Você é mais rejeitado do que aceito? Os outros costumam passar por cima de você ou nem notá-lo? Esses são sinais claros de déficit de simpatia (carisma) e em nossa profissão o Gerentes de Projeto precisa saber como ser carismático para influenciar positivamente seu time na busca pela entrega do projeto ou serviço.
O Instituto de opinião Pública de Allensbach pergunta aos alemães qual seu objetivo de vida mais importante onde o número daqueles que assinalaram “quero ser popular” subiu, desde 1974, de 36% para 47%.
Os motivos para tal são:
- Nossas experiências de felicidade aumentaram;
- Mudanças, separações e solidão cresceram;
- A concorrência ficou mais dura no mundo do trabalho;
- Os sucessos estão cada vez mais dependentes da “vitamina R(relacionamento).
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Como ser carismático
O filósofo grego Aristóteles chama o ser humano de “animal social”. O grande dilema em como ser carismático está ligado ao desejo por contato e vida em conjunto faz parte da nossa constituição básica. Por isso, todos carregamos os recursos necessários para conquistar a simpatia dos outros.
Estamos programados para vivermos em grupo. O grande problema é que nem sempre sabemos como viver em grupo e como ser carismático.
Ninguém é 100% amado ou odiado. Quase sempre existe uma mistura. Em alguns campos do carisma tudo vai às mil maravilhas, nos outros há problemas. Num primeiro passo, faremos um balanço.
O questionário abaixo é o ponto de partida para aprender a como ser carismático. Afinal de contas você primeiro precisa saber se você é para então atuar nos pontos necessários.
Isso irá ajudá-lo inicialmente não a descobrir como ser carismático, mas identificar quais são seus pontos fortes e fracos pessoais no quesito carisma. No final, você verá que não será necessário mudar seu comportamento como um todo.
Para descobrir quais são essas correções para aprender a como ser carismático, responda às vinte perguntas abaixo. Elas abarcam aspectos de sua autopercepção, suas experiências na infância, seu relacionamento e seu comportamento.
A. Autoimagem
1 – Você gosta do seu jeito de ser? Reserve alguns minutos e anote aquilo que você gostaria de mudar em você. Quantos pontos foram listados?
- a) Mais de dez;
- b) De cinco a dez;
- c) De dois a cinco;
- d) No máximo um.
2 – Você gostaria de ser famoso?
- a) Sim, por causa do dinheiro e do estimo de vida confortável;
- b) Sim, porque seria conhecido e admirado;
- c) Sim, pois então seria alguém especial;
- d) Sim, por causa dos muitos contatos;
- e) Não, seria estressante demais para mim;
- f) Não, detesto ser reconhecido em todos os lugares;
- g) Famoso ou não, pra mim tanto faz.
3 – Pense em duas, três pessoas queridas que você considera exemplos. O que o faz admirá-las?
- a) Seu bom humor constante;
- b) Seu grande círculo de amigos;
- c) A facilidade com que estabelecem contatos;
- d) O fato de não ficarem se gabando do seu sucesso;
- e) O fato de estarem sempre disponíveis para os outros.
4 – Quais das seguintes mudanças de comportamento você gostaria muito de empreender?
- a) Reagir de maneira mais tranquila e amistosa nas discussões;
- b) Expressar a própria opinião com mais coragem;
- c) Interromper os outros com menos frequência e ser mais paciente para ouvi-los.
B – Experiência na infância
5 – Lembre-se de sua infância. Na sua classe ou na sua turma, como você era:
- a) O líder?
- b) Um integrante do grupo?
- c) O confessor ou aquele que ouvia o lamento dos outros?
- d) O líder de uma oposição ou turma contrária?
- e) O integrante de uma oposição ou turma contrária?
- f) Alguém que ficava à margem ou a ovelha negra?
6 – Quando os jogadores eram escolhidos (por exemplo, nas seleções da escola) você era escolhido:
- a) Em primeiro ou segundo lugar?
- b) Era um dos últimos?
- c) Não ficava nem entre os primeiros nem entre os últimos?
- d) Era você que escolhia?
7 – Na escola e durante os estágios profissionais, qual era seu lugar no grupo?
- a) Era um dos primeiros?
- b) Ficava no meio?
- c) Era um dos últimos?
8 – Você era tipo como?
- a) Um arrivista?
- b) Alguém que se menosprezava?
- c) Nenhum dos dois?
C – Relacionamentos sociais
9 – Bons amigos são aqueles que podem ser chamados a qualquer hora em situações difíceis. Eles vão separar um tempo para você. Quantos desses bons amigos você tem?
- a) Mais de dez;
- b) De cinco a dez;
- c) De três a quatro;
- d) De um a dois;
- e) Nenhum
10 – Em comparação com sua infância, atualmente você:
- a) Tem mais bons amigos;
- b) Tem menos bons amigos;
- c) Tem um número igual de bons amigos.
11 – Quem se esforça mais e com mais frequência para manter o contato? Se vocês resolvem fazer algo juntos, quem geralmente toma a iniciativa?
- a) Eu;
- b) Meus amigos;
- c) Eu ignoro quem não mostra interesse em mim.
12 – Se você tivesse de procurar um novo emprego:
- a) Procuraria os serviços de recolocação do governo?
- b) Leria os anúncios de classificados?
