade seja a opção usual durante os estágios iniciais de um projeto de Design Thinking, enquanto a prototipagem alta fidelidade é usada nos últimos estágios, quando as perguntas do teste são mais refinadas.

gp4us - Prototipagem

Diretrizes para prototipagem

É importante lembrar que os protótipos devem ser testes rápidos e fáceis de soluções de design. Aqui estão algumas diretrizes que ajudarão você neste estágio:

Comece a construir

  • O Design Thinking tem um viés em relação à ação: isso significa que, se você tem alguma incerteza sobre o que está tentando alcançar, sua melhor aposta é apenas fazer alguma coisa. A criação de um protótipo ajudará você a pensar sobre sua ideia de maneira concreta e, potencialmente, permitirá obter informações sobre maneiras de melhorar sua ideia.

Não gaste muito tempo

  • Prototipagem é tudo sobre velocidade; quanto mais tempo você gasta construindo seu protótipo, mais apegado emocionalmente à sua ideia, prejudicando sua capacidade de julgar objetivamente seus méritos.

Lembre-se do que você está testando

  • Todos os protótipos devem ter um problema de teste central. Não perca de vista esse problema, mas, ao mesmo tempo, não fique tão vinculado a ele a ponto de perder de vista outras lições que você pode aprender.

Crie com o usuário em mente

  • Teste o protótipo em relação aos comportamentos e necessidades esperados do usuário. Em seguida, aprenda com as lacunas nas expectativas e realidades e melhore suas idéias.

Ferramentas para prototipagem

InvisionApp

Caso queira prototipar uma ideia que terá suporte digital, o InvisionApp é uma ótima ferramenta para isso. Além de oferecer uma versão gratuita, é possível criar um protótipo interativo em apenas alguns cliques.

Para usar, basta inserir as telas que gostaria de ter na sua solução digital e, a partir da ferramenta, são feito os links e as transições.

Quando seu projeto é concluído, você pode enviá-lo para o Invision, adicionar algumas animações ou transições e transformar o arquivo em um protótipo clicável.

Sketch

O Sketch é uma ferramenta de prototipagem muito popular e fácil de usar. Como é uma aplicação baseada em vetor, é possível construir protótipos com maior fidelidade e para diferente plataformas/dispositivos. Para muitos webdesigners, o Stetch é uma ferramenta tão poderosa e flexível quanto as ferramentas da Adobe.

A desvantagem é ela ser exclusiva para o sistema operacional OS. Mas você pode experimentá-la gratuitamente por 30 dias.

gp4us - Prototipo

Adobe XD

O Adobe XD é uma aplicação de desenho vetorial que concorre com o Stetch. Em termos de funcionalidades, é bastante parecido com o seu concorrente direto, com a vantagem de rodar em sistemas operacionais Windows e ter integração com os outros produtos Adobe.

Porém é um produto mais caro, já que os produtos da Adobe passaram a ser vendido em formato de assinatura mensal.

Assim, para ter acesso a essa ferramenta é preciso adquirir o pacote completo, com outros programas Adobe.

gp4us - Prototipagem

Conclusão

A prototipagem pode ser uma maneira rápida e eficaz de dar vida às idéias do seu seu cliente.

Uma amostra dos usuários ou avaliadores pretendidos pode ser observada e testada, e suas opiniões podem ser usadas para fazer melhorias durante um processo de design iterativo.

Os métodos de prototipagem são geralmente classificados em uma de duas grandes categorias: alta e baixa fidelidade. No primeiro, são produzidas versões simples, às vezes com qualquer material disponível, que pode ser testado imediatamente.

Por outro lado, os métodos de alta fidelidade geralmente estão mais próximos do produto final em termos de aparência, sensação e meios de interação.

Embora a prototipagem de alta fidelidade possam ajudar a equipe de design a obter informações valiosas sobre como o produto será recebido quando distribuído, a produção de protótipos de alta fidelidade pode consumir muito tempo e pode atrasar significativamente um projeto, caso sejam necessárias alterações.

Portanto, os designers têm vários métodos diferentes de prototipagem à sua disposição, mas há desvantagens associadas a essas duas categorias amplas de métodos de teste, e isso deve ser levado em consideração ao decidir a melhor forma de melhorar seu projeto dentro do prazo e orçamento alocados.

Referência

  • https://www.interaction-design.org/literature/article/stage-4-in-the-design-thinking-process-prototype;
  • https://escoladesignthinking.echos.cc/blog/2019/03/teste-suas-ideias-com-4-ferramentas-de-prototipagem/

Uma das melhores maneiras de obter insights em um processo de Design Thinking é realizar alguma forma de prototipagem. Esse método envolve a produção de uma versão inicial, barata e reduzida do produto, a fim de revelar quaisquer problemas com o design atual. A...Prototipagem: quais são as características de um protótipo de alta fidelidade

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, assumiremos que você consente com isso. Fique à vontade também para ler nossa Política de privacidade. Mais informação

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close