Certificação PMI-PMP – Esclarecendo todas as suas dúvidas

Todos os esclarecimentos necessários para que você entenda de vez a Certificação PMP do PMI

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gp4us - Certificação PMI-PMP
Certificação PMI-PMP – Esclarecendo todas as suas dúvidas
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Muito se fala hoje em dia sobre Gerenciamento de Projetos, todos os benefícios que o mesmo pode oferecer às organizações e principalmente sobre as Certificação PMI-PMP. E se hoje o Gerenciamento de Projetos possui tal importância deve se ao fato de, um dia, uma organização tomar a iniciativa de torna-lo tão grandioso.

Este post tem o objetivo de desmistificar de uma vez por todas o que é o PMI® e todos os benefícios que esta organização oferece ao mundo dos projetos, principalmente suas certificações oferecidas aos profissionais do segmento.

Vamos lá ?

O que é o PMI®

Segundo o próprio site do PMI®, o Instituto de Gerenciamento de Projetos (Project Management Institute):

É a uma das maiores associações para profissionais de gerenciamento de projetos.  Auxilia mais de 700.000 membros, profissionais certificados e voluntários em praticamente todos os países do mundo a aumentar o sucesso das suas empresas, evoluir em suas carreiras e tornar a profissão mais madura.

O PMI é uma organização internacional sem fins lucrativos com sede na Filadélfia, Pensilvânia – E.U.A. fundada em 1969 por cinco voluntários:

  • James R. Snyder;
  • Eric Jenett, PMI Fellow;
  • J. Gordon Davis;
  • E.A. Ned Engman;
  • Susan Gallagher.

Esta organização é responsável por publicar as normas relacionadas ao gerenciamento de projetos e pela certificação dos processos de gerenciamento de projetos.  Possui como principais objetivo:

  • Definir padrões de qualidade;
  • Gerar conhecimento através da pesquisa;
  • Promover o gerenciamento de projetos como profissão através de programas de certificação.

Certificação PMI-PMP

O PMI® oferece um programa de certificação para profissionais da área de projetos com todos os níveis de escolaridade.  Atualmente, existem 8 credenciais disponíveis, desenvolvidas de forma rigorosa, acreditadas no mundo todo e facilmente transferíveis entre todos os setores da indústria sendo a Certificação PMI-PMP a principal busca inicial pelos Gerentes de Projetos.

Não deixe de aproveitar também esta ótima oportunidade para realizar seus simulados.

Independentemente do estágio em que você se encontra na sua carreira, o PMI® tem uma certificação para que você possa demonstrar seu conhecimento e comprometimento com a profissão com uma certificação.

São elas:

  • Certificação CAPM – Técnico Certificado em Gerenciamento de Projetos;
  • Certificação PfMP – Profissional de Gerenciamento de Portfólio;
  • Certificação PMI-PBA – Profissional em Análise de Negócio;
  • Certificação PMI-PMP – Profissional em Gerenciamento de Projetos;
  • Certificação PMI-SP – Profissional em Gerenciamento de Cronograma;
  • Certificação PMI-RMP – Profissional em Gerenciamento de Riscos;
  • Certificação PgMP – Profissional em Gerenciamento de Programas;
  • Certificação PMI-ACP – Profissional Certificado em Métodos Ágeis.

Certificação PMI-PMP®

Dentre todas as certificações citadas acima, a mais procurada pelos profissionais em Gerenciamento de Projetos é a Certificação PMP.

Ela atesta que você possui formação, experiência e competência para conduzir e dirigir projetos. Este reconhecimento atesta-se dia após dia através da crescente exigência por parte das empresas na contratação por profissionais certificados.

Quem pode se candidatar ?

Esta certificação comprova sua competência em liderar e conduzir projetos. Gerentes de Projeto experientes que estão a procura de consolidar suas habilidades, destacar-se diante de empregadores e maximizar seu potencial de ganhos, a Certificação PMI-PMP é a escolha certa para você.

