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Fases de um projeto – As 5 etapas e suas características

O gerenciamento de um projeto vem acompanhado de grandes desafios e com o objetivo de minimizar tais desafios. Assim, projetos são normalmente divididos...
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Habilidades Interpessoais necessárias para um líder em projetos

As relações e habilidades interpessoais representam uma parte essencial da atividade humana e podem fazer grandes diferenças na carreira de um Gerente de Projetos. Depende-se, em grande parte, do desenvolvimento das habilidades sociais interpessoais.

Durante a vida, somos instruídos quanto a normas de conduta perante pessoas, situações, e em determinados contextos. Apesar disso, a conduta não possui um protocolo a ser seguido, uma vez que está diretamente ligada a fatores culturais e sociodemográficos.

Habilidades Interpessoais

Devido a importância das habilidades interpessoais oPMI® – Project Management Institute, é uma organização sem fins lucrativos.

Tem como objetivo disseminar as melhores práticas de gerenciamento de projetos em todo o mundo,  realizou recentemente uma extensa pesquisa qualitativa e quantitativa com empresas de diversos setores.

Na pesquisa aplicou a Projec Management Competency Development – PMCD e introduziu um novo conceito: 

O Triângulo de Talentos® que está na 6ª Edição do novo Guia o PMBOK® (guia para o conjunto de conhecimentos de gerenciamento de projetos). 

Essas habilidades são fundamentais para que os líderes tenham sucesso no mercado global cada vez mais competitivo e complexo.

O PMI® identificou que é necessário para um líder ter domínio de um conjunto de novas habilidades que são fundamentais para o seu sucesso profissional, na carreira de gerente de projetos, destacadas no Triângulo de Talentos.

Primeiro, conhecimento do negócio da organização e da estratégia, de forma a melhorar o desenvolvimento e fornecer os resultados do negócio que a organização necessita para sobreviver nesse mercado tão competitivo.

Desenvolver habilidades de liderança

Desenvolver habilidades de liderança e comportamentos necessários para poder orientar, motivar e dirigir a equipe do projeto, que é fundamental para que a organização possa atingir suas metas de negócio, mediante a inspiração das pessoas.

E, por último, é necessário o conhecimento técnico relativos a domínios específicos de gerenciamento de projetos, gerenciamento de programa e gerenciamento de portfólios.

O líder de projetos deve ter condições sine qua non nos conhecimentos técnicos em gerenciamento de projetos, todavia, são insuficientes e são necessárias habilidades adicionais de liderança, psicologia emocional e inteligência de negócios.

Portanto, um gerente de projeto moderno deve ter eficácia máxima de conhecimento nesses três conjuntos de habilidades.

Habilidades Interpessoais

Figura 1 – Triângulo de Talentos do PMI®.
Fonte: PMBOK® 6a Edição.

Habilidades de um líder

A Tabela lista quais são as principais habilidades críticas necessárias para um líder (gerente de projetos) se desenvolver, a saber: 

  • Gerenciamento Técnico de Projetos;
  • Liderança;
  • Gerenciamento Estratégico e de Negócios.

Gerenciamento Técnico

Das habilidades de Gerenciamento Técnico, destacam-se a necessidade de se conhecer Técnicas de Compilação de requisitos, isto é, processo de traduzir e compreender os requisitos do projeto.

Passando por Gerenciamento de riscos e Gerenciamento de escopo do projeto.

Liderança

Da habilidade liderança será necessário desenvolver as capacidades de Negociação, Gerenciamento de Conflitos, Motivação, Inteligência Emocional, Comunicação e saber dar Feedback.

Que são habilidades fundamentais na capacidade de orientar, motivar e dirigir uma equipe.

Lidar com pessoas, é uma grande parte do papel do gerente de projetos, que envolve conhecer e conviver com pessoas.

O gerente de projetos deve entender dos comportamentos e as motivações das pessoas. A liderança eficaz é crucial para o sucesso dos projetos nas organizações.

Pesquisas do PMI demostram que as qualidades e as habilidades de um líder incluem, mas não estão limitadas a: 

  • Ser um visionário;
  • Ser otimista e positivo;
  • Colaborativo.

Gerenciamento Estratégico e de Negócios

Esta envolve a capacidade de identificar a visão geral de alto nível da organização e de implementar decisões e ações que apoiam o alinhamento e planejamento estratégico.

Para essa habilidade será necessário que o gerente de projetos tenha a capacidade de penetração, e sagacidade para compreender o negócio da organização.

Inclusive, deve ter conhecimento de finanças, marketing e operações.

Segundo o PMBOK o gerente de projetos deve conhecer o suficiente para poder explicar a outras pessoas os seguintes aspectos da organização:

  • Estratégia;
  • Missão;
  • Metas e Objetivos;
  • O mercado e as Condições do mercado como Clientes;
  • Concorrência.
Habilidades Interpessoais

Tabela 1 – Exemplos de habilidades críticas. Fonte: PMI-SP.

Considerações adicionais

Como pode-se ver o PMI sugere que essas novavas habilidades profissionais devam fazer parte da formação de um gerente de projeto moderno e que está alinhado as novas tendências para que ele possa melhor interagir com as pessoas ao seu redor.

Também, se faz necessários os conhecimentos em gestão estratégica e de negócios envolvidos nos projetos sob sua gestão.

Dessa forma, o PMI contribui para fomentar o desenvolvimento de profissionais de gestão de projetos cada vez mais conectados com as necessidades dessa nobre profissão de gerente de projetos.

