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Comportamento do Consumidor: Por que você precisa conhecer?

Quando pensamos no mundo digital, tentar encontrar e converter clientes parece ser uma tarefa simples, mas sabemos bem que não é! Isso porque, na era da compra pela internet, o público altera constantemente seu comportamento, e resta para as empresas tentarem acompanhar suas alterações.  Entretanto, há uma fórmula infalível para acompanhar esses clientes, e ela se chama ZMOT! Por mais irreal que pareça, o Zero Moment of Truth (Momento Zero da Verdade) é uma maneira constante de acompanhar o comportamento do consumidor e não se perder em meio às mudanças.

Isso pelo motivo de que essa estratégia não se foca em acompanhar as empresas, mas sim em entender o comportamento dos clientes.

Se você quer descobrir mais sobre o ZMOT e como ele pode te ajudar, basta continuar a leitura!

O ZMOT e o Comportamento do consumidor

Descoberto a pouco tempo pelo Google, o ZMOT foi o nome dado a um momento específico da jornada de compra do público. Nele, buscamos entender o que acontece antes do consumo, ou seja, enquanto os clientes estão se decidindo se vão ou não comprar algo.

Desse modo, o momento zero da verdade se liga ao comportamento do consumidor uma vez que ele conseguiu encontrar um padrão para essa decisão de consumo.

Para esse caminho recorrente que o público faz, foi dado o nome de Pilares do ZMOT, os quais são compostos por 4 fases:

1- Ranqueamento Orgânico

É mais do que comum, nos dias de hoje, que sempre que uma necessidade de consumo surja os clientes busquem por ela na internet.

O que talvez você não saiba é que nesse processo eles acessam somente os 3 primeiros links ranqueados organicamente. As taxas de acesso são:

  • 34% para o 1° ranqueado
  • 17% para o 2° ranqueado
  • 11% para o 3° ranqueado

Para uma empresa, isso significa que é essencial estar entre os primeiros, caso contrário os clientes sequer chegarão até você. E para isso indicamos o uso de estratégias de SEO para melhorar sua classificação!

2- Tabelas Comparativas

Ter dúvida na hora da compra é comum.

Assim, sai na frente da concorrência aquelas empresas que se preocupam com isso e ajudam seus clientes neste momento de escolha.

Para tal, nada melhor do que oferecer uma tabela ou lista comparativa!

Ao colocar produtos lado a lado, você não apenas ajuda o consumidor a continuar com você na jornada de compra, como dá um salto na sua Customer Experience, o que é um diferencial essencial nos dias de hoje.

3- Avaliações

As avaliações online são uma realidade há muito tempo, mas como sua marca vem lidando com elas?

Mais de 95% dos clientes afirmam buscarem por avaliações antes de consumirem qualquer coisa. Isso significa que se você está propagando uma má reputação com suas reviews, a chance do público te abandonar é altíssima.

Assim, busque ter uma boa relação com seus avaliadores e use de críticas negativas para melhorar sua empresa. Sempre dando a devida atenção à reclamação de cada cliente!

4- Cupons

Bem, esse é fácil!

Quando falamos de compra, é esperado que os clientes querem pagar menos.

Desse modo, a oferta de cupons é o passo final para conquistar esse público. O comportamento de procura por esses descontos é uma realidade latente para o mercado nos dias de hoje. Ou seja, ficar de fora dessa onda é o mesmo que pedir para não ser a escolha de consumo da clientela.

E agora que já sabe como o Comportamento do Consumidor moderno funciona, coloque os pilares em prática e atraia cada vez mais clientes!

Quando pensamos no mundo digital, tentar encontrar e converter clientes parece ser uma tarefa simples, mas sabemos bem que não é! Isso porque, na era da compra pela internet, o público altera constantemente seu comportamento, e resta para as empresas tentarem acompanhar suas...Comportamento do Consumidor: Por que você precisa conhecer?

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