- c) Enviaria currículos aleatoriamente a empresas adequadas?
- d) Contataaria seus contatos profissionais?
13 – Suponhamos que nos próximos anos você queira fazer uma viagem a passeio a Buenos Aires e Nova York, a fim de conhecer pessoas novas.
- a) Você tem indicações de quem procurar em pelo menos duas dessas cidades;
- b) Você sabe de pronto quais dos seus amigos podem ajudá-lo a encontrar pessoas nessas cidades;
- c) você primeiro precisa perguntar entre seus amigos, mas pela experiência já sabe que dessa maneira conseguirá os contatos necessários;
- d) Você vai pessoalmente atrás dos contatos necessários;
- e) Você reserva um hotel e espera fazer novos conhecidos nos lugares.
D – Comportamento social
14 – Seus conhecidos provavelmente o chamariam de (caso você não saiba, informe-se):
- a) Simpático;
- b) Competente;
- c) Dominante;
- e) Reservado ou tímido.
15 – Seus amigos/conhecidos já o incentivaram a mudar qual aspecto de seu comportamento?
- a) Demonstrar mais sentimentos/ter maior preocupação.
- b) Não explodir tão cedo;
- c) Não permitir tudo;
- d) Deixar os outros exporem sua opinião;
- e) Ser menos reservado;
- f) Ser mais diplomático.
16 – Se alguém o contradiz numa questão importante, como você costuma reagir?
- a) Você aceita, a fim de evitar um conflito;
- b) Você diz que ambos os pontos de vista são igualmente importantes;
- c) Você insiste no seu ponto de vista.
17 – Ao conversar com pessoas importantes, no que é que você mais presta atenção?
- a) Em não cometer gafes;
- b) Em passar uma boa impressão;
- c) Nas expectativas positivas do seu interlocutor;
- d) Nas possíveis reações negativas do seu interlocutor;
- e) Na precisão dos próprios argumentos.
18 – Com qual frequência você se sente ignorado por garçons, vendedores e funcionários do setor de informação de prédios públicos?
- a) Raramente ou nunca;
- b) Às vezes;
- c) Muitas vezes.
- d) Quase sempre;
19 – Alguém vem de encontro a você numa calçada estreita. O que você faz?
- a) Você abre espaço, se preciso pisa na rua ou usa a entrada de uma casa;
- b) você empurra o outro da calçada;
- c) Você sinaliza com um breve olhar como ambos passarão pela calçada;
- d) Não há regra. Depende da outra pessoa.
20 – Você conversa com os outros sobre assuntos constrangedores (assuntos sexuais, sintomas desagradáveis de doenças, experiências em que você foi malsucedido)?
- a) Nunca. Ninguém tem nada a ver com isso;
- b) Só raramente, com amigos muito próximos;
- c) Se alguém conversar sobre os próprios assuntos constrangedores;
- d) Às vezes, mas em geral fazendo insinuações;
- e) Muito abertamente, se o assunto não for constrangedor para o outro;
- f) Tanto quanto qualquer outro tema;
- g) São meus assuntos preferidos.
Avaliação Quantitativa
Para avaliação quantitativa, use a tabela abaixo. Cada possibilidade de resposta do questionário recebe um determinado número de pontos.
Some os números de suas respostas.
Pergunta No. | A | B | C | D | E | F | G |
---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 0 | 2 | 4 | 5 | - | - | - |
2 | 2 | 1 | 3 | 5 | 2 | 1 | 2 |
3 | 2 | 3 | 2 | 2 | 5 | - | - |
4 | 3 | 5 | 2 | - | - | - | - |
5 | 4 | 2 | 5 | 3 | 1 | 0 | - |
6 | 5 | 0 | 3 | 4 | - | - | - |
7 | 5 | 3 | 1 | - | - | - | - |
8 | 0 | 5 | 3 | - | - | - | - |
9 | 5 | 4 | 3 | 2 | 0 | - | - |
10 | 5 | 1 | 3 | - | - | - | - |
11 | 3 | 5 | 1 | - | - | - | - |
12 | 0 | 1 | 2 | 5 | - | - | - |
13 | 5 | 5 | 4 | 3 | 2 | 0 | - |
14 | 5 | 2 | 2 | 3 | - | - | - |
15 | 0 | 3 | 5 | 2 | 4 | 1 | - |
16 | 3 | 5 | 1 | - | - | - | - |
17 | 2 | 1 | 5 | 3 | 1 | - | - |
18 | 5 | 4 | 2 | 0 | - | - | - |
19 | 2 | 0 | 5 | 4 | - | - | - |
20 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 4 | 2 |
A soma de seus pontos via revelar sua popularidade. A escala de popularidade é a seguintes:
- 90 pontos ou mais: excepcionalmente popular e charmoso;
- 65 a 89 pontos: simpático com alguns pontos negativos que limitam a impressão geral positiva;
- 45 a 64 pontos: mediano, nem muito carismático nem muito antipático;
- 25 a 44 pontos: ou inexpressivo com alguns traços de carisma ou de caráter controverso, com traços simpáticos e antipáticos;
- Até 24 pontos: não muito popular, irradia pouco carisma.
Referências
- A força do Carisma – Como encantar pessoas e se destacar em qualquer ambiente – Frank Naumann