Quando pensamos no mundo digital, tentar encontrar e converter clientes parece ser uma tarefa simples, mas sabemos bem que não é! Isso porque, na era da compra pela internet, o público altera constantemente seu comportamento, e resta para as empresas tentarem acompanhar suas alterações. Entretanto, há uma fórmula infalível para acompanhar esses clientes, e ela se chama ZMOT! Por mais irreal que pareça, o Zero Moment of Truth (Momento Zero da Verdade) é uma maneira constante de acompanhar o comportamento do consumidor e não se perder em meio às mudanças.
Isso pelo motivo de que essa estratégia não se foca em acompanhar as empresas, mas sim em entender o comportamento dos clientes.
Se você quer descobrir mais sobre o ZMOT e como ele pode te ajudar, basta continuar a leitura!
O ZMOT e o Comportamento do consumidor
Descoberto a pouco tempo pelo Google, o ZMOT foi o nome dado a um momento específico da jornada de compra do público. Nele, buscamos entender o que acontece antes do consumo, ou seja, enquanto os clientes estão se decidindo se vão ou não comprar algo.
Desse modo, o momento zero da verdade se liga ao comportamento do consumidor uma vez que ele conseguiu encontrar um padrão para essa decisão de consumo.
1- Ranqueamento Orgânico
É mais do que comum, nos dias de hoje, que sempre que uma necessidade de consumo surja os clientes busquem por ela na internet.
O que talvez você não saiba é que nesse processo eles acessam somente os 3 primeiros links ranqueados organicamente. As taxas de acesso são:
- 34% para o 1° ranqueado
- 17% para o 2° ranqueado
- 11% para o 3° ranqueado
Para uma empresa, isso significa que é essencial estar entre os primeiros, caso contrário os clientes sequer chegarão até você. E para isso indicamos o uso de estratégias de SEO para melhorar sua classificação!
2- Tabelas Comparativas
Ter dúvida na hora da compra é comum.
Assim, sai na frente da concorrência aquelas empresas que se preocupam com isso e ajudam seus clientes neste momento de escolha.
Para tal, nada melhor do que oferecer uma tabela ou lista comparativa!
Ao colocar produtos lado a lado, você não apenas ajuda o consumidor a continuar com você na jornada de compra, como dá um salto na sua Customer Experience, o que é um diferencial essencial nos dias de hoje.
3- Avaliações
As avaliações online são uma realidade há muito tempo, mas como sua marca vem lidando com elas?
Mais de 95% dos clientes afirmam buscarem por avaliações antes de consumirem qualquer coisa. Isso significa que se você está propagando uma má reputação com suas reviews, a chance do público te abandonar é altíssima.
Assim, busque ter uma boa relação com seus avaliadores e use de críticas negativas para melhorar sua empresa. Sempre dando a devida atenção à reclamação de cada cliente!
4- Cupons
Bem, esse é fácil!
Quando falamos de compra, é esperado que os clientes querem pagar menos.
Desse modo, a oferta de cupons é o passo final para conquistar esse público. O comportamento de procura por esses descontos é uma realidade latente para o mercado nos dias de hoje. Ou seja, ficar de fora dessa onda é o mesmo que pedir para não ser a escolha de consumo da clientela.
E agora que já sabe como o Comportamento do Consumidor moderno funciona, coloque os pilares em prática e atraia cada vez mais clientes!