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Fases de um projeto – As 5 etapas e suas características

O gerenciamento de um projeto vem acompanhado de grandes desafios e com o objetivo de minimizar tais desafios. Assim, projetos são normalmente divididos...
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Psicologia Emocional – Guia prático para gerentes de projeto

A evolução humana ganhou força, quando em sociedade, na realização de trabalhos em grupo. Para que estes relacionamentos se tornassem mais eficientes, houve a necessidade de comunicação para expressão de idéias e sentimentos. Após milhares de anos ainda não somos compreendidos, na maioria das vezes, o que dificulta o bom desenvolvimento de atividades. A ideia aqui é detalhar, identificar e recomendar a melhor forma de agir utilizando a psicologia emocional no Gerenciamento de Projetos esclarecendo situações e tomando atitudes no trato com o ser humano e suas relações.

No planejamento, o projeto é bem definido através do uso de ferramentas e metodologias. O relacionamento humano na equipe por sua vez, pode afetar negativamente nos resultados.

A forma equivocada ou mal entendida quanto à cobrança de resultados, para desempenho de uma determinada tarefa, seja ela devido às deficiências quanto a entonação da voz, forma de abordagem, problemas pessoais, problemas paralelos, conflitos, etc.; podem comprometer negativamente o desenvolvimento do trabalho na equipe, desmotivando-a e interferindo diretamente no sucesso do projeto, enfraquecendo assim as relações entre os integrantes da equipe; e o gerente de projeto não está imune e deve saber lidar com estas situações.

Para detalhar e estudar este tema utilizaremos a metodologia de pesquisa bibliográfica, apesar de relativamente antigo, vem sendo utilizado amplamente nos dias atuais com excelentes resultados. 

O fator humano

O fator humano no gerenciamento de projetos é fundamental para um projeto eficaz. O gerente de projetos deve saber delegar tarefas a integrantes da equipe, saber argumentar com a equipe de forma clara, objetiva e com empatia para conquistar sua equipe, visando a obtenção de resultados extraordinários.

Baseado em alguns pilares de relacionamento humano o gerente de projetos deve estar preparado para conduzir o projeto, com menos esforços, definindo uma abordagem mais indicada e inteligente a cada situação, no intuito de minimizar e resolver os problemas de forma antecipada ou a partir do momento que estes ocorrem.

Psicologia emocional

Enquanto que no cenário didático de gerenciamento de projetos já está bem definido, por que então alguns gerentes de projeto têm mais dificuldade que outros para conduzir projetos similares?

Para nós, a ideia de gerenciar um projeto de uma forma diferente é atrativa. Algo que possa nos desenvolver, especialmente com pessoas.

Foi então que alguns estudiosos e psicólogos começaram a estudar o comportamento humano e o quanto estes relacionamentos interferiam no resultado de um trabalho, que resultou em um termo novo psicologia emocional.

Segundo Mayer & Salovey (1990):

Inteligência Emocional (EI) se refere aos processos envolvidos no reconhecimento, uso, entendimento e gerenciamento do estado emocional próprio e dos outros para resolver problemas carregados de emoções para regular o comportamento.

gp4us - Psicologia Emocional

Autoconsciência

Na psicologia emocional a Autoconsciência é a capacidade de reconhecer nossas próprias emoções, entendê-las no momento presente, nos orientando a fazer as melhores escolhas, alterando assim os resultados.

UM DOS INDICADORES PRINCIPAIS DO NÍVEL DE MATURIDADE EMOCIONAL É A HABILIDADE DE AVALIAR A SI MESMO DE MODO OBJETIVO. É IMPORTANTE SER CAPAZ DE LISTAR SUAS CARACTERÍSTICAS DE PERSONALIDADE, PONTOS FORTES E FRAQUEZAS. É INESTIMÁVEL VER A SI MESMO COM OBJETIVIDADE, DA FORMA QUE OS OUTROS O PERCEBEM. NEM TODO MUNDO CONSEGUE FAZER ISSO.

ASHER, 2007, P.111

Autogerenciamento

Já o Autogerenciamento é a consciência de sentimentos para nos gerenciar, sendo assim, podemos nos controlar e administrar nossas emoções, avaliando a melhor forma de externá-las de acordo com nossos objetivos.

Para suportar outra pessoa, temos que nos conhecer a níveis de sentimentos. Nossa reação emocional depende de nosso estado de espírito e surge espontaneamente.

Quando em momento de ira, temos comportamentos e reações completamente diferentes de quando estamos calmos e serenos por exemplo.

Destacamos grupos de emoções mais comuns do ser humano: irado, amedrontado, feliz, animado, carinhoso, triste, etc. Portanto, inicialmente temos que identificar nosso estado emocional, antes de ajudar ao próximo.