Requisitos

Para se candidatar à Certificação PMI-PMP você precisa ter:

ou

  • Diploma de ensino médio (ensino médio ou equivalente);
  • Mínimo de cinco anos de experiência no gerenciamento de projetos;
  • Mínimo de 7.500 horas de liderança e direção de projetos;
  • 35 horas de formação em gerenciamento de projetos.

Como manter ou renovar sua certificação

Os profissionais certificados como PMO não basta apenas passar na prova e conquistar a certificação. É necessário comprovar ao PMI que o mesmo continua se desenvolvendo.

Estes profissionais devem acumular um mínimo de 60 Unidades de Desenvolvimento Profissional, conhecidas como Professional Development Units (PDU’s) durante cada ciclo de Continuidade da Certificação.

Este ciclo tem 3 anos de duração a partir da data da obtenção da certificação inicial.

Qual o conceito de PDU

Segundo o PMI®, PDU significa Unidade de Desenvolvimento Profissional (Professional Development Unit). Muitas das certificações do PMI® requerem que você acumule estas Unidades de Desenvolvimento Profissional para manter ativa a sua certificação. Uma PDU corresponde a uma hora de contato / desenvolvimento profissional.

Existem várias maneiras de se obter PDU’s, conforme especificado no programa de Requisitos de Continuidade de Certificação (Continuing Certification Requirements – CCR).  Tipicamente, uma PDU é obtida para cada hora gasta em uma atividade ou experiência de aprendizagem estruturada planejada.

Esta atividade ou um grupo de atividades relacionadas deve ter um mínimo de uma hora completa para ser aceito, podendo ser reportadas frações de 0,25 PDU a partir da primeira hora completa informada.

São permitidos dez minutos de intervalo para cada hora em programas que excedam uma hora de duração.

Classificação dos PDU’s

As principais categorias de PDUs estão abaixo:

Categoria A – Cursos e eventos registrados junto ao PMI

  •  Cursos oferecidos por Registred Education Prividers (R.E.P.) do PMI;
  • Eventos dos chapters do PMI;

Categoria B – Educação continuada

  •  Cursos que tenham alguma ligação com o tema Gerenciamento de Projetos;
  • Cursos acadêmicos;
  • Congressos, conferências, seminários ou simpósios.

Categoria C – Auto aprendizado direcionado

PDU’s obtidos compartilhando os conhecimentos de gerenciamento de projetos com os seus colegas. O PMI® reconhece atividades que envolvem estudos ou pesquisas conduzidas pessoalmente;

  • Os cursos online são meios convenientes de se obter PDU’s.  Tudo que é necessário para fazer esse cursos é uma conexão com a internet;
  • Cabe a observação de que o profissional poderá reportar no máximo 30 PDU’s para estas atividades durante um ciclo CCR.

Categoria D – Criação de novos conhecimentos em Gerenciamento de Projetos

  •  Envolve a autoria de livros ou artigos, mesmo que seja a newsletter de sua empresa.

Categoria E – Serviço Voluntário

Uma hora de serviço voluntário corresponde a 1 PDU;

  • Atuar como Diretor ou membro de um comitê;
  • Outros serviços voluntários.

Categoria F – Trabalhar como Profissional em Gerenciamento de Projetos

Exercer atividades ligadas a gerenciamento de projetos por um mínimo de 6 meses dentro de um período de 12 meses;

  • Podem ser solicitados 05 PDUs a cada 12 meses, em um total de 15 PDU’s por ciclo de 3 anos. Como reportar as atividades ?

Gerentes de Projeto certificados devem reportar suas atividades conforme elas ocorram.

O melhor de fazer isso é acessando o Continuing Certification Requirements System, através do site https://ccrs.pmi.org/ utilizando seu nome de usuário e senha (cadastrados quando da obtenção da certificação).

Referências

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