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HomeMetodologiasPress Release - Lançamento de produtos que agregam valor ao cliente

Press Release – Lançamento de produtos que agregam valor ao cliente

Jeff Bezos adora escrever.  Em sua carta anual aos acionistas, Bezos faz mais do que fornecer uma visão geral do desempenho da Amazon; ele ajuda os acionistas a entender o que torna a Amazon diferente. Ele sempre faz outra coisa: anexa uma cópia da primeira carta anual de acionistas que escreveu em 1997 para reforçar seu compromisso de que a Amazon sempre funcionará com uma mentalidade, como se ainda fosse o primeiro dia. Em uma Press Releae mais recente aos acionistas, ele demonstrou seu entendimento de como usar a linguagem para promover suas crenças pessoais, educar outras pessoas e comandar uma audiência. 

O que é único nessa carta, no entanto, é que ela se expande em uma técnica que apresenta as principais razões para o sucesso da empresa, sendo:

  • Press Release;
  • Six pagers.

Antes de aprofundar este artigo, quero deixar claro que não estou sugerindo que apenas o 6 Pagers e o Press Release sejam a razão do sucesso da Amazon; e não são. 

Ela Amazon é bem-sucedida porque atrai e contrata os indivíduos mais capazes de todo o mundo.

O segredo da Amazon

Um dos pontos mais interessantes da Amazon está relacionado às reuniões. Isso porque são reuniões eficientes e emocionantes. Diferentemente da maioria das empresas em que as pessoas vêm às reuniões para revisar os slides do PowerPoint, a Amazon não usa o PowerPoint

Em vez disso, a Amazon exige que todos, independentemente de seu título, iniciem reuniões lendo o 6 pagers. O que torna interessantes é que eles têm escrito nos dois lados do papel, para que, essencialmente, sejam lidas 12 páginas. A maioria dos 6 pagers também contém um Press Release, para fornecer um entendimento de alto nível do produto ou serviço proposto e discutido.

Embora possa parecer contra-intuitivo acreditar que algo tão simples como um Press Release e o documento 6 Pagers possam ser considerados primários entre as chaves do sucesso da Amazon, é verdade. 

A Amazon está focada como um laser nos clientes. Em vez de começar com uma ideia para um produto e tentar convencer os executivos de que os clientes “amarão a ideia”, ela trabalha da perspectiva do cliente para apresentar idéias que legitimamente gerem valor. 

Por exemplo:

O Prime foi criado porque na Amazon entendida que os clientes queriam comprar produtos de qualidade por menos dinheiro, e que eles queriam receber os produtos o mais rápido possível. 

O Prime parecia ser uma solução que atendia às necessidades dos clientes. Desta forma um Press Release foi escrito centrado em torno do problema existente:

Altos custos;

Entregas lentas.

Isso por que as soluções atuais falharam em corrigir o problema e como o novo produto (Prime) eliminaria todas as soluções existentes. 

Estrutura de um Press Release

  • Em um nível alto, o Press Release segue o seguinte esboço:

Título

  • Nomeie o produto da maneira que o leitor (ou seja, seus clientes-alvo) entenderá.

Subtítulo

  • Descreva quem é o mercado do produto e que benefício ele obtém. Uma frase apenas abaixo do título.

Resumo

  • Forneça um resumo do produto e dos benefícios. Suponha que o leitor não leia mais nada; portanto, este parágrafo é crítico. Nota: Se não for fácil para você escrever o resumo, dê um passo atrás e reavalie a ideia.

Problema 

  • Descreva o problema que seu produto resolve. Seja claro.

Solução

  • Descreva como o seu produto resolve o problema. Seja entusiasmado!

Citação

  • Uma citação de um porta-voz da sua empresa. Por exemplo:

Os clientes da Amazon desejam entregas no mesmo dia. Criamos o Prime e o Prime Now para fornecer aos nossos clientes entregas em menos de duas horas.

Jeff Bezos

Como começar

  • Descreva como é fácil para os clientes começarem a usar o serviço.