Temos que regular nossas emoções, estabelecendo padrões quanto as nossas reações. Por exemplo: se estou triste, penso em algo que me deixe alegre, se estou cansado penso em superação, etc., visando à obtenção do nosso equilíbrio emocional.

A partir daí, estaremos preparados para ajudar ao próximo a entender as suas reações emocionais.

Desta forma, identificando nosso estado de espírito, conseguiremos gerenciar e manipular nossas reações para evitarmos interferências indesejáveis no auxílio ao próximo, conforme exemplificado abaixo. 

gp4us - Psicologia Emocional

Na psicologia emocional nosso autogerenciamento pode ser detalhado em três etapas, que se repete de forma rotativa:

  1. Identificar o sentimento;
  2. Descobrir a causa básica;
  3. Agir para esclarecer a situação.
gp4us - Psicologia Emocional

A partir daí, sabemos como estamos e após restabelecer o equilíbrio, estaremos prontos a ajudar o interlocutor.

Como base em algumas metodologias, conseguiremos identificar as emoções das pessoas, podendo-as ajudar de uma maneira mais eficaz. O entendimento das emoções nos auxilia a reconhecer quais eventos podem funcionara como gatilhos emocionais.

Por exemplo, um funcionário se irrita quando chamado pelo apelido. Saber que as emoções podem combinar-se formando uma mistura de sentimentos que, dependendo do cenário ou situações que cada um vive, têm resultados diferentes.

Ao percebermos que as emoções podem progredir com o tempo e serem transmitidas entre os indivíduos, nos fornece um rico vocabulário emocional para aumentar a precisão em descrever sentimentos e mistura de sentimentos, nos orientando para um melhor comportamento, de acordo com nossos objetivos, para o alcance dos resultados do projeto.

Não existem emoções negativas, mas sim agradáveis ou desagradáveis que exprimem a nossa reação com base na situação que estamos sentindo neste momento, e a forma de administrá-las e regulá-las demonstram nosso nível de maturidade emocional.

Consciência social

Para a psicologia emocional a consciência social é o sentido fundamental para auxiliar pessoas em níveis de consciência é a audição. Saber ouvir é uma arte, que varia dependendo do nosso estado emocional e personalidade.

À medida que relacionamentos pessoais acontecem, temos que estar preparados para identificar, baseado nas situações e reações, qual apoio o trabalhador necessita para que possamos ajudá-lo na medida certa.

Se coloque no lugar do outro, exercite a capacidade de compreender de suas dúvidas e emoções.

Procure observar o indivíduo visando identificar qual é a dificuldade, a carência, a fortaleza, o objetivo desta conversa, como posso ajudá-lo?

Não devemos perder o foco de nossa posição como Gerente de Projetos, nossa meta é atingir resultados de acordo com o projeto que estamos conduzindo, e não servirmos como uma terapia de autoajuda.

Gestão de relacionamentos

Já temos condições de avaliar o nosso entendimento emocional sobre os outros, temos agora que construir relacionamentos com eles.

O relacionamento ocorre principalmente com os stakeholders, informando o andamento do projeto, e com a equipe de projeto, executando o projeto e desenvolvendo outras pessoas através de uma comunicação clara objetiva verdadeira e direta.

A capacidade de lidar com pessoas é que faz toda a diferença para crescimento na carreira, dentro ou fora da organização.

O grande desafio é aprender com pessoas que pensam de forma diferente, permeando a conflitos, tornando este bem mais complexo do que quando lidamos com pessoas pares, que pensam como nós. Assim evoluímos.

Liderança de equipe

Todos somos líderes, uns mais outros menos. Liderança denomina-se pelo processo de influenciar as atividades de um grupo organizado com o objetivo de atingir metas através do trabalho de outras pessoas.

Existem várias formas de conseguir resultados de uma equipe, caracterizando diferentes tipos de liderança.

Destacamos aqui dois estilos de liderança: a Liderança Inspiracional onde o líder lidera pelo exemplo e a Liderança Visionária onde o líder atrai, retém e desenvolve talentos.

Nesta combinação o líder avalia a equipe e o indivíduo quanto a seus pontos fortes e fracos, indicando o melhor direcionamento para que percebam onde estão e o que está faltando para se desenvolverem como pessoas e profissionais, logo, o líder inspira a equipe, fortalecendo-a no presente para melhorar os resultados futuros.

