Aprender a dizer não é a base para quem quer crescer profissionalmente. O Sim e o Não são conceitos interligados e permanentes em nossa vida. Um depende do outro, um ajuda ou prejudicada o outro.
Ambos têm a ver com os temas negociação e administração do tempo.
Aprender a dizer NÃO
Para aprender a dizer não vamos iniciar com um simples exercício mental. Tente responder o mais rápido possível, às três questões a seguir:
- O que pode ser feito ou já ocorreu antes do contato com meu interlocutor e que pode tornar o NÃO mais fácil de ser aceito por ele e/ou ajudar na obtenção de um SIM;
- Qual foi o NÃO ouvido por mim, que aceitei com mais facilidade, que me causou menos trauma, que não prejudicou meu relacionamento com a outra parte (até me aproximou mais dela);
- Qual foi o SIM mais importante que consegui, que métodos/cuidados usei? Como e por que ele foi conseguido?
Ao examinarmos o SIM e o NÃO é fundamental que comecemos pelas causas, pelo que aconteceu anteriormente ao contato entre as partes.
Evidentemente que a forma e o momento da comunicação também são importantes, mas não há como abordar este assunto se não se analisar do que pode estar por trás do SIM e o NÃO.
Facilitando a obtenção do SIM
O que poderia então facilitar a obtenção do SIM, ou se desconsiderado, levar ao NÃO.
O momento
- Momentos de alegria, quando o interlocutor está de bom humor, por exemplo.
Flexibilidade/empatia
- Se a outra parte reconhecer a capacidade de você colocar no lugar dela.
Confiança
- Se você cumpre o que promete, diz o que pensa, divide informações, convive com diferenças individuais.
Histórico
- Se nas interações anteriores foi tudo tranqüilo e não conflituosas.
Se você é uma pessoa orientada para soluções e não para problemas, tem uma postura facilitadora.
8 formas para aprender a dizer NÃO
Vistas algumas das causas/comportamentos que podem facilitar a obtenção do SIM, vamos às formas de dizer NÃO.
- Evitar o uso da palavra NÃO, pois isto causa a chamada “compulsão” do SIM. “Que tal amanhã às 10 horas”, seria uma alternativa a ser utilizada;
- Justificar primeiro sua decisão depois negar (a pessoa precisa entender primeiro o “porquê”;
- Não dizer nada; a omissão, é muito pior do que dizer NÃO;
- O silêncio é uma forma polida de dizer “NÃO”;
- Ouvir a outra parte, toda sua argumentação, e se for o caso, dizer NÃO;
- Evitar dizer NÃO com o corpo se você ainda não estiver pronto para assumir o NÃO. Cruzar os braços por exemplo;
- Dizer não sem se desculpar, mostrar convicção;
- Ao dizer NÃO lembrar à outra pessoa que sua postura não é eterna (se isto for realmente verdade); o NÃO hoje pode ser o SIM amanhã?
Dizer NÃO cria certeza nas relações, seu interlocutor pode não gostar, mas respeitará você por que o NÃO (tal como o SIM) é parte da vida.
Como chegar ao SIM
- Só propor algo depois de caracterizar bem necessidades e expectativas da outra parte. A ideia do sob medida facilita o SIM;
- Citar os fatos primeiro e as opiniões (fatos aproximam as pessoas e facilitam as concordâncias);
- Habitue-se a gastas mais tempo ouvindo do que falando;
- NÃO e a objeção podem ser sintomas de interesse; não desista ao primeiro NÃO.
- Demonstre conhecimento técnico sobre o assunto; as pessoas dizem SIM a quem reconhecem competentes tecnicamente. (cuidado com o excesso de tecnicismo);
- Separe o interesse (mais amplo) de sua posição (mais específica), haverá mais possibilidade de se obter o SIM;
- Respeite a lógica da outra parte; algumas pessoas têm uma “lógica” matemática outras são mais intuitivas. Não há certo ou errado, mas se você não aceitar que o outro pense diferente, o SIM ficará mais distante;
- SIM pode ser verbalizado ou mostrado pela linguagem corporal; quem joga poker sabe disso;
- Inicie suas negociações/relacionamentos pelos pontos que você sabe ser coincidentes, isto facilitará o SIM nos itens discordantes;
- Separe a pessoa do problema; você pode não gostar dela, mas não a trate como inimiga, mantenha seu foco na solução do problema.
Aprender a dizer NÃO aplicado à Gestão de Projetos
Aprender a dizer não também trará benefícios na forma como você gerencia o seu tempo. Algumas para melhorar a administração de seu tempo, objetivo principal para aprendermos a dizer NÃO.
A primeira atividade do dia
A primeira atividade do dia deve ser aquela mais importante (do ponto de vista de resultados/conseqüências).
Executá-la no inicio é a garantia de que ela não será atropelada por coisas urgentes mas não tão importantes.
Hora de início e término definidas
Qualquer atividade deve ter hora para começar e terminar e todos envolvidos devem saber disso.
Folga para imprevistos
Não programe todo seu dia; deixe uma folga para os imprevistos (que podem ser mais importantes do que o planejado com antecedência.
Faça rápido e com qualidade
Cada vez mais o tempo funciona como diferencial competitivo; fazer mais rápido, atender mais rápido são atitudes valorizadas por clientes e fornecedores.
Mais importante do que ganhar tempo é usar bem o tempo que se ganha. Qualquer programa de mudança deve começar pela identificação do que vai ser feito quando se economizar tempo.