Cotação do cliente

  • Forneça uma cotação de um cliente hipotético que descreva como eles obtiveram o benefício. Por exemplo:

Fiquei surpreso por poder pedir barras de proteína e suplementos pré-treino e recebê-los no mesmo dia.

Brittain Ladd

Fechamento e Chamada à Ação 

  • Reforce ao cliente por que o produto ou serviço é essencial e o valor gerado para o cliente. Tenha certeza de que dificilmente um produto ou serviço se tornará realidade se o Press Release não identificar efetivamente o valor do produto ou serviço para o cliente. 

Regra de ouro: se é difícil escrever um Press Release ou entender por que um produto ou serviço agregaria valor aos clientes, o produto ou serviço não valeria o esforço.

Como elaborar um Press Release

Trata-se de um processo rigoroso para estimular bons pensamentos com uma abordagem estruturada.  Com ele você obtém extrema clareza sobre o que está fazendo, por que está fazendo e, mais importante, por que sua ideia deve ser tão boa para o cliente. 

Porque?

A Amazon coloca o cliente no centro de tudo, trabalhando de trás para frente a partir do cliente, em vez de começar com uma ideia para um produto. O Press Release é uma boa maneira de forçar os funcionários a explicar à organização sobre o que são suas idéias e como suas soluções resolverão um problema do cliente. 

Ao escrevê-lo, nos colocamos no lugar do cliente para que mesmo os conceitos mais complexos possam ser explicados e compreendidos pelo cliente mais simples.

Se você não consegue apresentar um Press Release convincente, o produto que você deseja lançar provavelmente não vale a pena ser fabricado.


O que?

Para novas iniciativas, um gerente de produto ou qualquer outro funcionário brilhante com uma ideia em mente escreve um Press Release anunciando o produto (ou serviço) finalizado. 

Ele está “ centrado no problema do cliente, em como as soluções atuais (internas ou externas) falham e em como o novo produto substituirá as soluções existentes.

O autor continua refinando o documento até que eles apresentem algo realmente bom, porque ” repetir um comunicado de imprensa é muito mais rápido e barato do que repetir o produto em si”.

Como?

Comece com um título que nomeie claramente seu produto (ou serviço) e indique o que ele fará.


Escreva um parágrafo de abertura que forneça os detalhes mais importantes sobre o seu produto (ou serviço), como os consumidores se beneficiarão dele e o problema que ele resolverá. Você deve escrever isso como se fosse a única parte que alguém lerá.


Inclua citações do porta-voz da empresa e de um cliente hipotético satisfeito. Conclua explicando brevemente como o cliente pode aprender mais ou começar a usar seu produto (ou serviço).


Além disso, mantenha-o simples! 3 a 4 frases para a maioria dos parágrafos. Não use termos técnicos difíceis de entender. Por fim, não há mais de uma página e integro-a a uma seção de perguntas frequentes, que eu pessoalmente considero muito importante, pois é útil antecipar perguntas desafiadoras.

Regras do Press Release

Regra 1

  • Deve ser declarada em um momento futuro em que o sucesso foi alcançado e realizado.

Regra 2

  • Discuta por que é importante, muitas vezes tempo para os clientes (ou outras partes interessadas). Discuta as realizações primeiro em termos de por que é importante para os clientes: Como a experiência do cliente melhorou. Por que o atendimento ao cliente, Em seguida, discuta outras razões pelas quais foram importantes e principais objetivos.

Regra 3

  • Estabeleça uma meta clara e audaciosa: articule resultados mensuráveis ​​claros, incluindo: participação financeira, operacional e de mercado.

Regra 4

  • Descreva os princípios usados ​​que levaram ao sucesso. Este é o mais complicado e mais importante. Descreva as ações difíceis realizadas, as decisões importantes, os princípios de design que levaram ao sucesso. Discuta as questões que precisavam ser abordadas para ter sucesso.

Regra 5

  • Seja apaixonado e divirta-se enquanto faz isso. Para mim, a regra mais importante de todas.

Se o Press Release for difícil de escrever,

então o produto provavelmente vai ser péssimo. Continue trabalhando até que o esboço de cada parágrafo flua.

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