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Tipos de apoio fornecidos pelo GP

Dentre as funções de apoio ao trabalhador que o Gerente de Projetos deve conduzir, destacamos:

Suporte técnico

Apoio realizado quando o trabalhador não tem conhecimento de como realizar uma tarefa, precisa de um direcionamento claro e objetivo, de forma direta e rápida, a ideia é fornecer a informação não conhecida, visando à correta ação.

Coaching

Neste apoio, basicamente o trabalhador tem dúvida, de forma consciente ou inconsciente, de qual decisão tomar:

  1. Mostramos a estrada que a pessoa está;
  2. Ajudamos a identificar opções, e deixamos que ela própria escolha a melhor opção;
  3. Auxiliamos a persistir naquela opção escolhida;
  4. Focamos no desenvolvimento da pessoa, conhecendo suas fraquezas e fortalezas.

Tutor

Fornecer informações técnicas ao trabalhador, compartilhando conhecimento específico, seja de uma determinada tarefa, atividade, técnica, etc.

A ideia é melhorar tecnicamente o trabalhador de forma a fortalecer o seu desenvolvimento técnico e pessoal.

Fórum fécnico

Através de discussões técnicas entre os participantes, de forma a decidir a melhor decisão a ser tomada, sendo que esta é tomada em conjunto, com acertos e consequências compartilhadas.

Consultoria

O trabalhador executa uma atividade ou tarefa que lhe foi conferida pelo Gerente de projetos de acordo com os procedimentos e direcionamentos da companhia, normalmente por questões de qualidade, garantia ou segurança.

Por sua vez, o Gerente de projetos deve estimular a consultoria.

De acordo com Wall (2008):

Devemos aproveitar a experiência e inteligência coletiva para trabalhar na tarefa de forma mais inteligente. Disseminando assim as lições aprendidas.

Delegação

O Gerente de projetos deve direcionar as atividades onde o responsável da execução da tarefa seja membro da equipe, e tenha condições de executá-la, cobre resultados (prazo, custo e qualidade) de acordo com critérios acordados anteriormente.

O Gerente de projetos não pode estar presente em todas as tarefas que serão executadas nos projetos, para fiscalizá-las.

Equilibrando o racional e o emocional

Em geral temos duas formas de inteligência, a racional e a emocional. A racional define a inteligência humana, o intelecto, que é a capacidade de desenvolvermos pensamentos lógicos, analíticos e matemáticos, facilidade em aprender línguas, abstrair, saber acadêmico acumulado, etc.

De acordo com Goleman, a Inteligência Emocional é a capacidade de reconhecer e regular emoções em nós mesmos e nos outros.

Quando as duas inteligências se interagem, aumentamos então nossa capacidade intelectual e comportamental.

O Gerente de Projetos deve buscar então o equilíbrio entre ambas, visando atingir metas com resultados extraordinários.

gp4us - Psicologia Emocional

Com inteligência emocional, conseguimos controlar nossas emoções, administrando a energia que vem junto com esta emoção, regulando esta energia de forma que consigamos expressar um comportamento que seja de acordo com nossos objetivos, e não por impulso reativo, o qual, na maioria das vezes, nos é prejudicial.

A boa notícia é que a IE pode ser adquirida e aprimorada através de leitura, terapia, coaching e treinamento.

O desafio é identificar as fraquezas emocionais, modificando assim os comportamentos, controlando os efeitos, inicialmente de forma calculada, eliminado os efeitos indesejáveis, até que os efeitos desejáveis se tornem reações automáticas.

Ao atingir maturidade da Inteligência Emocional através da psicologia emocional, passamos a controlar as emoções, as utilizando no seu máximo de criatividade e produtividade, temos a sensação de evolução, hoje melhor que ontem, melhor que cinco anos atrás, etc.

Quando somos imaturos emocionalmente temos intolerância a frustrações e contrariedades, nos tornamos pessoas não confiáveis, a vontade passa a ser soberana à razão, ao dizermos sim, querendo dizer não, somos caracterizados como um indivíduo fraco.

Nas dificuldades por questão de defesa, é mais fácil culpar os outros e tornarmos vítimas situacionais.

Logo, o crescimento emocional é requisito básico para a felicidade no âmbito pessoal e profissional. Muito provavelmente conhecemos indivíduos que sabem muito tecnicamente, na sua área, às vezes, mais até que o seu próprio gerente.

Por que então, ele não virou gerente? Como pode este profissional ser tão bom e continuar a anos na mesma colocação?

Quando estudamos de forma mais aprofundada esta situação, percebemos que racionalmente o sujeito é fora de série, mas emocionalmente é descontrolado, não sabe tratar as pessoas em sua volta, sejam colegas de trabalho ou superiores hierárquicos, não se preocupa em preparar seu substituto, não observaram como é o organograma de sua empresa, não se prepara para o próximo nível de carreira.

