Aprenda a DIZER NÃO e cresça profissionalmente

Aprender a dizer não é a base para quem quer crescer profissionalmente. O Sim e o Não são conceitos interligados e permanentes em nossa vida.

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Aprender a dizer não é a base para quem quer crescer profissionalmente.  O Sim e o Não são conceitos interligados e permanentes em nossa vida. Um depende do outro, um ajuda ou prejudicada o outro.

Ambos têm a ver com os temas negociação e administração do tempo.

Aprender a dizer NÃO

Para aprender a dizer não vamos iniciar com um simples exercício mental.  Tente responder o mais rápido possível, às três questões a seguir:

  • O que pode ser feito ou já ocorreu antes do contato com meu interlocutor e que pode tornar o NÃO mais fácil de ser aceito por ele e/ou ajudar na obtenção de um SIM;
  • Qual foi o NÃO ouvido por mim, que aceitei com mais facilidade, que me causou menos trauma, que não prejudicou meu relacionamento com a outra parte (até me aproximou mais dela);
  • Qual foi o SIM mais importante que consegui, que métodos/cuidados usei? Como e por que ele foi conseguido?
Aprender a dizer não

Ao examinarmos o SIM e o NÃO é fundamental que comecemos pelas causas, pelo que aconteceu anteriormente ao contato entre as partes.

Evidentemente que a forma e o momento da comunicação também são importantes, mas não há como abordar este assunto se não se analisar do que pode estar por trás do SIM e o NÃO.

Facilitando a obtenção do SIM

O que poderia então facilitar a obtenção do SIM, ou se desconsiderado, levar ao NÃO.

O momento

  • Momentos de alegria, quando o interlocutor está de bom humor, por exemplo.

Flexibilidade/empatia

  • Se a outra parte reconhecer a capacidade de você colocar no lugar dela.

Confiança

  • Se você cumpre o que promete, diz o que pensa, divide informações, convive com diferenças individuais.

Histórico

  • Se nas interações anteriores foi tudo tranqüilo e não conflituosas.

Se você é uma pessoa orientada para soluções e não para problemas, tem uma postura facilitadora.

8 formas para aprender a dizer NÃO

Vistas algumas das causas/comportamentos que podem facilitar a obtenção do SIM, vamos às formas de dizer NÃO.

  • Evitar o uso da palavra NÃO, pois isto causa a chamada “compulsão” do SIM. “Que tal amanhã às 10 horas”, seria uma alternativa a ser utilizada;
  • Justificar primeiro sua decisão depois negar (a pessoa precisa entender primeiro o “porquê”;
  • Não dizer nada; a omissão, é muito pior do que dizer NÃO;
  • O silêncio é uma forma polida de dizer “NÃO”;
  • Ouvir a outra parte, toda sua argumentação, e se for o caso, dizer NÃO;
  • Evitar dizer NÃO com o corpo se você ainda não estiver pronto para assumir o NÃO. Cruzar os braços por exemplo;
  • Dizer não sem se desculpar, mostrar convicção;
  • Ao dizer NÃO lembrar à outra pessoa que sua postura não é eterna (se isto for realmente verdade); o NÃO hoje pode ser o SIM amanhã?

Dizer NÃO cria certeza nas relações, seu interlocutor pode não gostar, mas respeitará você por que o NÃO (tal como o SIM) é parte da vida.

Como chegar ao SIM

  • Só propor algo depois de caracterizar bem necessidades e expectativas da outra parte. A ideia do sob medida facilita o SIM;
  • Citar os fatos primeiro e as opiniões (fatos aproximam as pessoas e facilitam as concordâncias);
  • Habitue-se a gastas mais tempo ouvindo do que falando;
  • NÃO e a objeção podem ser sintomas de interesse; não desista ao primeiro NÃO.
Como chegar ao sim
  • Demonstre conhecimento técnico sobre o assunto; as pessoas dizem SIM a quem reconhecem competentes tecnicamente. (cuidado com o excesso de tecnicismo);
  • Separe o interesse (mais amplo) de sua posição (mais específica), haverá mais possibilidade de se obter o SIM;
  • Respeite a lógica da outra parte; algumas pessoas têm uma “lógica” matemática outras são mais intuitivas. Não há certo ou errado, mas se você não aceitar que o outro pense diferente, o SIM ficará mais distante;
  • SIM pode ser verbalizado ou mostrado pela linguagem corporal; quem joga poker sabe disso;
  • Inicie suas negociações/relacionamentos pelos pontos que você sabe ser coincidentes, isto facilitará o SIM nos itens discordantes;
  • Separe a pessoa do problema; você pode não gostar dela, mas não a trate como inimiga, mantenha seu foco na solução do problema.

Aprender a dizer NÃO aplicado à Gestão de Projetos

Aprender a dizer não também trará benefícios na forma como você gerencia o seu tempo.  Algumas para melhorar a administração de seu tempo, objetivo principal para aprendermos a dizer NÃO.

A primeira atividade do dia

A primeira atividade do dia deve ser aquela mais importante (do ponto de vista de resultados/conseqüências).

Executá-la no inicio é a garantia de que ela não será atropelada por coisas urgentes mas não tão importantes.

Hora de início e término definidas

Qualquer atividade deve ter hora para começar e terminar e todos envolvidos devem saber disso.

Folga para imprevistos

Não programe todo seu dia; deixe uma folga para os imprevistos (que podem ser mais importantes do que o planejado com antecedência.

Faça rápido e com qualidade

Cada vez mais o tempo funciona como diferencial competitivo; fazer mais rápido, atender mais rápido são atitudes valorizadas por clientes e fornecedores.

Mais importante do que ganhar tempo é usar bem o tempo que se ganha. Qualquer programa de mudança deve começar pela identificação do que vai ser feito quando se economizar tempo.