Desenvolvendo habilidades interpessoais

Veja abaixo 12 passos para você praticar no dia a dia e desenvolver suas habilidades interpessoais.

1. Descubra como cada pessoa quer ser conhecida

Temos uma vontade natural de ser conhecidos. Se você estiver atento, as pessoas te darão pistas que revelam como querem ser conhecidas ou quem querem ser. Uma vez descoberto isso, comece a tratá-las como se já fossem aquela pessoa (ou pelo menos no caminho para ser aquela pessoa).

Poucas coisas são tão adoráveis para seres humanos como alguém que nos entende e genuinamente acredita em nosso potencial.

2. Preste atenção nos arredores

Entre responder emails, correr para reuniões e tentar se manter calmo no geral, há outra coisa que líderes empresariais incluem na lista de tarefas: escutar.

Escutar pode ser a coisa mais valiosa do seu dia. Escutar pode ajudá-lo a ganhar insights sobre quem está feliz ou infeliz, o lado positivo de cada dia e que fatores podem ser melhorados no local de trabalho.

3. Seja honesto

Tento ser honesto, seja no trabalho ou fora dele. Ter relacionamentos honestos sustenta o respeito mútuo, especialmente quando é hora de ter conversas difíceis. Também tiro tempo para observar e entender o que motiva cada pessoa com quem interajo.

Conhecer e honrar meus colegas e as fortalezas e fraquezas de meus clientes cultiva a parceria e garante que todo mundo tenha os mesmos objetivos gerais.

4.  Encontre conexões mútuas

Encontrar e falar sobre conexões mútuas não apenas cria uma conversa estimulante e fácil. Mais importante ainda, permite que se construa uma confiança imediata. As barreiras caem de maneira significativa e você se sente mais confortável, graças à triagem implícita feita por essa conexão mútua.

5. Coloque-se em primeiro lugar

Se você está em busca de um segredo para fazer com que as pessoas gostem de você, está fazendo errado. Ser bom com pessoas começa com você mesmo. Se não tomar conta de si mesmo primeiro, então não pode estar presente com outros.

As pessoas querem que você ligue para elas, mas sabem se você faz isso de maneira genuína ou não. Passe tempo consigo mesmo antes de passar tempo com os outros.

6. Peça feedbacks honestos

Das habilidades interpessoais necessárias esta, sem dúvida, é muito fácil de executar mas para muitas pessoas difícil de aceitar.  As pessoas amam quando você pede opiniões. Significa que você respeita o que elas pensam. Destaca seu relacionamento único com elas e o status que têm na sua vida.

Certamente você não pede feedback para qualquer um: você escolhe a pessoa. Além de ganhar feedback valioso das pessoas em quem confia você também ganha apoiadores ávidos, que se sentirão envolvidos com o que te aconselharam a fazer.

7. Enfatize a importância do propósito

Propósito é peça-chave no local de trabalho. A habilidade de adicionar transparência a uma tarefa esclarece a visão geral e o objetivo do projeto. O propósito não apenas alinha seus funcionários com a visão mais ampla, mas também os encoraja a fazer contribuições valiosas para conquistar os resultados desejados.

Dar propósito às tarefas pode aumentar a moral dos funcionários, diminuir o turnover e melhorar a qualidade do trabalho.

8. Esteja atento aos detalhes

Quando encontro pessoas novas, tento encontrar pistas sobre a pessoa. Perceba o que ela está bebendo, por exemplo, para começar uma conversa.

Perceba quando alguém prefere vinho tinto, o que pode levar a uma discussão sobre uma vinícola local favorita, que então pode levar a uma conversa muito mais pessoal e memorável. Uma conexão pessoal te leva muito mais longe que simplesmente falar do tempo.

9. Tenha empatia

Esta é uma das habilidades interpessoais mais importantes.  Um dos melhores jeitos que encontrei para me conectar com outras pessoas é mostrar empatia. A maioria das pessoas só quer se sentir ouvida e compreendida. Seja um bom ouvinte e coloque-se no lugar delas.

Mostre que você está ativamente engajado, que está processando as informações e que liga para o que elas estão dizendo. Isso gera uma conexão muito mais próxima imediatamente.

10. Adote o linguajar do outro

Preste atenção ao tipo de linguagem que a outra pessoa está usando e adote-a em sua própria fala, como for possível.

A familiaridade alimenta a confiança e este tipo de ‘espelhamento linguístico’ pode frequentemente ajudar a estabelecer terreno comum entre duas pessoas. Naturalmente, evite usar termos culturais inapropriados, mas garanta que no geral estejam falando do mesmo jeito.

11. Aja de maneira deliberada e aberta

Num mundo em que trocamos de conversas e pessoas com o movimento dos dedos, nada é mais valioso que estar completamente presente no momento em que você se senta com alguém e fazer com que a pessoa se sinta como a única coisa na sua mente.

Qualquer abertura e transparência que você puder trazer à conversa vai ajudar a deixá-la mais confortável e a criar uma conversa e uma conexão mais profundas.

12. Seja um conector

O autor Glennon Melton diz bem: “A coisa mais revolucionária que você pode fazer é introduzir as pessoas umas às outras”. Eu estava conectada com pessoas extraordinárias no começo da minha carreira e nunca me esqueci de quão grata eu me sentia em relação ao conector.

Introduzir as pessoas é o melhor jeito de agir numa sala e o jeito mais fácil de construir uma rede – e ninguém esquece.

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