Sentem-se injustiçados, perseguidos e frustrados profissionalmente, para elas carreira é tão somente o trabalho ao longo do tempo. O fato é: Sempre tem alguém nos observando!

De acordo com Wall (2008):

Quando você é gerente, as pessoas te observam com mais atenção do que você sequer pode imaginar.

A inteligência emocional é pré-requisito para o desenvolvimento de sua carreira, ao utilizá-la nos tornamos uma pessoa mais equilibrada no trato das emoções e sentimentos, facilitando assim o relacionamento com os colegas de trabalho.

Este comportamento é facilmente explicado se analisarmos a pirâmide de hierarquia das necessidades.

gp4us - Psicologia Emocional

Para Maslow, quando uma necessidade for satisfeita, o ser humano terá a necessidade do próximo nível. Logo, indivíduos que não conseguem alcançar progressão na carreira, devem desenvolver suas deficiências.

Normalmente as carências comportamentais ocorrem a partir do 3º nível da pirâmide (Social) e requerem controle das emoções e sentimentos. Goleman destaca componentes básicos e orientações comportamentais ao indivíduo.

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Mudar o estado emocional é possível?

Sim, com certeza isto já nos ocorreu. Nosso colega está em um estado emocional tranquilo e dependendo do que falamos ou fazemos o frustramos de tal forma que o levamos a ira com alta carga emocional agindo de forma indisciplinada.

Normalmente fazemos isto de forma impensada, involuntária ou de brincadeira, mas podemos utilizar desta mesma técnica quando queremos mudar o estado emocional intencionalmente de uma pessoa para uma condição mais estável e serena, de acordo com nosso objetivo, tendo em mente sempre o resultado final que é o sucesso do projeto.

A ideia é trazer a pessoa de volta a seu equilíbrio emocional.

Quando percebemos que a conversa está indo para uma direção não desejada, precisamos resgatar a direção da conversa conforme com nosso objetivo, fazendo com que o interlocutor se lembre de situações que lhe dão prazer, boas experiências, pessoas que ele ama, acalmando-o ou situando o indivíduo do ambiente corporativo.

Desta forma você restabelece rapport. Cuidado!

Deve ser resgatado de forma sutil, utilizando o bom senso e o timing da conversa, pois no meio de uma discussão, você perguntar: como vai sua mãe?

Pode não soar bem, agravando ainda mais a situação. Perguntas eficazes o levarão a ação. Voltadas para a solução do problema. Buscando soluções no futuro e não explicações do passado. Contêm hipóteses sólidas e proveitosas para ele.

Nunca esqueça as palavras mágicas: Por favor, e Obrigado.

Vídeo aula

https://www.youtube.com/watch?v=JGQVFKKv13M

Conclusão

A psicologia emocional pode ser desenvolvida à medida que a estudamos e a praticamos, levando em consideração o discurso com a linguagem corporal.

A vantagem de termos gerentes de projetos utilizando a inteligência emocional é o aumento da capacidade de desenvolvimento da equipe, pois a evolução das pessoas ocorre de forma objetiva e harmoniosa, criando um ambiente adequado para o alcance dos objetivos do projeto.

Identificando as fraquezas, propondo treinamento para desenvolvimento do indivíduo, encorajamos a continuar se desenvolvendo, melhorando sua motivação. Em resumo, todos ganham.

Quando utilizamos inteligência e psicologia emocional, agimos com diplomacia principalmente ao lidar com gerenciamento de conflitos e trabalho em equipe.

Portanto, inteligência emocional é o uso intencional de nossas emoções de forma que trabalhem em nosso benefício, nos ajudando a orientar nosso comportamento e raciocínio para atingir os melhores resultados.

O Gerente de projetos, com maturidade emocional desenvolvida consegue visualizar de forma consciente quais são os impactos que as suas emoções têm sobre si próprio e nos outros indivíduos, nos relacionamentos e finalmente na sua própria carreira, conseguindo administrá-las e regulá-las de forma inteligente.

Finalmente, a inteligência e psicologia emocional para o gerente de projetos tem a função de fortalecer sua liderança, os relacionamentos profissionais, podendo se transformar até em pessoais, aumentar sua rede de relacionamentos que o ajudarão a expandir sua influência por toda a organização, atingir os objetivos do projeto com menor esforço, e consequentemente, impulsionar o profissional para um sucesso extraordinário.

Lembre-se: Sempre tem alguém nos observando!

Referências

  • SANTANA, Télbio de Araújo; ESPECIALIZE-SE Revista On Line; Inteligência emocional em gerenciamento de projetos, Janeiro/2013.

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