Cadastre-se

Cadastre-se para acesAcesse conteúdos exclusivos que só usuários cadastrados no site tem acesso.

Fases de um projeto – As 5 etapas e suas características

O gerenciamento de um projeto vem acompanhado de grandes desafios e com o objetivo de minimizar tais desafios. Assim, projetos são normalmente divididos...
HomeProjetosPMIÁrea de Integração - Por que ela é a mais importante em...

Área de Integração – Por que ela é a mais importante em Projetos?

Em conversa com o meu amigo o Professor Otávio Frota, Superintendente da CAGECE – Companhia de Água e Esgoto do Ceará – Ele me falou “você separa o Gerente de Projeto Profissional do amador quando é observado como o gerente cuida da Área de Integração”. 

Concordo com o prof. Otávio:

Ser um bom gerente de projetos é cuidar da Integração do Projeto, área mais importante do gerenciamento de projetos.

Área de Integração

Integração significa o ato ou efeito de integrar ou tornar inteiro. Integração é também sinônimo de assimilação e reunião.

Vejamos como o novo GUIA PMBOK® Sexta Edição trata a integração:

O Gerenciamento da Integração do Projeto é de responsabilidade específica do gerente do projeto e não pode ser delegado nem transferido.

O gerente do projeto é quem combina os resultados em todas as outras Áreas de Conhecimento para fornecer uma visão geral do projeto.

O gerente do projeto é o responsável em última instância pelo projeto como um todo.

Logo pode-se ver que o bom gerente de projetos é aquele que sabe administrar a área de integração em projetos.

Segundo o PMBOK® o Gerenciamento da Integração do Projeto inclui os processos e as atividades necessárias para:

  • Identificar;
  • Definir;
  • Combinar;
  • Unificar;

os vários processos e atividades dos grupos de processos de gerenciamento.

Área de Integração

Figura 1: Área de Gerenciamento da Integração do Projeto
Fonte: PMBOK®

Papel da Integração

A Área de Integração tem como premissa prevenir os problemas do projeto antes de se tornarem críticos e define onde e quando concentrar recursos e esforço, tratando e coordenando o trabalho com o objetivo de se obter o sucesso do projeto.

Alguns aspectos a serem considerados

As metas e os objetivos do projeto estão explicitados no plano do projeto?

Usar o plano de gerenciamento das comunicações para garantir informações disponíveis para as áreas necessárias.

Os processos de controle de mudanças do projeto estão alinhados com as diretrizes de controle de mudanças de acordo com o determina o PMBOK®?

O GP e a Área de Integração

O gerente de projetos tem o dever de garantir que os componentes do projeto precisam trabalhar juntos.

Exige habilidades em negociação e gerenciamento de conflitos de interesses.

Também exige habilidades gerais de gerenciamento, boa comunicação, organização, familiaridade técnica com o produto etc.

Como fazer a Integração dos Projetos

Um gerente de projeto experiente obedece as restrições do projeto como se fosse uma Lei Marcial, isto é, as restrições determinam as limitações internas ou externas ao projeto.

As principais restrições podem ser a obrigatoriedade de se realizar determinada tarefa ou a forma de trabalho de uma equipe do projeto.

O estado e a qualidade de um determinado serviço é uma das restrições mais acompanhadas na gestão de projetos, pois afetam diretamente a usabilidade e o desempenho do produto/serviço final.

Portanto, as restrições nada mais são do que eventos e ações que podem delimitar a execução do projeto, sendo conhecidas como inibidores de atuação da equipe do projeto.

Área de Integração

Figura 2 – Restrições do Projetos
Fonte: PMBOK®

Por exemplo, algumas atividades realizadas pela equipe de gerenciamento de projetos poderiam ser:

  • Analisar e compreender o escopo. Isso inclui obedecer as restrições e requisitos do produto e do projeto, além de outras influências relacionadas a um projeto, e como cada um deles será gerenciado ou abordado dentro do projeto;
  • Compreender como transformar as informações identificadas em um plano de gerenciamento do projeto conforme o Guia PMBOK®;
  • Preparar a estrutura analítica do projeto (EAP) – Figura com objetivo de melhorar a comunicação do projeto;
  • Tomar ações adequadas para que o projeto seja realizado de acordo com o plano de gerenciamento do projeto, com o conjunto planejado de processos integrados e com o escopo planejado do projeto;
  • Monitorar o andamento, os processos e os produtos do projeto.

A Área de Integração cuida da efetiva união das áreas de gerenciamento de projetos necessários para realizar os objetivos do projeto dentro dos procedimentos definidos da organização.

Estrutura Analítica dos Processos

A Figura 3 mostra a estrutura analítica dos processos na integração dos projetos.

Área de Integração

Figura 3 – Estrutura Analítica dos Processos na Integração do Projeto
Fonte: PMBOK®

Considerações Finais

Por que a Área de Integração é a mais importante?

Porque sem um gerenciamento efetivo da integração existe uma grande probabilidade de que o projeto ser menos eficiente e eficaz.

Portanto, uma boa integração contribui para aumentar o sucesso do projeto e que o mesmo obedeça todas as restrições do projeto e consequentemente atenda aos objetivos do projeto.

E, caso você queira melhorar os seus conhecimentos em gerenciamento de projetos, o ideal, é fazer um MBA em Gerenciamento de Projetos.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, assumiremos que você consente com isso. Fique à vontade também para ler nossa Política de privacidade. Mais informação

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close