Um épico é um corpo de trabalho que pode ser dividido em tarefas específicas (chamadas “histórias” ou “histórias de usuários”) com base nas necessidades / solicitações de clientes ou usuários finais, sendo uma maneira útil de organizar seu trabalho e criar uma hierarquia.
A ideia é dividir o trabalho em partes que podem ser entregues, para que grandes projetos possam ser realizados de tal forma que você possa continuar a entregar valor aos seus clientes regularmente. Épicos ajudam as equipes a dividir seu trabalho, continuando a trabalhar em direção a um objetivo maior.
Manter a agilidade ao organizar grandes tarefas, como épicos, não é uma tarefa tão simples assim. Aprender como os épicos se relacionam com um programa ágil saudável é uma habilidade essencial, independentemente do tamanho da sua organização.
O que é um Épico
Um épico é um grande corpo de trabalho que pode ser dividido em várias histórias menores e que geralmente abrangem várias equipes, em vários projetos podendo ser desenvolvidos por várias equipes.
Épicos são quase sempre entregues em um conjunto de Sprints pois a medida que a equipe aprende mais sobre um épico por meio do desenvolvimento e do feedback do cliente, as histórias de usuários serão adicionadas e removidas conforme necessário.
Essa é a chave dos épicos ágeis:
- Escopo é flexível;
- Base no feedback do cliente;
- Cadência da equipe.
Exemplo de Épico
Digamos que seja 2050 e trabalhamos para uma organização de viagens espaciais recreativas. Fazemos cerca de uma dúzia de lançamentos por ano, portanto, cada lançamento não é a maior coisa que fazemos em um ano, mas ainda está longe da rotina e levará muitas horas-pessoa para ser concluído.
Esse dimensionamento é ideal para um épico.
Um exemplo épico então seria:
Este épico inclui histórias para itens de trabalho de rotina, bem como histórias destinadas a melhorar os principais aspectos do lançamento do ônibus espacial, desde clientes que compram passagens de viagens espaciais até o lançamento do próprio foguete. Dessa forma, várias equipes contribuirão para esse épico trabalhando em uma ampla variedade de histórias.
A equipe de software que apoia a compra de ingressos para o lançamento em março de 2050 pode estruturar seu épico da seguinte maneira:
Épico: Lançamento em março de 2050 | ||
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História: atualize o período para incluir as datas de lançamento de março de 2050. | História: reduza o tempo de carregamento das listagens de voos solicitadas para <0,45 segundo | História: promova a promoção de verão de Saturno na página de confirmação para reservas de primeira classe. |
Simultaneamente, as equipes de propulsão podem contribuir para o mesmo épico com estas histórias:
Épico: Lançamento em março de 2050 | ||
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História: Mantenha os tanques de combustível PSI> 250 PPM no lançamento | História: reduza o consumo geral de combustível em 1%. | História: Contrate um novo engenheiro de propulsão para substituir Gary. |
Épico dentro de um Programas Agile
Um épico deve fornecer à equipe de desenvolvimento tudo o que eles precisam para ter sucesso. De uma perspectiva prática, é o nível superior da hierarquia de trabalho. No entanto, entender como um épico se relaciona com outras estruturas ágeis fornece um contexto importante para o trabalho diário de desenvolvimento.
- Um Roadmap do Produto é um plano de ação sobre como um produto ou solução evoluirá com o tempo;
- Um tema é uma meta da organização que impulsiona a criação de épicos e iniciativas;
- O Roadmap do Produto é expresso e visualizado como um conjunto de iniciativas traçadas ao longo de uma linha do tempo;
- Dividir iniciativas em épicos ajuda a manter o trabalho diário da equipe – expresso em histórias menores – conectado aos objetivos gerais de negócios.
Um conjunto de épicos concluídos impulsiona uma iniciativa específica, que mantém o produto em desenvolvimento e evolução com as demandas do mercado e dos clientes sobre os temas organizacionais.
No nosso exemplo acima, um tema seria o aumento de lançamentos de ônibus espaciais, o roteiro seguiria para o aumento de lançamentos de 3 por trimestre para 4 e as iniciativas seriam: reduzir custos e aumentar a venda de ingressos, e cada épico seria agregado às iniciativas.
Criando um Épico
Ao criar um novo épico considere outras ferramentas de planejamento e organização que sua equipe já pode ter. Criar épicos em torno dos objetivos trimestrais de uma equipe ou OKRs é um ótimo começo.
Ao criá-lo, considere então o seguinte:
Relatórios
- Crie épicos para os projetos que os gerentes e executivos desejam acompanhar.
Narração de histórias
- Use épicos e as histórias que os envolvem, como um mecanismo para contar a história de como você chegou ao estado atual de um recurso ou produto.
Cultura
- Deixe a cultura organizacional ditar o tamanho e a granularidade de um épico.
Tempo
- A maioria dos Times de Desenvolvimento Scrum depende de estruturas de estimativa em vez de tempo. Esta é uma validação importante que precisa ser levada em consideração para garantir que seus épicos levem algumas semanas para serem concluídos. Nem muito longo nem muito curto.
Dividindo o Épico
- Dividir um épico em histórias mais práticas ajuda a entender um projeto e manter a dinâmica, mas pode ser uma tarefa assustadora para quem está iniciando e ainda não possui os conhecimentos e habilidades necessários para tal. Não existe uma solução única para a criação de histórias de um épico, mas há muitas boas práticas a serem consideradas:
Função ou persona do usuário
Crie uma história única para cada persona do usuário:
- Login mais rápido para novos visitantes;
- Login mais rápido para clientes que retornam;
- Outros.
Etapas ordenadas
- Divida o processo e crie uma história para cada etapa.
Cultura
Tempo
- Salvo outra convenção acordada, crie histórias que possam ser concluídas em uma impressão ou menos.
Não existe uma definição universal que estabeleça uma linha entre uma grande história e um épico. Em geral, qualquer escopo de trabalho que a equipe estima em “semanas” (ou mais) para concluir, em vez de “horas” ou “dias” deve ser considerado um épico e dividido em histórias menores.
Mensurando o Épico
Os gráficos de burndown podem ser usados para visualizar épicos e servem para manter as equipes motivadas e as partes interessadas executivas informadas. Um bom gráfico burndown é aquele onde a agilidade da organização realmente brilha.
Um gráfico de Burndown mostra a quantidade real e estimada de trabalho a ser realizado em um Sprint ou épico, onde:
- O eixo x horizontal do gráfico indica o tempo;
- O eixo y vertical indica histórias.
Use um gráfico de burndown para rastrear o trabalho total restante e projetar a probabilidade de atingir a meta do sprint. Ao rastrear o trabalho restante em toda a iteração, uma equipe pode gerenciar seu progresso e responder de acordo.
Ao monitorar um gráfico de burndown, fica claro como a equipe está progredindo e onde estão os bloqueadores. Ter esses pontos de dados claramente visíveis mantém todos na mesma página e facilita a conversa aberta sobre a evolução do produto e as previsões de conclusão.
Sem mencionar que a transparência cria confiança!
Conclusão
Os épicos não são a base absoluta de um programa ágil, mas são os fatores práticos para a maioria das equipes ágeis.
Compreender onde eles se encaixam em um programa ágil saudável cria contexto para o seu trabalho, dividi-los em histórias cria impulso.